Tenho 21 anos e tenho fibromialgia. É possível na infância ter TDAH e mesmo assim ter as melhores n

2 respostas
Tenho 21 anos e tenho fibromialgia.
É possível na infância ter TDAH e mesmo assim ter as melhores notas?
Desde a minha infância até hoje eu gosto muito de aprender. Guardava e guardo essas coisas muito bem na memória, e era sempre chamada de melhor aluna da escola, entretanto, para as outras coisas eu não conseguia lembrar direito e até hoje não consigo.
(Nome das pessoas, onde deixo objetos, me perco e tenho dificuldade em me localizar até mesmo próxima de casa, fico achando q tomei o caminho errado pq não reconheço o local. Me perco no meio de conversas, esqueço o que eu ia dizer e até mesmo oq eu já disse.)
Queria saber se isso poderia ser sintoma de algum transtorno ?
Apesar de que os sintomas que cita são bem comuns no TDAH, não é possível, à distância, sem conhecer pessoalmente seu caso, diagnosticar se é esta a causa ou são outras. Quanto a ter boas notas, vai depender de uma série de fatores, como a inteligência da pessoa e a gravidade do TDAH. Conheci casos mais leves de TDAH e muito inteligentes que tiveram grande progresso na carreira e nem se tratavam. Mas, de modo geral, as notas tendem a piorar, à medida que o aprendizado seja de assuntos mais complexos e difíceis, portanto é comum ter boas notas no começo da escola e ir piorando, depois. E, quando o diagnóstico é correto e o tratamento é feito, em geral o efeito é rápido e melhora muito os sintomas e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas portadoras.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é possível ter TDAH e ainda obter boas notas. O TDAH pode afetar a memória e a atenção de maneira desigual. Enquanto você pode se destacar em áreas que lhe interessam, como aprender e guardar informações, pode enfrentar dificuldades em outras áreas, como lembrar nomes, localizar objetos ou se orientar. Esses sintomas podem ser característicos de TDAH ou de outros transtornos relacionados. É importante conversar com um profissional de saúde mental para uma avaliação detalhada e entender melhor o que está acontecendo.

Especialistas

Virgínia Vargas

Virgínia Vargas

Generalista

Maringá

José Maria da Silveira Neto

José Maria da Silveira Neto

Generalista, Psiquiatra

Porto Velho

Bruna da Silva Moreira

Bruna da Silva Moreira

Generalista

Rio do Campo

João Felipe Scheidt

João Felipe Scheidt

Médico clínico geral

São Paulo

Agendar uma visita
Lidiane Duarte

Lidiane Duarte

Psicólogo

São José dos Campos

Eduardo Fernando de Oliveira

Eduardo Fernando de Oliveira

Generalista

São Miguel Dos Campos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 33 perguntas sobre Transtornos de déficit de atenção e do comportamento disruptivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.