Tenho 20 anos, e ultimamente tenho sintomas no ouvido esquerdo nos quais não encontro compatibilidad

1 respostas
Tenho 20 anos, e ultimamente tenho sintomas no ouvido esquerdo nos quais não encontro compatibilidade com nenhum problema conhecido nos motores de pesquisa da Internet. Cerca de dois anos atrás, por descuido prendi um fragmento de papel toalha no ouvido esquerdo. No reflexo do desespero, sem pensar introduzi o dedo no ouvido pra puxar, ao invés de procurar uma pinça, visto que o papel ainda estava bem proximo da superfície. Erro que acabou empurrando o papel para o interior do ouvido. Semanas depois, realizei uma lavagem em um otorrino que estava com pressa, e se negou fazer mais que uma vez no ouvido esquerdo. Foi tão rápido que não me lembrei de observar se tinha pedaços do papel na água após a lavagem. Porém o ouvido ficou bom. Semanas depois meu ouvido esquerdo nunca mais foi o mesmo. Até hoje, dois anos depois, apresento a sensação do ouvido esquerdo ter uma audição menor. Além de que, sempre que bocejo com força significativa. Literalmente o ouvido esquerdo faz um "assovio". Fazendo barulho apito produzindo por ar e trazendo a sensação de algum corpo estranho coberto de cera ou apenas uma bola de cera que diminui a passagem do canal a ponto de criar um assovio. Porém, nunca realizei outra lavagem. E já retornei no otorrino e o mesmo afirma que não tem nada ali. Olhando rapidamente. E eu ainda criei uma mania paranoica de bocejar tentando "empurrar" o suposto objeto pra fora. O que as vezes ocasiona em um fechamento total do ouvido, temporariamente. Minutos depois ele se abre assoviando. Afinal, isso é algum tecido natural daquela região do canal ouvido que tampa a audição por segundos, e estou empurrando de forma irresponsável? Ou pode ser um corpo estranho que está lá misturado com cera? E sobre o otorrino não ver nada, é porque não existe mesmo nada de errado lá? ou o equipamento com luz que vocês utilizam para observações só pode ver até determinada distância do canal do ouvido? Eu realmente fico preocupado, porque tenho manias e paranóias. Então realmente não sei se estou forçando um ouvido saudável ou mesmo possuo um problema ali. Pra complementar finalizo dizendo que a única coisa que pesquisei que teve uma mínima semelhança com meus sintomas, é otite seroso. Pois é comum eu sentir sons que lembram algo molhado, quando ocorre o assovio ou sons do deslocamento ao bocejar forte.
Seria indicado os seguintes exames solicitados ou feitos pelo seu otorrino: Audiometria e impedanciometria para um melhor diagnóstico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Guilherme Gomes Alves

Guilherme Gomes Alves

Otorrino

Presidente Prudente

Wilker Lira

Wilker Lira

Otorrino

São Paulo

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Michel Ponte de Albuquerque

Michel Ponte de Albuquerque

Otorrino

Sobral

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 136 perguntas sobre Inflamação do ouvido médio
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.