Tenho 20 anos e sofro de TAG a uns 4. Voltei para o tratamento com psiquiatra e psicologo uns 2 meses.

5 respostas
Tenho 20 anos e sofro de TAG a uns 4. Voltei para o tratamento com psiquiatra e psicologo uns 2 meses. Minhas crises diminuíram e a ansiedade também. Porem tenho medo de enlouquecer ficar esquizofrenico. Nao sei onde surgiu isso. Nunca tive sintomas de tal. Isso pode acontecer ou e ''so'' ansiedade?
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um estado persistende de ansiedade em niveis elevados envolvendo preocupação excessiva e invasiva causando sofrimento mental e físico. Continue o tratamento que você esta fazendo e fale aos profissionais o que esta acontecendo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Essa sua preocupação está ligada ainda ao sofrimento causado pela ansiedade.

Recomendo conversar com o seu Psicoterapeuta e Psiquiatra, que podem esclarecer as suas dúvidas.

É fundamental estabelecer um elo de confiança com eles para a evolução do seu quadro e melhora, caso não exista deve mudar de profissionais.

Abraços
A esquizofrenia é um transtorno caracterizado por fortes sintomas, como por exemplo, fala e pensamentos deslocados, algumas vezes levando a delírios ou crenças estranhas (p. ex., que mensagens estão sendo recebidas do espaço) e alucinações (ouvir vozes falarem dentro da própria cabeça). A esquizofrenia também, em grande parte, tem base genética, ocorrendo fortemente em famílias. Justamente porque ocorre em famílias, apenas uma certa proporção de pessoas tende a tornar-se esquizofrênica. Geralmente se inicia de forma gradual e não de repente (como em um ataque de pânico). Pessoas esquizofrênicas exibem alguns dos sintomas leves por grande parte de suas vidas (p. ex. pensamentos estranhos e fala florida). Se essas características não tiverem sido percebidas em sua personalidade, a maior probabilidade é de você não se tornar esquizofrênico.
Como você falou, retornou ao tratamento há dois meses, sendo medicamentoso e psicoterápico. Acredito muito nessa junção e no tempo de tratamento. Então gostaria de pedir a você que avaliasse seus pensamentos. Será que este pensamento é funcional ou disfuncional? Pensamento funcionai nos ajuda a mudar nossos sentimentos e comportamentos, fazendo assim termos hábitos que favorecem nosso tratamento e pensamento disfuncional nos paralisa, nos deixando sem ação. Sugiro que tente utilizar esta dica e na sua próxima sessão de psicoterapia converse com o profissional que esta te acompanhando para melhor poder te ajudar, uma vez que ele conhece bem o seu caso. Certo? Obrigada pela confiança!
Compreendo sua angústia frente às ultimas ocorrências, mas sugiro, como os outros colegas disseram acima, que fale sobre isso com seu psicólogo. Certamente,após o esclarecimento, você se sentirá melhor. Tenha calma, você já se encontra medicado e está em terapia e lidar com nossas emoções e reorganizar as coisas, demanda tempo, e cada um tem o seu. Portanto não tenha pressa, respeite seu tempo.
Abraços

Especialistas

Ana Paula Cantarani

Ana Paula Cantarani

Psicanalista

Ribeirão Preto

Teca Leite

Teca Leite

Psicanalista

Salvador

Geovana Souza Lima

Geovana Souza Lima

Psicólogo

São Paulo

João Soares

João Soares

Psicanalista

São Paulo

Tatiana Nicz

Tatiana Nicz

Psicólogo

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 299 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.