Tenho 20 anos, e normalmente me esqueço de coisas simples, como aonde coloquei chaves do carro, celu

25 respostas
Tenho 20 anos, e normalmente me esqueço de coisas simples, como aonde coloquei chaves do carro, celular, carteira, mesmo sendo que acabei de deixalos no local, situaçoes que ocorrem diariamente. Tenho problema em lembrar momentos que vivenciei; lembro apenas de algumas coisas. Queria saber se devo me preocupar, ou pode ser so ansiedade e estresse.
Então, fica difícil responder sua questão sem uma avaliação mais aprofundada. Você menciona ansiedade e estresse; são fatores emocionais que podem contribuir para esquecimentos. Sugiro que identifique o que no seu cotidiano contribui para que tenha esses picos de ansiedade e estresse. Procure um psicólogo e inicie uma terapia para cuidar dessa questão e de outras que poderão surgir. Juntos, com o andamento da terapia, voces poderão ver a necessidade de um encaminhamento para um profissional que possa averiguar melhor o déficit de memória. A principio, um Neurologista. Depois uma Avaliação Psicológica com enfoque Neuropsicológico onde todas as suas funções cognitivas poderão ser avaliadas: Linguagem (oral e escrita), Memória (de curto e longo prazo), Atenção, Funções executivas, Inteligência, Flexibilidade Cognitiva e Inibição, Humor, Comportamento e Personalidade. Cuide-se, comece pela terapia. Um abraço.

Olá! É importante salientar que há vários fatores ligados ao esquecimento, como privação de sono, dificuldade de atenção e má alimentação. Se esses esquecimentos estão comprometendo algum aspecto da sua vida, é interessante a procura por ajuda especializada para avaliação e possível intervenção.
Olá! Certamente, está atrapalhando bastante seu dia-a-dia. As causas de lapsos de memória podem ser variadas. É difícil saber ao certo o que faz isso acontecer com você. Mas, como aponta situações de estresse e ansiedade, eu diria que é importante cuidar disso. Junto com um psicólogo, você poderá compreender melhor o que tem acontecido e, consequentemente, irá lidar de modo mais saudável com isso. Abraços!
É uma falta de atenção, e por trás disso podem estar diversos fatores que só uma consulta com um profissional poderá te ajudar. A ansiedade e estresse são termos muito genéricos... Procure um psicólogo! Abraços
Olá! O ideal seria procurar um psicólogo para uma avaliação, o que podemos pensar é que você não esta presente nas atividades que esta praticando.
Olá, a preocupação deve ser em ter uma qualidade de vida melhor, sem sofrimentos. É preciso investigar melhor para ter um diagnóstico. Procure uma psicóloga e ela saberá te orientar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Estresse e ansiedade realmente são fatores que contribuem para esquecermos pequenas coisas do dia-a-dia. No entanto, pode ser que existam questões mais profundas que não conseguimos avaliar tão rapidamente. De toda forma, o estresse e a ansiedade, por si só já são sinais de algo ao que se deva ficar atento, sendo assim, se começarem a atrapalhar sua vida, é recomendável iniciar uma terapia para lidar melhor com questões que estejam gerando estresse e ansiedade.
Um grande abraço!
Pode ser inclusive uma questão nutricional. Esta seria minha primeira sugestão, fazer um check up nutricional. A segunda é explorar algumas questões na terapia que podem influenciar este “desligar”. O sinais corpo-mente estão completamente relacionados. O importante é experienciar um equilíbrio. Lembrar de muitas coisas podem te trazer sofrimento, mas ter esquecimentos frequentes também podem te trazer alguns problemas. Indicação: Terapia EMDR. Um abraço!
Somente acrescentando que, essa memória da qual vc relata, e a nossa memória operacional, aquela que usamos no dia a dia, que nos permite manipular informações temporárias e realizar tarefas cognitivas complexas como a compreensão da linguagem, a leitura, a aprendizagem ou o raciocínio. Portanto, quando estamos muito acelerados, agitados e ansiosos, ela é a primeira a ser afetada. Tente administrar sua ansiedade e veja se há uma melhora nos sintomas. Caso contrário, sugira que busque ajuda.
Olá!
Para dar uma resposta mais precisa é necessário ter maiores informações a respeito.Pois diante do que você relata pode ser estresse e ansiedade. É importante fazer um encontro pra ter um diagnóstico mais completo e se deve procurar outro profissional ou com a psicoterapia resolve.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 160
Boa noite , acho importante que vc. procure um diagnóstico mais preciso o que requer mais especialistas , como um bom neurologista , um
Neuropsicólogo, além de um psicólogo e um Psiquatra , etc , a abordagem é multidisciplinar , mesmo que vc só mencione o estresse como um elemento que potencialize dificuldades de solidificar memorias! Seria importante un diagnóstico mais aprofundado
Concordo com meus colegas quanto a buscar um profissional e fazer uma avaliação específica sobre isso em conversa particular.
A psique busca formas de comunicar que algo em nós precisa de atenção. Se esses lapsos estão te preocupando ou incomodando, talvez seja interessante buscar uma psicoterapia que te ajude a entender o qual o sentido disso, se tem um fundamento psíquico, e algum médico que possa investigar se há fundamento orgânico.
Olá.
Não minimize ou naturalize sintomas como ansiedade e estresse, pois são justamente tais sintomas que nos sinalizam algo, que nos convocam a um cuidado ou a uma investigação. Logo, esses sintomas merecem sim sua preocupação e cuidado.
Eles podem estar por trás desse esquecimento que acaba prejudicando a sua vida cotidiana. Podem estar por trás de tantas outras situações que você ainda nem se deu conta.
Tanto o esquecimento quanto o provável quadro de ansiedade e estresse merecem sua atenção, sim. Você pode até descobrir no processo que os dois fatores não estão interligados, mas sabendo disso você pode procurar resolvê-los da melhor maneira.
Procure um profissional que lhe inspire confiança e não se acomode como incômodo.

Boa noite. Procure um clínico para fazer uma avaliação e alguns exames para descartar problemas orgânicos e depois busque a ajuda de um psicólogo. Abçs!
Olá!

A nossa memória tem uma capacidade limitada para armazenar informações, então, é normal que não consigamos lembrar de tudo que ocorre no dia a dia. Isso também acontece com as lembranças dos momentos que vivemos.

Hoje em dia, a maioria das pessoas tem uma vida muito corrida, cheia de compromissos e tarefas para fazer, por isso, sua hipótese de ser apenas estresse ou ansiedade são válidas.

Entretanto, se isso está acontecendo com muita frequência e você acredita que os esquecimentos estão além do que é considerado "normal" pela maioria das pessoas, você pode buscar um psicólogo para que ele faça uma avaliação psicológica em você.

Essa avaliação vai ter o objetivo de avaliar e medir de forma científica se o seu nível de atenção está realmente fora do comum ou não. Caso não esteja fora da média, o psicólogo pode te recomendar que inicie uma psicoterapia para tentar identificar quais outros fatores estão causando tanta falta de atenção, e, na psicoterapia, você também vai aprender formas de lidar com a falta de atenção.

Espero ter ajudado!
Se isso está te incomodando, é interessante buscar ajuda profissional. Pode ser estresse sim e ansiedade, até por esse momento turbulento que estamos vivendo. É importante prestar atenção nos seus hábitos diários, como sono, alimentação, exercícios físicos, momentos de angústia e cansaço em geral, principalmente o emocional. Com acompanhamento psicológico poderá pontuar melhor e se for o caso ser encaminhada para um neurologista. Também pode buscar na sua cidade Psicologo com trabalhe com Neurometria Funcional que faz uma avaliação e reabilitação do SNA. Grande abraço.
Olá! A ansiedade quando muito aguda faz a pessoa se desconectar da realidade, dificultando que a pessoa consiga ver as coisas no momento presente com atenção plena. Se isso está lhe prejudicando em sua vida, eu sugiro que faça terapia associado com medicamentos e meditação, caso a raiz deste esquecimento seja a ansiedade.
Descartando as hipóteses físicas no qual um médico poderá avaliar você pode sim estar passando por stress. E um bom processo de psicoterapia poderá investigar a causa e trabalhar as suas emoções e comportamentos para dar conta da pressão do dia a dia sem prejuízos emocionais.
Olá, Estresse e ansiedade realmente são fatores que contribuem para esquecermos pequenas coisas do dia-a-dia, a preocupação deve ser em ter uma qualidade de vida melhor, sem sofrimentos. É preciso investigar melhor para ter um diagnóstico. Procure uma psicóloga e ela saberá te orientar. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá,
Acredito que estas falhas acabem atrapalhando seu dia a dia. Importante observar quando começou e se identifica a indicação de estresse e ansiedade desde então. Mas concordo que seja importante descartar questões orgânicas com médico, lidar com fatores estressores e caso necessário, buscar atendimento psicoterápico.
Olá. Penso que se está trazendo sofrimento e ou prejuízo para o seu dia a dia, então é importante passar por uma avaliação psicológica e se necessário psicoterapia. Dúvidas adicionais estou à disposição. Um forte abraço
Olá! Que importante você perceber o que está lhe ocorrendo e teve interesse em buscar ajuda. Você escreveu que pode ser ansiedade e estresse, talvez seja possível começar a entender de onde esses dois fatores tem vindo. A partir do tratamento psicoterapêutico, é possível compreender como esses aspectos podem estar influenciando no seu esquecimento. Também, através das narrativas que trouxeres nos atendimentos, poderás encontrar-se com as lacunas na sua vida, descritas por ti. Dessa forma, é possível produzir sentidos para as tuas vivências, o que te permite se conhecer e saber lidar com as questões que lhe ocorrem. Se tiver dúvidas, fico á disposição!
Penso que você não precisa se preocupar, mas investigue para entender melhor o que está acontecendo. Minha orientação é fazer consulta com neuropsicólogo. Abraço.
Olá! É compreensível que você esteja preocupado com esses esquecimentos frequentes e a dificuldade em lembrar de momentos recentes. Embora o estresse e a ansiedade possam contribuir para lapsos de memória e dificuldade de concentração, a frequência e a intensidade dos seus sintomas sugerem que pode ser importante investigar outras causas.

A perda de memória recente e a dificuldade em se lembrar de onde colocou objetos que acabou de usar podem ser sinais de alerta para diversas condições...
Além disso, algumas dicas que podem ajudar:

Mantenha uma rotina saudável: Durma bem, alimente-se de forma equilibrada, pratique exercícios físicos e reserve tempo para atividades prazerosas.
Organize seu ambiente: Crie um local específico para guardar seus objetos importantes, como chaves, celular e carteira, e mantenha sua casa e seu local de trabalho organizados.
Utilize agendas e lembretes: Anote seus compromissos, tarefas e informações importantes para evitar esquecimentos.
Pratique técnicas de relaxamento: A meditação, a respiração profunda e o yoga podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorando a concentração e a memória.
Lembre-se que buscar ajuda profissional é fundamental para identificar a causa dos seus sintomas e receber o tratamento adequado. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180