Tenho 20 anos, descobri colite ulcerosa ah 2 anos. Tenho varias recaidas, estou sofrendo com excesso

3 respostas
Tenho 20 anos, descobri colite ulcerosa ah 2 anos. Tenho varias recaidas, estou sofrendo com excesso de gases intestinais! Estou tomando mesalasina 800mg 6 capsulas por dia. Sera que se eu fizesse uma cirurgia eu teria uma vida normal?
Eu preciso de um remedio para excesso gases. por favor
Olá. A colite ulcerosa ou retocolite ulcerativa (RCU) normalmente apresenta boa resposta à medicação mesalazina. Você já está em uso de uma dose otimizada (4800mg/dia), contudo ainda apresenta recaídas. Neste caso, outras medicações deverão ser consideradas, como os imunossupressores (Azatioprina, por exemplo) ou até mesmo terapia biológica (para RCU Infliximabe ou Adalimumabe, principalmente). A cirurgia é indicada em último caso, quando todas as opções de tratamento clínico foram esgotadas e/ou em casos de complicações (Megacólon tóxico perfurado, câncer associado etc), que não me parece o seu caso. Em relação ao excesso de gases, você pode estar com intolerância alimentar associada (intolerância à lactose, por exemplo), supercrescimento bacteriano de intestino delgado, dentro outros, ou até mesmo devido à atividade da doença mal controlada. Sugiro que você procure um Gastroenterologista com experiência em doença Inflamatória Intestinal para maiores esclarecimentos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A sua dose de mesalazina está em dobro do que precisa ser tomado por dia. Hoje existe vários tratamentos eficientes. Raramente estamos operando RCUI, somente em casos de sangramentos intensos e não controle dos sintomas.
Quanto aos gases, precisa ser feito um controle dos microbiotas do seu intestino e rever sua dieta.
Marque uma consulta com especialista
A Retocolite ulcerativa é uma doença crônica ainda sem cura porém tem tratamento. Você poderá ter uma vida normal desde que faça um tratamento correto. Existem várias formas de tratamento com diferentes medicamentos. É possível você iniciar o tratamento c um medicamento e posteriormente ter que trocar. Se você está tendo recaídas sugiro que realize uma nova colonoscopia e que faça seu acompanhamento com um gastroenterologista que tenha experiência em tratamento de doença Inflamatória intestinal.

Especialistas

Lucas Zaiden Cardoso de Lima

Lucas Zaiden Cardoso de Lima

Coloproctologista

Goiânia

Edmar Silva de Araújo Júnior

Edmar Silva de Araújo Júnior

Gastroenterologista

Uberlândia

Gilvana Machado

Gilvana Machado

Coloproctologista

São Paulo

Gabriel Batista Varela

Gabriel Batista Varela

Coloproctologista, Cirurgião geral

Bento Gonçalves

Renan Ribeiro da Silva

Renan Ribeiro da Silva

Gastroenterologista

São Paulo

Thaís Carminati Scarton Ramos

Thaís Carminati Scarton Ramos

Gastroenterologista, Médico clínico geral

Linhares

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Colite Ulcerosa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.