Tenho 2 pedra na vesícula 0,8 milimetro não sinto dor, sou obrigada operar?

3 respostas
Tenho 2 pedra na vesícula 0,8 milimetro não sinto dor, sou obrigada operar?
Olá.
A presença de pedra (ou cálculos) na vesícula na ausência de sintomas se chama colelitíase assintomática. Na maioria das vezes, não é necessária cirurgia para esses casos; é importante, porém, realizar uma consulta com cirurgião para avaliar o caso detalhadamente, decidir a melhor opção de tratamento e dar orientações específicas à situação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A descoberta de cálculos na vesícula sem sintomas associados não necessariamente é indicação de cirurgia. Alguns fatores devem ser levados em consideração, como idade do paciente, doenças associadas, tamanho dos cálculos, entre outros. O melhor é se consultar com um cirurgião com experiência para receber as devidas orientações de tratamento. Fico à sua disposição!
A descoberta de Cálculos na vesícula biliar sem presença de sintomas é chamada de colelitíase assintomática. Esta condição não tem obrigatoriedade de cirurgia, mas requer avaliação médica a respeito de tamanho de cálculos, espessamento da parede da vesícula abdominal, faixa etária, antecedentes de doenças, comorbidades associadas e estado de saúde atual. Os dilemas sobre a indicação de cirurgia ocorrem pela possibilidade de complicações e evolução de sintomas não completamente definidos pela literatura médica. Outros estudos acreditam que a indicação de cirurgia teria mais riscos em casos assintomáticos mesmo com a justificativa de prevenir complicações.Atualmente a literatura internacional estima entre 10 a 20% de cálculos na vesícula até idade de 50 anos e estimativa de até 40% de cálculos na vesícula em faixa etária de 70 anos em países ocidentais. A recomendação é buscar seguimento médico, tratamento do fígado e adoção de dieta saudável.

Especialistas

Fabiane Gregório Batistela

Fabiane Gregório Batistela

Cirurgião geral

São Paulo

Mario Gabriel de Oliveira Campos

Mario Gabriel de Oliveira Campos

Gastroenterologista, Coloproctologista

Campinas

Giovanna Areco

Giovanna Areco

Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Rafael Cypriani

Rafael Cypriani

Cirurgião do aparelho digestivo

Piracicaba

Joice Mara Santos Moura

Joice Mara Santos Moura

Cirurgião geral

Sete Lagoas

Christopher Näher

Christopher Näher

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1575 perguntas sobre Cálculos na vesícula biliar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.