Tenho 2 filhos de 8 e 9 anos que tem TDAH e tomam Ritalina 10mg pela manhã,dou de segunda a sexta qu

4 respostas
Tenho 2 filhos de 8 e 9 anos que tem TDAH e tomam Ritalina 10mg pela manhã,dou de segunda a sexta quando eles tem escola,sábado e domingo não dou!será que estou fazendo errado e deveria dar todos os dias?
É possível administrar a Ritalina* (metilfenidato) continuamente ou com intervalos (por exemplo, durante as férias). Há justificativas para ambos os esquemas. Siga o que seu médico tiver orientado.

Sim, eles não precisam tomar necessariamente nos finais de semana. Dependendo do perfil de suas crianças, eles podem ou não ter demanda de tomar sábado e domingo. Oriento que pergunte pro médico assistente deles. Mas o método de tomar de segunda a sexta é bastante comum na prática.
Olá, o uso de ritalina pode ser feito "conforme demanda". Ou seja, reservado para períodos onde ele vai precisar aumentar a atenção. Porém, em alguns casos o aumento da atenção não é o único efeito desejado da ritalina. Por vezes ele pode ser prescrito para controle de sintomas de hiperatividade e até de transtornos opositores.

Converse com o seu médico a respeito.
A administração de medicamentos para Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), como a Ritalina (metilfenidato), pode variar dependendo das necessidades individuais de cada criança e das recomendações do médico que acompanha o caso. A prática de dar a medicação apenas nos dias de escola é conhecida como "férias de medicação" nos fins de semana. Esta abordagem pode ter vantagens e desvantagens:

Vantagens de "Férias de Medicação":

Redução de Efeitos Colaterais: Ao não administrar a medicação nos fins de semana, você pode reduzir os efeitos colaterais potenciais, como perda de apetite ou dificuldades para dormir.

Avaliação do Comportamento Natural: Isso pode permitir que você observe o comportamento natural das crianças sem a influência da medicação.

Desvantagens de "Férias de Medicação":

Consistência de Tratamento: Alguns especialistas acreditam que manter uma dosagem consistente todos os dias pode ajudar a proporcionar uma gestão mais estável dos sintomas de TDAH, mesmo fora do ambiente escolar.

Impacto no Fim de Semana: As crianças podem ainda precisar de ajuda para gerenciar sintomas de TDAH durante atividades de fim de semana ou em situações sociais.

Recomendações:

Consulta com o Médico: É essencial discutir o regime de medicação com o médico ou psiquiatra das crianças. Eles podem fornecer orientação específica com base nas necessidades individuais de seus filhos e ajudar a determinar o melhor plano de tratamento.

Observação e Ajustes: Monitore como seus filhos se comportam e se sentem nos dias em que não tomam a medicação e compartilhe essas observações com o médico. Isso pode ajudar a ajustar o tratamento conforme necessário.

Considerações Educacionais e Sociais: Considere também como a medicação (ou a falta dela) pode impactar as atividades extracurriculares ou interações sociais.

Cada criança é única, e o tratamento do TDAH deve ser adaptado para atender às suas necessidades específicas. Trabalhar em estreita colaboração com profissionais de saúde pode ajudar a encontrar o equilíbrio certo.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psiquiatra - R$ 500