TENHO 19 ANOS E TENHO SINDROME DO PÂNICO A 5 MESES E NÃO CONSIGO SAIR DE CASA DPS DISSO E TBM TENHO

30 respostas
TENHO 19 ANOS E TENHO SINDROME DO PÂNICO A 5 MESES E NÃO CONSIGO SAIR DE CASA DPS DISSO E TBM TENHO TOC, SERÁ Q CONSIGO VOLTAR A TER UMA VIDA NORMAL?
 Amanda Petinati
Psicólogo
Curitiba
Olá, sinto muito que esteja passando por isso. Consegue sim, é um transtorno que você pode tratar com acompanhamento de medicamentos e também psicoterapia. Sugiro você procurar um psiquiatra que poderá indicar medicamentos para você e também a busca por psicoterapia, os dois juntos funcionam muito e te levam a ter uma qualidade de vida ainda maior!
Por você ter dificuldade de sair de casa pode ser muito interessante fazer a psicoterapia online, principalmente nesse início.
Abraço! Caso tenha mais dúvidas me coloco a disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Imagino que devido ao sofrimento intenso que vc vem experienciando, fique dificil imaginar-se fora dessa situacao, mas SIM é possível retomar à uma vida plena e significativa! Tendo em vista seu relato, para isto será necessário uma intervencao multidisciplinar entre as áreas de psicologia e psiquiatria. Nao deixe de buscar ajuda profissional.
Dra. Marcella Motta
Psicólogo
Rio de Janeiro
Boa tarde, sinto muito que esteja passando por isso, mas a boa notícia é que sim, você pode voltar a ter uma vida normal e se sentir bem novamente.
Como sua ansiedade está muito intensa a ponto de não conseguir sair de casa, vale a pena você também buscar uma avaliação psiquiátrica. Os medicamentos podem auxilia-la com os sintomas extremamente fortes e desagradáveis da síndrome do pânico e TOC.
Também é muito importante você buscar acompanhamento psicoterapêutico para sair mais de pressa dessa situação paralisante.
A TCC (terapia cognitiva comportamental) é uma abordagem ótima para trabalhar enfrentamentos e manejar o TOC. Um abraço!
Dra. Andrea Cirillo Sidi
Psicólogo
São Paulo
Olá de fato esta situação por você vivenciado me parece bastante difícil enfrentar sozinho. Sim existe tratamento e cura para a síndrome de pânico e quanto ao TOC também existe tratamento para redução e controle dos sintomas.
Considero que é importante buscar ajuda com profissionais especializados conseguirá ter uma vida melhor.
 Silvaneide Andrade Diniz
Psicanalista, Psicólogo
Guarulhos
OLÁ, O QUE SERIA UMA VIDA NORMAL,SAIR DE CASA,TRABALHAR ... ACREDITO QUE COM UM BOM TRATAMENTO VOÇÊ CONSEGUE SIM.
BUSQUE UM PROFISSIONAL .
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da síndrome do pânico - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 João Paulo Vieira
Psicólogo, Psicanalista, Sexólogo
Fortaleza
Olá, sim é possível voce conseguir ter uma vida qualitativa e que consiga superar as questoes de sindrome do panico. Para isso voce precisa iniciar o processo de terapia, para saber quais são os esquemas de comportamento que reforçam esse modo traumático de vivencia que leva voce a ter crises de panico e ansiedade, so assim será possivel acessar o modus operandi do problema e começar a fazer alterações e mudanças em sua vida. Na parte do TOC, isso possivelmente pode ser por conta de uma série de rituais ja engessados e cristalizados que voce reforçou desenfreadamente, pensando de forma insconsciente que iria melhorar o seu quadro, no tratamento terapeutico tambem iremos buscar mudar isso aos poucos e assim melhorar sua situação. No mais, fico a disposição ! abraço!
 Bacellar Cazão
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Sim, consegue, sobretudo agora com psicoterapia por vídeo e consulta médica por vídeo também, além disso a farmácia entrega em casa. Depois você vai saindo aos poucos e voltando a vida.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Sim, mas é importante buscar ajuda, tanto de rede de apoio pessoal quanto profissional, nesse caso psicólogo e psiquiatra.
Como psicóloga cognitivo-comportamental, entendo o impacto que o transtorno do pânico e o transtorno obsessivo-compulsivo podem ter em sua vida. Com o tratamento adequado, é possível retornar a uma vida mais funcional. A terapia cognitivo-comportamental é eficaz no combate a esses distúrbios, desafiando os pensamentos negativos e confrontando gradualmente as situações de medo. O apoio médico também é importante. Com tempo, paciência e esforço pessoal, uma vida normal é possível. Procure ajuda profissional e apoio de entes queridos. Você não está sozinho e há esperança de uma vida mais saudável e feliz.
Bom dia,
Medicado e com fazer psicoterapia cognitivo-comportamental com especialista em transtornos de ansiedade, vai lhe ajudar a sair de casa e retomar suas atividades usuais.
Com apoio da Psicoterapia e tratamento medicamentoso por parte do Psiquiatra, é possível retornar a ter uma vida normal e alcançar a remissão de sintomas. A Terapia Cognitivo-Comportamental é muito eficaz nestes casos com técnicas e método de trabalho que visa identificar o que acontece com o corpo, com a mente e com as emoções em momentos de crises, elaborando um plano de ação para sabermos como lidar com estas questões no dia a dia entendendo todo o processo do TOC e do Pânico.
 Elaine De Moraes
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Sim, é possível ter uma vida normal novamente, se buscar ajuda profissional.
A Teoria Cognitivo Comportamental ajuda muito.
Olá, sim, é possível ter uma vida normal e saudável e superar esse momento de sofrimento. Procure um psiquiatra e inicie um acompanhamento psicoterapêutico com um profissional que se sinta bem. Fico a sua disposição. Melhoras.
 Lilian R. Ceolin
Psicanalista, Psicólogo
Americana
Olá, claro, você consegue sim! Seguindo o pilar de tratamento, sendo elas, tratamento psiquiátrico e psicoterapia, você voltará ter sua saúde mental, voltando sua vida ao normal.
Abraços!
 Marcela Assi
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Sim você conseguirá retornar a sua vida normal tratando com psiquiatra que irá acompanhar para a medicação e psicoterapia com psicólogo. Busque os tratamentos. Ambos você consegue atendimento online, já que neste momento não consegue sair de casa. Os atendimentos online são tão importantes quanto os presenciais.
Busque um tratamento psicológico e psiquiátrico, mesmo que no inicio tenha de fazer 100% online. Vai lhe ajudar e muito.
Sim, meu anjo você conseguirá ter uma vida funcional. Sugiro aqui para ajuda-lo que você leia vencendo o pânico, não vai se arrepender. Lembrando que isso não elimina a necessidade de terapia. Organize-se e marque, já. Um abraço.
 Tatiana Maceira
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá!
O tratamento não é imediato, contudo tem tratamento. Sugiro que comece o quanto antes com um psicólogo. O tratamento deverá ser semanal, aos poucos os sintomas iram diminuindo. Todas pessoas já passaram por momentos difíceis, você irá superar. Sugiro que seja transparente com o seu terapeuta e comece o quanto antes. Busque fazer exercício físico, uma boa alimentação, rede de apoio de amigos ou família, tudo isso aumentará a sua resiliência, mesmo sem vontade faça. Porque buscar novos sentidos e aumentar conexão com a vida maximiza a sua melhora. É MAIS FÁCIL SE ENTREGAR DO QUE LUTAR! FORÇA
Boa noite. Não sei se está fazendo acompanhamento psiquiátrico e psicoterápico, seria muito importante no sentido de ajuda-lá a tomar consciência de como funciona, afim de reaprender novas atitudes realistas e respeitosas através das quais possam retirar as pressões, com o objetivo de viver de forma mais saudável.
 Letícia de Paulo
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá, a terapia cognitivo comportamental é bem efetiva para transtornos de ansiedade. Nela, você aprende manejos cognitivos e comportamentais para lidar nos momentos de crise. Além disso, é importante averiguar a necessidade de medicação com um médico psiquiatra. Um abraço.
Claro que é possível! Com acompanhamento psicológico e psiquiátrico, com certeza encontrará melhoras na sua qualidade de vida!
Visite meu perfil para me conhecer melhor e ler os comentários dos meus pacientes.
Fico a disposição para marcarmos uma sessão.
Entendo o quão desafiadora tem sido essa jornada para você, mas quero enfatizar que é totalmente possível superar esses desafios e voltar a ter uma vida normal. Com o tratamento adequado e o apoio necessário, é possível alcançar uma melhora significativa na qualidade de vida.

Um tratamento multidisciplinar, envolvendo um Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental e um Psiquiatra, pode gerar excelentes resultados. A psicoterapia cognitivo-comportamental pode ajudar a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para o pânico e o TOC, enquanto a intervenção psiquiátrica pode ser importante para o controle dos sintomas através de medicação, quando indicado.

Se a ideia de sair de casa para buscar ajuda lhe causa ansiedade, saiba que a psicoterapia online é uma opção viável e eficaz. Você pode receber apoio terapêutico no conforto do seu lar, sem comprometer a qualidade do tratamento.

Fico feliz que você tenha decidido compartilhar sua situação aqui, pois quanto mais cedo buscar ajuda, maior será a eficácia e mais rapidamente você poderá começar a ver resultados positivos em sua vida. Encorajo você a agendar uma consulta para que possamos discutir suas preocupações em mais detalhes e iniciar um plano de tratamento que atenda às suas necessidades específicas.

Estou aqui para oferecer apoio e orientação ao longo desse processo. Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, não hesite em entrar em contato comigo.
Boa noite. Sinto muito que esteja passando por isso, imagino como não deva ser fácil. Sim, claro que pode, para isso é importante que procure o auxilio de um profissional psicólogo e/ou psicanalista para lhe auxiliar. O profissional psicólogo que trabalha com a abordagem psicanalítica, assim como o psicanalista lhe auxiliará a encontrar a raiz do seu problema, para que você possa conseguir compreender e assim lidar de uma forma diferente com esses momentos ansiosos, e com os pensamentos que vem junto. Tratar a raiz do problema é importante para que os sintomas não mudem apenas de "lugar", por exemplo, conseguir sair de casa, mas passar a não conseguir falar em público.
Espero ter sanado a sua dúvida, e caso tenha alguma outra, fique a vontade para entrar em contato.
 Iago Cotta Couto
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá, como vai? Sim, é perfeitamente possível. Existem várias formas de se lidar com transtornos psíquicos. Em alguns casos, quando o sofrimento é muito grande e traz muitos prejuízos para a pessoa é recomendado o tratamento psicológico aliado ao psiquiátrico. No trabalho psicológico é importante entendermos qual a origem e a função dos sintomas. Os sintomas são tentativas que o sistema psíquico encontra de cura, uma tentativa de lidar com questões internas da melhor forma possível, mas que trazem consigo o sofrimento. É justamente no sintoma que encontramos a possibilidade de cura, por isso a necessidade de entender o que causa o seu toc e ansiedade social e, também qual a sua função, o para que. O auxílio medicamentoso ajuda a reduzir o sintoma, a psicoterapia te proporciona a cura. Espero que tenha conseguido te auxiliar de alguma forma, não hesite em buscar ajuda profissional. Fico à sua disposição, um abraço.
Dr. Marcelo Paschoal Pizzut
Psicólogo, Psicanalista
São Sebastião Do Caí
Sim, é possível voltar a ter uma vida normal após lidar com transtorno de pânico e TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), embora possa requerer tempo, paciência e um tratamento adequado. Ambas as condições são desafios de saúde mental que podem ser efetivamente gerenciados com a combinação correta de terapia, medicamentos e suporte.

Aqui estão alguns passos que você pode considerar para ajudar na sua recuperação:

Terapia: Procurar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra é fundamental. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é particularmente eficaz para tratar tanto o transtorno de pânico quanto o TOC. Ela pode ajudá-lo a entender e mudar os padrões de pensamento que sustentam as crises de pânico e os comportamentos compulsivos.

Medicação: Em muitos casos, medicamentos podem ser recomendados para ajudar a controlar os sintomas. Antidepressivos, como os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), são comumente usados no tratamento do TOC e do transtorno de pânico. É importante que qualquer medicação seja prescrita e monitorada por um médico.

Técnicas de Relaxamento e Mindfulness: Práticas como meditação, respiração profunda e relaxamento muscular progressivo podem ajudar a reduzir a ansiedade geral e a gerenciar o estresse.

Exposição Gradual: Para o transtorno de pânico, especialmente quando há agorafobia (medo de situações onde fugir pode ser difícil), técnicas de exposição gradual sob orientação terapêutica podem ser muito úteis. Isso envolve lentamente se expor às situações que teme de uma maneira controlada e segura.

Suporte Social: Converse com familiares e amigos sobre o que você está passando. O apoio de pessoas que se importam com você pode ser muito valioso.

Educação e Conscientização: Entender seus transtornos pode ajudá-lo a sentir-se mais no controle. Conheça mais sobre o transtorno de pânico e o TOC através de recursos confiáveis ou grupos de apoio.

Estilo de Vida Saudável: Manter um estilo de vida saudável, incluindo exercícios físicos regulares, uma dieta balanceada, e um sono adequado, pode ter um impacto positivo significativo na sua saúde mental.

Lembre-se de que a recuperação não é linear e pode haver altos e baixos. No entanto, com tratamento adequado, muitas pessoas com transtorno de pânico e TOC conseguem retomar suas rotinas normais e desfrutar de uma qualidade de vida significativamente melhorada. Encorajo você a dar o primeiro passo e buscar ajuda profissional, se ainda não o fez, pois isso pode fazer uma grande diferença em sua jornada de recuperação.
 Cristina Chavez
Psicólogo, Psicanalista
Niterói
Boa tarde!
Todo e qualquer transtorno quando diagnosticado e iniciado o tratamento, tem como efeito a diminuição dos sintomas sim. Torna-se fundamental acreditar em sua melhora para que o processo ocorra e se sinta mais fortalecida para superar suas dificuldades.
A síndrome do pânico e o TOC podem ser extremamente desafiadores e limitantes, mas é importante saber que, com o devido suporte, você pode melhorar e reconquistar o controle sobre a sua vida. Muitas pessoas conseguem retomar a normalidade e superar esses transtornos com o acompanhamento adequado. A psicoterapia pode ser uma ferramenta essencial nesse processo, ajudando a entender as causas e os gatilhos desses sintomas, além de proporcionar estratégias para lidar com o pânico e as obsessões. O caminho pode ser gradual, mas com paciência e apoio, você pode desenvolver a confiança necessária para sair de casa e retomar atividades cotidianas, vivendo de forma mais equilibrada.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

Quero começar dizendo que sim, você consegue voltar a ter uma vida normal. O fato de estar buscando respostas e querendo entender o que está acontecendo com você já é um passo muito importante na direção certa. Tanto a síndrome do pânico quanto o TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) são condições que, embora desafiadoras, têm tratamentos eficazes que permitem recuperar a qualidade de vida.

A síndrome do pânico, que se manifesta por crises intensas de ansiedade acompanhadas de sintomas físicos (como palpitações, falta de ar, tontura e sensação de medo extremo), pode levar à evitação de lugares ou situações onde as crises ocorreram. Essa evitação, muitas vezes, se intensifica ao ponto de a pessoa não conseguir sair de casa, como você descreveu. Isso acontece porque o cérebro, mais especificamente a amígdala cerebral, responsável pelo processamento do medo, acaba "aprendendo" a reagir de forma exagerada a estímulos internos ou externos, criando um ciclo de ansiedade e isolamento.

No caso do TOC, os pensamentos obsessivos e os comportamentos compulsivos são tentativas inconscientes do cérebro de lidar com a ansiedade. Esses sintomas também envolvem áreas cerebrais como o córtex orbitofrontal e o núcleo caudado, que apresentam alterações no funcionamento em pessoas com TOC, contribuindo para a repetição de padrões de pensamento e comportamento difíceis de interromper.

A boa notícia é que a neurociência e a psicologia oferecem tratamentos eficazes. Abordagens como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) são amplamente recomendadas e podem ser muito úteis tanto para a síndrome do pânico quanto para o TOC. Na TCC, você aprende a identificar e modificar os pensamentos disfuncionais que alimentam os sintomas de ansiedade e pânico, além de desenvolver estratégias para retomar suas atividades gradualmente, sem que o medo te paralise. Técnicas de exposição gradual são particularmente eficazes para ajudá-lo a enfrentar situações que hoje parecem impossíveis, como sair de casa.

Além disso, práticas como o mindfulness, que têm respaldo da neurociência, ajudam a reequilibrar a atividade cerebral, diminuindo a reatividade da amígdala e fortalecendo o córtex pré-frontal, responsável pelo controle emocional e pela tomada de decisões conscientes. A combinação dessas técnicas com a psicoterapia cria um caminho concreto para que você retome sua vida de maneira mais equilibrada e sem o domínio dos sintomas.

Buscar acompanhamento com um psicólogo ou psiquiatra pode ser fundamental para acelerar esse processo, pois em alguns casos, o uso de medicação pode ajudar a reduzir a intensidade dos sintomas iniciais enquanto você trabalha as causas emocionais na terapia. Quero que saiba que você não está sozinho nessa, e com o tratamento adequado, é possível retomar suas atividades, seus sonhos e seu bem-estar. Se eu puder ajudar nesse processo, estarei à disposição para te acompanhar nessa jornada de recuperação. Você é mais forte que esses sintomas, e é possível superar isso.
 Ana Paula Vitari
Psicólogo
São Caetano do Sul
Sim,se vc fizer tratamento corretamente.Faça psicoterapia.
Estou disponibilizando breve consulta gratuitamente
Dr. Leonir Troscki
Psicólogo
Jaraguá Do Sul
Olá!

Entendo que lidar com a síndrome do pânico e o TOC pode ser extremamente desafiador, especialmente quando essas condições afetam sua capacidade de sair de casa e levar uma vida normal. A boa notícia é que com o tratamento adequado, é possível melhorar significativamente sua qualidade de vida. A psicoterapia cognitivo-comportamental é uma abordagem eficaz para ambos os transtornos. No caso da síndrome do pânico, trabalhamos para identificar e modificar pensamentos catastróficos e evitar o comportamento de evitação. Já no TOC, focamos em expor gradualmente a pessoa a situações que causam desconforto, ajudando a reduzir a compulsão de realizar rituais.

O tratamento pode incluir estratégias de relaxamento, técnicas de respiração e mindfulness para ajudar a controlar a ansiedade no momento em que ela surge. Com dedicação e o suporte certo, muitos indivíduos conseguem retomar suas atividades diárias e melhorar sua qualidade de vida.

É crucial buscar ajuda profissional para orientá-lo nesse processo. Estou disponível para oferecer o apoio necessário. Para mais informações ou para marcar uma consulta, visite meu perfil no Doctoralia: Leonir Troscki - Psicólogo ou acesse o site Humanamente Falando.

Fico à disposição, fique bem!
Com afeto, Leonir Troscki - CRP12/12755.

Especialistas

Daniela Cerqueira

Daniela Cerqueira

Psicólogo

Salvador

Gisele Rodrigues

Gisele Rodrigues

Psicólogo

Uberaba

Gustavo Medeiros

Gustavo Medeiros

Psicólogo

Mossoró

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 67 perguntas sobre Síndrome do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.