Tenho 19 anos e em algumas épocas eu não consigo dormir, só que agora está bem pior.Não durmo absolutamente

9 respostas
Tenho 19 anos e em algumas épocas eu não consigo dormir, só que agora está bem pior.Não durmo absolutamente nada, nem estudo. Eu tenho pensamentos totalmente aleatórios, conversando comigo mesmo. E quando está nessa época, vem ansiedade tremenda. Todo remédio pra dormir ou tomo ansiolítico ?
Olá. Em primeiro lugar é fundamental deixar claro que nenhum medicamento deve ser utilizado sem prescrição médica após consulta formal.

Voce reporta dificuldade para dormir que impacta na sua qualidade de vida e funcionalidade, isto é, insônia, além de sintomas ansiosos.

A Insônia não necessariamente está ligada à ansiedade e deve ser abordada individualmente.

Sugiro que voce procure um Médico Neurologista e Psiquiatra para abordagem de suas queixas. Após diagnostico correto, caso necessário, o médico ira iniciar farmacoterapia e te encaminhará para um Psicoterapeuta. A associação dos dois tratamentos é superior a cada um individualmente.

Abraços!

Olá, importante antes de tudo buscar ajuda médica para avaliar a possibilidade de ter um sintoma orgânico que influencia nessa insônia. Tomar remédio sem prescrição pode agravar os seus sintomas, além de outros efeitos colaterais. É necessário também buscar um psicólogo para juntos verificar os gatilhos que possivelmente aumente sua ansiedade e dificulte o sono. Em geral, na terapia é ensinado técnicas de relaxamento, a fim de reduzir os sintomas de ansiedade além de reestruturar os pensamentos que possam estar na origem dessa ansiedade. O principal é que caso use medicação, ela sozinha dificilmente irá melhorar sua qualidade de vida. A terapia torna-se necessária também. Abraços.
Para além do uso ou não da medicação, algumas perguntas se fazem necessárias nessa situação: o que se passa nesse momento da vida que até então não acontecia? Que pensamentos são esses que só aparecem durante a noite? O que neles dispara essa ansiedade? O horário anterior ao sono, quando estamos tentando relaxar para dormir, é especial pois é quando baixamos nossas defesas - se algo tão recorrente como pensamentos e sentimentos aparecem aí, é porque eles só conseguem ser ouvidos nesse momento de baixa vigília, estando barrados durante o dia. Aqui é onde o trabalho de um psicólogo poderia contribuir para que esses pensamentos sejam ditos, acolhidos e passem a se articular de outra forma que não a angústia e a insônia.
Olá, acredito que o mais indicado seria iniciar um processo de psicoterapia na tentativa de compreender a origem desse sintoma (a insonia geralmente não é o problema em si, e sim um sintoma de algo). Durante esse processo é possível ir conversando com o psicólogo a respeito do quanto esse sofrimento está influenciando a sua vida para que possam avaliar juntos a necessidade de consultar ou não um Psiquiatra nesse primeiro momento. Consultando o psiquiatra, ainda assim passaria por uma avaliação do mesmo da sua questão e do tratamento medicamentoso (ou não) mais indicado. Caso você escolha pelo caminho da medicação logo de cara, acredito que acabaria por 'silenciar' esse sintoma e perderia a oportunidade de trabalhar seus sentidos.
Olá ! Oriento que você não faça uso de nenhuma medicação sem orientação médica. Importante você investigar essa ausência de sono. Pare e avalie o momento ao qual está vivenciando, isso pode estar impactando. Procure realizar terapia e também ajuda médica.
Olá, é importante que você busque a orientação de um profissional antes de tomar qualquer remédio. O trabalho de um terapeuta cognitivo comportamental pode te ajudar, pois trabalha-se a partir do conteúdo dos pensamentos, buscando sua reestruturação. Às vezes acabamos não nos dando conta de que nossos pensamentos tem uma relação direta com o que sentimos e como nos comportamos. Além disso, na terapia são trabalhadas técnicas de relaxamento muscular progressivo que podem te ajudar bastante. Procure ajuda. Abraços.
Olá!
Sua queixa é bastante significativa de ser trabalhada. Entender o que se passa com você é legitimo.
Já considerou iniciar um acompanhamento psicoterápico?
A insonia envolve inúmeras questões, em vários ângulos podendo ser tratada pela neurologia, psiquiatria e também pela psicanalise/psicologia. O profissional da psicanalise irá se aprofundar em seus medos, desejos, angústias, fazendo que você mesmo descubra a raiz desse problema.
Desejo que possas decidir por você, por sua saúde e bem estar.
Abraços.
"Tome" psicoterapia! E leia com atenção os colegas acima! Procure um profissional que te escute com atenção e possa te ajudar a buscar um sentido à essas frases aleatórias!
É necessário entender quais as questões que podem está ocasionado a sua ansiedade e consequentemente a insônia. Indico primeiramente marcar um Psicólogo e dependendo da sua avaliação a indicação de um psiquiatra para uma intervenção medicamentosa.