Tenho 19 anos e desde pequena percebo que o meu aprendizado é lento. Apesar de estudar muito, as minhas

7 respostas
Tenho 19 anos e desde pequena percebo que o meu aprendizado é lento. Apesar de estudar muito, as minhas notas nunca foram boas, além disso tenho muita dificuldade de concentração. Não tenho hiperatividade mas minha memória é péssima. É déficit de atenção? Que profissionais poderiam me ajudar? Neuro?
Você deve passar em uma consulta com um psiquiatra que vai avalia-lo e eventualmente encaminhar para a realização de exames, incluindo uma bateria neuropsicológica se necessário.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Uma ferramenta importante para auxílio diagnóstico é a avaliação neuropsicológica, a qual tem como objetivo oferecer ao médico neurologista/psiquiatra dados sobre o seu funcionamento cognitivo e emocional.
O profissional que você deve procurar é o médico psiquiatra, sim. O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade pode ter pólos, ou ser misto. No seu caso, me parece que você tem o polo "déficit de atenção" proeminente, desde menor. Há tratamento e melhoramento substancial de seus sintomas. Procure o especialista.
Consulta psiquiátrica e avaliação neuropsicológica. Podem ser vários as alterações cognitivas, além da atenção. Até mesmo dificuldades emocionais, auto estima, etc podem causar dificuldades na aprendizagem. O Diagnóstico diferencial é o primeiro passo.
Te aconselho a procurar um neurologista para que o mesmo possa te avaliar, sendo necessário a intervenção de outros profissionais, o próprio neuro te encaminhará. Tudo vai depender do diagnóstico. Abraços!
Boa tarde! De forma bastante generalista, podemos pensar que cada pessoa tem uma forma / tempo particular de desenvolvimento, seja qual for. É importante a compreensão de que, para entender o seu caso (de forma particular), é preciso passar por uma análise pessoal. Sugiro acompanhamento analítico com Psicóloga (o) de sua escolha e confiança. Espero ter podido auxiliar. À disposição
Eu recomendo que realize exames neuropsicológicos para avaliar as funções cognitivas como atenção, memória, linguagem, raciocínio lógico entre outras. Em geral, precisa de um encaminhamento médico (neurologista ou psiquiatra). Esses exames não estão contemplados ainda no rol de procedimentos da ANS para convênios de planos de saude.

Especialistas

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Solange Heckler

Solange Heckler

Psicólogo

Carlos Barbosa

Thais Hernandes Kiesel

Thais Hernandes Kiesel

Psicólogo

Taboão Da Serra

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.