Tenho 18 anos e sou portador de tdha, fui diagnosticado a pouco tempo e queria saber se tem como a pessoa

7 respostas
Tenho 18 anos e sou portador de tdha, fui diagnosticado a pouco tempo e queria saber se tem como a pessoa ficar livre desse problema através do tratamento, ou ela somente aprenderá formas de conviver melhor com a disfunção?
Portador de tdah? Ou seja, você leva no bolso como se fosse sua identidade? Cuidado com esses diagnósticos.
Não há consenso nem estudos convincentes que provem que esse transtorno se quer existe, sendo muito mais uma forma de medicalizar e adequar um determinado comportamento desviante.
O que há são indícios baseados em determinados manuais de psiquiatria como o DSM V e CID-10 onde, qualquer um pode se encaixar em algum tipo de transtorno e ser medicado a partir disso.
Se você tem dificuldades de se concentrar nos seus afazeres, seja quais for, pode ser interessante se perguntar o que fica passando pela sua cabeça, que tipo de pensamento o atravessa a ponto de te tirar o foco. Uma escuta psicanalítica pode lhe trazer uma luz frente à isso que você se queixa.

A nossa estrutura psíquica é formada nos primeiros anos da nossa vida e desde a vida intrauterina, a partir das experiências que temos com nossa mãe e depois com as demais pessoas com as quais convivemos. A estrutura da psique de um indivíduo, depois de formada, não muda mais, mas o indivíduo pode aprender, com a psicanálise e a psicoterapia, maneiras de administrar bem suas emoções e ter qualidade de vida. Para o TDAH também é muito recomendada a Yoga e meditação, com excelentes resultados.
Realmente, há muita controvérsia em relação ao diagnóstico do TDAH. Porém, não há uma razão sequer para que você sinta que é algo que vai te acompanhar para sempre, e menos ainda de forma negativa. Uma psicoterapia pode te ajudar a elucidar estes pontos e a usar suas características mais marcantes a teu favor.
O TDAH é um dos transtornos mais bem pesquisados em Psiquiatria, com componentes hereditários bem estudados e evidências de que pode ser observado em várias culturas, não apenas na ocidental. Apenas que, em função do tipo de exigências de nossa cultura (estudo, trabalho que exige concentração e permanecer quieto), ele interfere de modo mais negativo na vida das pessoas.

Deve-se tomar cuidado para que o TDAH seja bem diagnosticado: ou seja, NÃO é porque a pessoa tem dificuldades de prestar atenção é que ela tem TDAH - há muitos outros motivos para se ter dificuldades de concentração (depressão, hábitos, fadiga etc.). Mas, quando o diagnóstico é bem feito, o tratamento medicamentoso costuma trazer MUITOS benefícios e as pessoas relatam grande melhora em seu desempenho e qualidade de vida.

Técnicas cognitivas e comportamentais também costumam ser muito úteis no tratamento do TDAH, ajudando a melhorar a atenção, o desempenho e a organização da pessoa.
Olá!
Talvez eu discorde da abordagem de um dos nossos colegas... no sentido e na forma de te dizer a respeito do transtorno enquanto doença existente ou não. Querido(a) paciente, talvez você esteja começando a buscar teu caminho de autoconhecimento agora. Um diagnóstico não é feito de forma rápida, é preciso tempo, paciência e conhecimento de si mesmo com acompanhamento de uma equipe multi: Psiquiatra, Psicologo e, no caso do TDAH, Neurologista também. Segundo o DSM V, é um transtorno de neurodesenvolvimento definido por níveis prejudicais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade.Porém, muitos de nós podemos apresentar tais características. Por isso enfatizo a importância de ter um bom diagnóstico, avaliar a persistência desse padrão de funcionamento e em quais contextos está acometido, bem como quando iniciou. Como consta também no DSM V, o TDAH inicia-se na infância. Por ser um transtorno de desenvolvimento, não há se livrar, mas tem como tratar e controlar.
Concordo com o Dr Ivan e a Dra Beatriz. O TDAH é um transtorno muito estudado - porém, é um diagnóstico difícil de ser realizado, especialmente fora da infância. Existe testagem para ajudar na elucidação diagnóstica. Considerar que todo o sofrimento mental decorre de vivências passadas é tão errado quanto considerar que tudo tem origem orgânica. Os estudos não param de evidenciar a importância da relação entre o indivíduo (e seu passado), o ambiente e fatores biólogos no desenvolvimento de transtornos mentais - ignorar um desses fatores é ignorar a própria ciência. Sobre o tratamento, além da medicação, recomendo terapia (TCC) e outras atividades (exercícios físicos, meditação) para que ocorra uma melhora mais importante. Com o tempo, é possível que não precise mais fazer uso do medicamento. Espero ter ajudado. Um abraço.
independente da existência ou não do transtorno, imagino que nesse momento a notícia do diagnóstico que lhe foi dado gerou um certo desconforto.

Sugiro que busque a ajuda de um psicólogo ou psicanalista para falar mais sobre esse diagnóstico.