Tenho 17 anos, peso 50 kg e faço uso de escitalopram 20 mg,divalproato de sódio, 500 mg olanzapina 2

2 respostas
Tenho 17 anos, peso 50 kg e faço uso de escitalopram 20 mg,divalproato de sódio, 500 mg olanzapina 2,5 mg e ritalina 10 mg por dia. Mas toda vez que tomo a ritalina, sinto minha pressão arterial ficar alta, uma pulsação no braço e lantejando a cabeça. É possível meu psiquiatra associar um antihipertensivo junto com a ritalina para que esse efeito colateral desapareça ou só trocando a medicação? Pois sem ela fico hiperativo.
Primeiramente, é difícil "sentir a pressão arterial ficar alta". Nem sempre os sintomas que as pessoas associam a pressão alta realmente são causados por aumento de pressão. Por outro lado, muitas vezes a pressão pode subir e a pessoa não sentir nada. Assim, a única forma de aferir a pressão é medindo-a. E, para a medição, existem técnicas corretas, que infelizmente muita gente não conhece, nem da área de saúde. Assim, se quiser saber sua pressão, vá ao seu médico ou a um bom clínico geral ou cardiologista. Apesar de, realmente, a Ritalina* (metilfenidato) poder aumentar a pressão, isto nem sempre ocorre. Só seria possível saber medindo sem ela e com ela, várias vezes. Sentir pulsações no braço pode ter muitas causas, inclusive sendo ansiedade uma delas. Quanto a cabeça latejando, é muito mais comum que seja devido a uma enxaqueca, apesar de poder ter outras causas. Se você realmente tiver pressão alta, podem ser associados certos anti-hipertensivos ao metilfenidato, sem problema. A troca da medicação, em geral, não é necessária. Mas, para tudo isto, deve falar com seu psiquiatra, que conhece pessoalmente os detalhes de seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Voce deverelatar isso ao seu médico. A ritalina pode causar estes sintomas que voce relatou principalmente porque apresenta um pico maior de concentração no sangue do que os outros estimulantes. Em relação à pressão alta, só é possível diagnosticar aferindo com esfigmomanômetro. Seu médico irá decidir qual será a melhor conduta. Uma opção viável é trocar a medicação.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 450
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.