Tenho 17 anos e fui diagnósticada com depressão, estou tomando sertralina a uns meses, senti melhora

16 respostas
Tenho 17 anos e fui diagnósticada com depressão, estou tomando sertralina a uns meses, senti melhora em questão a falta de ânimo, mas minha ansiedade piorou e quando falei com minha psiquiatra ela aumentou a dose de sertralina, no início funcionou mas agr estou pior. Me sinto muito confusa com tudo, indecisa e tenho quadro familiar depressivo, ou estou muito bem ou estou péssima, não durmo bem, tenho necessidade de atenção e aprovacão de outras pessoas, posso ter algum transtorno de personalidade?
Olá! Vamos lá... vou separar sua pergunta em alguns pontos.

Sobre a sertralina: converse com a psiquiatra sobre seus sintomas, seja mais clara possível. Pode ser que ela avalie que no seu caso seus sintomas sejam comuns (e com o tempo vão diminuindo ou estabilizando) ou dependendo, ela pode te recomendar outro medicamento que não te cause tanto desconforto. É sempre importante você prover o maior número de informações para ele ficar a par de seu caso.

Sobre o fato de você só ir no psiquiatra: o uso de medicamentos pode ser importante para seu diagnóstico sim, no entanto, as evidências científicas atestam cada dia mais que o atendimento psicológico juntamente ao atendimento psiquiátrico são bastante efetivos para a maioria dos casos. As vezes, somente o remédio pode não te ajudar, assim como o atendimento psicológico também pode não ser o suficiente.

Sobre você ter transtorno de personalidade: nenhum profissional que não acompanha seu caso pode afirmar pra você se tem um diagnóstico como esse ou não. Dar um diagnóstico demanda tempo e estudo, então é difícil te afirmar algo sem te conhecer.

Dessa forma, caso se interessar, disponibilizo-me para realizar atendimento psicológico e acompanhar seu caso. Abraços!!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adolescente - R$ 90

Olá querida! Para um diagnóstico ser conclusivo, é necessário que a pessoa passe por uma avaliação diagnóstica com um profissional (psicólogo e/ou psiquiatra).
Somente com as informações do seu relato anterior, não é possível confirmar se você possui ou não um diagnóstico de transtorno de personalidade.
Eu te sugiro, comunicar para o profissional que te acompanha essa dúvida que você tem. Para que através do conhecimento do teu caso, da relação que vocês já tem estabelecida, possam em colaboração compreender tal questão.
Espero ter lhe auxiliado com sua questão!
Olá, para necessidades atuais e uma melhora qualitativa quanto a quadro de depressão ou sintomas de ansiedade, minha sugestão é que faça terapia, em acompanhamento com psicóloga especialista em saúde mental (num trabalho interdisciplinar com seu psiquiatra). Um bom trabalho, poderá auxiliar na sua ampliação de consciência, melhora do sono, autoestima, necessidade emocional, relações interpessoais, autoconhecimento, e até pode somar com à percepção do profissional de psiquiatria que a companha, quanto a diagnostivo de um possível transtorno de personalidade. Fico à sua disposição e espero ter ajudado! Abração!
Olá, somente as medicações na maioria dos casos não são suficientes, seria ideal procurar uma terapia para levar essas questões mencionadas aqui e provavelmente outras que possa guardar com vc e possam ser gatilhos para seu quadro ansioso mais agudo.

Espero ter ajudado.
Abraço
Comente com o psiquiatra sobre o que tem sentido. É muito interessante ele estar ciente de tudo. E a respeito de um possível diagnóstico não seria possível sem um atendimento psicológico.
Olá! Existem alguns transtornos de personalidades que apresentam sim um quadro depressivo. É importante investigar para que possa chegar a conclusões. No momento é importante você também revelar ao seu psiquiatra o que piorou e como piorou, talvez vocês consigam uma substituição do medicamento para outro que te ajude um pouco melhor. E existe também o fato de que apenas o medicamento não faz um efeito tão eficaz como quando você o une com a psicoterapia. O medicamento mascara seu sintoma enquanto a psicoterapia o trata e te ajuda a superar a causa. Pense com carinho! Att
Olá! Primeiramente, que bom que você teve iniciativa de buscar ajuda psiquiátrica. A adaptação aos medicamentos pode ser difícil para algumas pessoas. Dessa forma, sugiro que converse com sua psiquiatra para ajustar. Além disso, é fundamental que você conte com um acompanhamento psicológico. A medicação pode ajudar a aliviar os sintomas, e a psicoterapia tem o papel de auxiliar você a compreender a origem desses sintomas, ou seja, todos os fatores de sua trajetória de vida, personalidade e contextuais que estão influenciando para o quadro depressivo e tantas outras dificuldades que você descreve. Fico à disposição!
As características principais do transtorno de depressão maior são o humor triste, vazio ou irritável, acompanhado de mudanças somáticas e cognitivas que afetam significativamente a capacidade da pessoa de funcionar. O tratamento mais eficaz envolve acompanhamento psiquiátrico e psicológico, uma vez que a medicação vai reduzir o sintomas e a psicoterapia vai ampliar o repertório do indivíduo para lidar com a doença e melhorar sua saúde mental e emocional. Independentemente se você tem algum transtorno de personalidade, ou comorbidades, é importante que você busque a ajuda de um psicólogo. Existem muitas evidências de que a terapia cognitiva comportamental, bem como as terapias de terceira onda são eficazes no tratamento e você pode melhorar mais rapidamente!
Sim, é muito provável que seus episódios depressivos, oscilações de humor, sua indecisão, a necessidade de aprovação/atenção e a ansiedade sejam fruto de um transtorno de personalidade. Se confirmado o diagnóstico de transtorno de personalidade, será necessário uma terapia de longo prazo.
Terapia medicamentosa sem psicoterapia não funciona. Sugiro que você consulte alguns profissionais da psicologia, escolha quem te faz mais sentido e rume para um tratamento mais completo. Um abraço!
A terapia com medicamentos pode ser útil apenas se for acompanhada de uma boa psicoterapia, que geralmente é a parte mais importante do tratamento. Hipnose e Neurossemântica associados pode trazer um bo retorno. Sugiro encontrar um psicólogo que confie e sinta uma boa conexão e assim terá um tratamento mais completo e com mais probabilidade de trazer resultado.
Se você não se deu bem com a sertralina, seu médico precisa reavalia-la. Transtorno de personalidade é uma construção ao longo da vida e o diagnóstico só é dado após os 18 anos. Agende uma consulta com psicólogo especialista para ter um diagnóstico mais preciso
Boa noite! Fale com o seu psiquiatra, ele tem que fazer nova avaliação. Procure ajuda de um Psicólogo para fazer terapia. A terapia é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins. O paciente vai se conhecer, num processo semanal.
Ao ler seu texto, uma hipótese diagnóstica me ocorreu. Mas, eu precisaria de mais elementos para confirmar essa hipótese. Elementos que seriam recolhidos através de algumas sessões previamente agendadas. Desde já, coloco-me à sua disposição. Um abraço!

Olá, Como vai?
O aumento da dose de sertralina pode ter ajudado inicialmente, mas se você está se sentindo pior agora, é importante que você converse com sua psiquiatra novamente e relate seus sintomas atuais. Ele poderá avaliar se é necessário ajustar sua medicação ou se pode ser necessário considerar outras opções de tratamento.

Em relação à sua pergunta sobre um possível transtorno de personalidade, apenas um profissional de saúde mental pode fazer um diagnóstico preciso. Transtornos de personalidade são padrões persistentes e inflexíveis de pensamento, emoções e comportamento que podem causar dificuldades significativas no funcionamento social e pessoal. Alguns transtornos de personalidade, como o transtorno de personalidade borderline, envolvem instabilidade emocional, dificuldade para fazer escolhas e relações instáveis.
No entanto, é importante lembrar que apenas um profissional de saúde mental pode avaliar e diagnosticar com precisão um transtorno de personalidade. Recomendo que você procure um profissional especializado, como um psicólogo ou psiquiatra, para uma avaliação detalhada da sua situação. Eles poderão fornecer um diagnóstico correto e orientação adequado para lidar com seus desafios emocionais e comportamentais. Espero ter ajudado, tenha um feliz dia!!
Olá! É importante uma avaliação aprofundada para se chegar a esse diagnóstico. Muito importante você já ter buscado ajuda de um psiquiatra, mas não exclui o trabalho de um psicólogo. A medicação ajuda na questão dos sintomas, enquanto a terapia vai buscar entender a origem deles. Acredito que a terapia será muito importante para o seu tratamento. Fique bem!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!