Tenho 16 anos. Ha cerca de 1 ano noto que estou ficando calvo. nao é normal ficar calvo nas laterais

3 respostas
Tenho 16 anos. Ha cerca de 1 ano noto que estou ficando calvo. nao é normal ficar calvo nas laterais da cabeça entretanto eu estou! Possuo pouquissimo cabelo nas laterais e miniaturização nas entradas. o meu pai NÃO é calvo, e minha mae possui pouco cabelo. Poderia haver alguma outra causa sem ser genética?
A calvice masculina é geralmente relacionada aos níveis hormonais. Mesmo com os niveis de testosterona normais, podem existir problemas na conversão do hormônio no folículo piloso. Isto resulta em cabelos menores e mais finos, chegando a não passar da derme. Esta condição é genética e hereditária, e não sabemos o por que os pelos nas outras áreas do corpo não são afetados.
No caso de pacientes jovens, podem existir outras causas sistêmicas que deverão ser investigadas por um médico, pois podem fazer parte do quadro de outras doenças (anemia ferropriva, hipotireoidismo, infecções fúngicas do couro cabeludo e estresse).
Aconselho a procurar um médico para avaliar sua condição.

A alopecia androgenetica 50% eh hereditariedade. Apesar do seu pai nao ser calvo, teria que saber tbem o seu avo paterno. Outras causas poderia ser distúrbio hormonal que poderia ser pesquisado atraves de exames de sangue. Consulte seu dermatologista .
A grande maioria das pessoas com calvície masculina (alopecia androgenética) herdaram o gene do pai e/ou da mãe. Porém, em aproximadamente 10% não há parentes próximos com calvície. Ou seja, o pai ou a mãe não terem calvície não quer dizer que você não terá, mas que há menor chance de se calvo.
No início os homens com calvície apresentam diminuição/afinamento dos fios nas entradas e/ou topo da cabeça. Em raros casos há afinamento em todo o couro cabeludo. Mas pode ocorrer sim!
Não há necessidade de exames de sangue para o diagnóstico da calvície. O mais importante é analisar pela Tricoscopia. Na clínica fazemos o mapeamento do couro cabeludo (Tricoscopia com fotos) em todos os pacientes não só para o diagnóstico como também para o acompanhamento do tratamento.
Em alguns pacientes a calvície pode ser um sintoma de uma outra doença, por isso, muito importante que você seja examinado por um médico dermatologista especialista em doenças do cabelo e couro cabeludo.