Tenho 16 anos e sou muito tímido, fui percebendo como isso se tornou um problema na minha vida e que

2 respostas
Tenho 16 anos e sou muito tímido, fui percebendo como isso se tornou um problema na minha vida e que afeta muito minha vida de forma negativa, chegando ao excesso, a ponto de eu não conseguir socializar mais e gerando outros tipos de consequências, como a ansiedade, solidão e isolação. Que tipo de tratamento seria o ideal para eu tratar isso de forma definitiva? Através de um psicólogo, psicanalista, psiquiatra ou terapeuta?
Procure um psiquiatra, inicialmente. Há medicações e terapia comportamental que provavelmente seriam úteis em seu caso. Quanto aos profissionais que você cita em sua pergunta: psiquiatras são médicos especializados em tratamento de transtornos mentais; psicanalistas são profissionais (psiquiatras ou psicólogos) que seguem uma linha de psicoterapia denominada de "Psicanálise", inicialmente desenvolvida por Sigmund Freud. Psicólogos são profissionais que fazem faculdade de Psicologia e podem trabalhar em pesquisa, atividade didática ou atender pessoas através de técnicas que são denominadas "psicoterapias". Quanto a "terapeuta", pode ser terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicoterapeuta - provavelmente você estava querendo se referir a este último. Psicoterapeutas são profissionais, psiquiatras ou psicólogos, que devem ter uma formação em psicoterapia - conjunto de técnicas, baseadas em modelos teóricos específicos, usado para ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e entenderem melhor sua interação com o mundo. A análise feita em psicoterapia geralmente visa a ajudar a pessoa a diminuir seu sofrimento, aprendendo novos comportamentos. Por exemplo, há técnicas em terapia comportamental que podem ajudar as pessoas a vencerem timidez excessiva.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Primeiramente procure um psiquiatra para fazer o diagnóstico corretamente do seu quadro. Sendo realmente transtorno de ansiedade social, o modelo com maior evidência seria a Terapia Cognitivo Comportamental específica para esse transtorno. O psiquiatra poderá encaminhar você para algum profissional que faça essa terapia específica. Ela é feita geralmente por psicólogos, profissionais formados na área através de faculdade de psicologia. Uma questão curiosa, é que para ser psicanalista, você não precisa ser psicólogo, e muitos não sabem disso. A psicanálise não possui evidências para esse transtorno. Uma sequência ideal para o caso seria por exemplo o TCC individual (modelo de Clark & Wells) para transtorno de ansiedade social, onde deve consistir em até 14 sessões de 90 minutos de duração ao longo de aproximadamente 4 meses e incluir o seguinte: educação sobre ansiedade social; exercícios experienciais para demonstrar os efeitos adversos da atenção focada em si mesmo e comportamentos de busca de segurança; feedback de vídeo para corrigir autoimagem negativa distorcida; treinamento sistemático em atenção focada externamente; experimentos comportamentais dentro da sessão para testar crenças negativas com tarefas de casa vinculadas; treinamento de discriminação ou reescrita para lidar com memórias problemáticas de trauma social; exame e modificação das crenças fundamentais; modificação do processamento problemático pré e pós-evento; Prevenção de Recaída. Fonte: Social anxiety disorder: recognition, assessment and treatment.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.