Tenho 15 anos e creio ter ansiedade,mas os sintomas só aparecem quando estou sozinha.Costumo ter ataques

10 respostas
Tenho 15 anos e creio ter ansiedade,mas os sintomas só aparecem quando estou sozinha.Costumo ter ataques com coisas simples,como esperar numa fila. Fico muito nervosa, começo a tremer,suar, fico muito gelada e com 'nó na garganta'.Tenho isso desde criança. Como funciona o tratamento em adolescentes?
Os sintomas são compatíveis com transtorno do pânico com esquiva agorafóbica.
Além do tratamentos com medicação, a psicoterapia com mais evidências científicas de eficácia é a terapia cognitivo-comportamental. Os protocolos dessa terapia promovem uma melhora muito significativa e em alguns casos até melhora completa com uma média de 12 a 24 sessões semanais.
Ao contrário do que costuma-se repetir, não há nenhuma evidência de que seja uma terapia mais superficial e de que os sintomas se "desloquem"para outras áreas de vida (desde que não haja um transtorno de personalidade associado).

Os sintomas descritos são compatíveis com ansiedade, tanto sintomas físicos como sudorese, tremores , ficar gelada, "nó na garganta", quanto sintomas psicológicos como nervosismo e impaciência na fila. Antes de qualquer tratamento é necessário fazer o diagnóstico de transtorno de ansiedade e descartar outros possíveis diagnósticos. O tratamento é basicamente com antidepressivos que possuem ação ansiolítica, selecionando os mais apropriados para a adolescência, indicados por evidências clínicas.
Olá, além de realizar um diagnóstico, e iniciar com medicação a partir da prescrição médica, é importante o acompanhamento com o Psicólogo, que vai auxiliar criar alternativas para lidar no dia-a-dia com ansiedade.
O tratamento com uma jovem da sua idade é através da Psicoterapia conversando, investigando o que pode ter provocada esses sintomas e trazer à consciência para que possa lidar melhor.

Precisamos saber a frequência em que ocorrem e em que situações específicas, caso não seja paralisante pode estar num grau ainda leve, por isso quanto mais rápido iniciar um tratamento, pode obter melhores resultados.

Ao procurar um profissional, o mais importante é que se sinta à vontade e tenha confiança para expôr as suas dificuldades e assim possa superá-las.

Sucesso na sua busca.
Olá nessa fase da Adolescência é comum se ter muitas dúvidas, Medos e incertezas, os sintomas descritos podem ser em manifestados em níveis diferentes de maior ou menor intensidade, é Necessário uma avaliação clínica mais aprofundada com um Profissional da Saúde que visa a leveza e o Bem estar fisico e Emocional para reduzir e diminuir esse Quadro de " Ansiedade " , a Psicoterapia tem se mostrado uma ferrenta incrível de autoconhecimento e grande alivio emocional e mental, que tal conhecer ?! Bjos Boa sorte na sua Busca Interior
Existem inúmeras terapias baseadas em evidência científica que podem lhe ajudar no gerenciamento dessas sensações difíceis que surgem no contexto de estar desacompanhada de pessoas conhecidas. É importante também saber se você experiencia essas sensações quando está fora ou dentro de casa. A Terapia Cognitivo-Comportamental é a abordagem de psicoterapia mais recomendada pelo National Institute of Clinical and Health Excellence (NICE) para o tratamento do transtorno do pânico e transtornos de ansiedade em geral.
Observo os níveis de ansiedade cada vez maiores, e isso independente da idade, como por exemplo, crianças e adolescentes sendo exigidos no seu dia-a-dia como se fosse a agenda de um adulto. Não obstante temos resultados de fobias, pânico e por ai vai. O primeiro passo é procurar uma avaliação médica para o tratamento (se necessário) psicotrópico. E integrado a este a terapia com psicólogo, para a identificar e reestruturar pensamentos, comportamentos que funcionem como gatilho para disparar sua ansiedade.
Pelos sintomas descritos você está com um Transtorno de Ansiedade que pode estar associado a ataques de pânico que geram essas emoções negativas, o que ocorre devido a algum mecanismo de defesa inconsciente. O tratamento vai buscar a causa desse problema, investigando desde a infância até hoje as possíveis causas, podendo utilizar ou não de técnicas especificas para o controle dos sintomas.
Através da terapia com a associação livre trazemos o que está escondido ( inconsciente) a tona e aprendemos a lidar com situações ou emoções que causam desconforto ou dor.
Procure um psicologo e faça uma avaliação, ele te explicará melhor sua forma de trabalho e como pode te auxiliar a vencer esse problema.
Me parece que você quer falar disso com alguém. Procure já um profissional psicólogo que trabalhe com adolescente. A adolescência é uma época em que o sofrimento psíquico toma uma dimensão no corpo, comparado a idade adulta , que atrapalha as relações sociais, tão importantes nesta fase. Por outro lado , fazer um tratamento na adolescência , traz mais possibilidades de mudança,em termos de tempo, uma vez que, sua personalidade ainda está em fase de estruturação.Espero ter contribuído nas suas reflexões.
O que descreve é sim compatível com transtorno de ansiedade, mas é necessário uma avaliação mais detalhada para fechar um diagnóstico.

Este tipo de transtorno o tratamento indicado é acompanhamento psiquiátrico e psicoterapia.