Tenho 13 anos, e tenho muito medo do futuro. Não sei o que quero fazer da vida e e não sei se isso é

16 respostas
Tenho 13 anos, e tenho muito medo do futuro. Não sei o que quero fazer da vida e e não sei se isso é motivo para me preocupar ou se estou exagerando. Tenho medo de terminar a escola e ficar perdida sem saber o que fazer.
Oi ! Você parece estar se preocupando bastante sobre o seu futuro. Ter preocupação é normal, principalmente quando pensamos no futuro e algo que está totalmente fora do nosso controle no momento. No entanto, preocupação em excesso, que pode tirar o sono, levar à muita tristeza e falta de vontade de fazer as coisas pode assinalar para algum problema de ansiedade e merece atenção e avaliação.
Mas assim, se você tem muita dúvida do que quer fazer no futuro, pode ser interesse que em algum momento você faça uma uma avaliação psicológica para orientação vocacional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Certamente você está exagerando, provavelmente por estar sofrendo uma pressão social antecipada, talvez por parte dos seus pais, algum professor, parente, mídias sociais, ou do que quer que seja, isso está errado, não alimente esses pensamentos e sentimentos. Aos 13 anos você deve se ocupar em ter boas experiências afetivas, divertir-se com amizades e explorar as possibilidades disponíveis para a sua faixa etária. Deixe leve pra si mesma.
Boa noite!
Você ainda e bastante jovem e não tem a obrigação de definir o seu futuro. Ainda vai experimentar e conhecer muitas coisas que vão te apresentar possibilidades e paixões.
O que esta sentindo é normal, e ansiedade por estar tentando antecipar o que vai acontecer. Tente não se preocupar demais com isso.
No seu tempo, desenvolvimento e autoconhecimento você vai descobrir o que gosta e encontrar o seu caminho.

Olá! Algum nível de preocupação acerca do futuro sem dúvidas é fundamental, mas por meio do seu relato parece que há uma insegurança bem importante. Sugiro que você divida essa angústia com algum familiar e também procure uma psicoterapia. Um profissional da psicologia ajudará você a compreender os motivos desse medo e entender por que ele está tão forte nesse momento. Você pode estar com fantasias ruins acerca do seu futuro e a psicoterapia irá auxiliar, também, a traçar um planejamento com foco nos seus interesses e possibilidades. Espero ter ajudado e fico à disposição!
Olá! Minha querida, você só tem treze anos , muitas opções de profissões existem e muitas surgirão. Acredite! Quando você estiver próxima da faculdade, passe em uma psicóloga para fazer orientação de carreira. Fique tranquila, ainda esta cedo para este desgaste mental ok? Grande Abraço.
Olá, talvez esteja vivenciando uma das características da adolescência, "a busca de identidade", é qdo o adolescente está diante de uma multiplicidade de opções para construir a sua própria identidade, quando percebe que com essas alternativas, ele começa a explorar o seu mundo, os seus gostos, os seus relacionamentos íntimos, o seu gênero, as suas amizades, etc., pode se sentir confuso, ou também quando se vê sem opções para o futuro. Essa fase pode gerar ansiedade, se for em excesso é interessante procurar ajuda especializada, no caso um psicólogo. Fico à disposição, abraço.
Já percebi que você é uma menina responsável! Então não precisa se pre- ocupar com o futuro! Vai dar tudo certo! Eu garanto pra você! Viva o presente! Aproveite sua vida ao máximo! Essa fase é única e a sua preocupação está roubando de você esse momento que não tem volta! Cada fade da nossa vida precisa ser vivida ao máximo!
Engavete suas preocupações e deixe para pensar nelas na hora certa! De qualquer jeito você não tem nada a fazer com essa preocupação, apenas sofrer…
Engavete tudo isso por 4 anos. Aos 17 envolva-se com o vestibular e assim por diante!
Viva as questões de sua idade,
Um grande abraço,
Lea
Talvez possa ser um bom momento para se questionar sobre o seu desejo, até por que você está entrando na adolescência, período em que você confirma que você não tem que seguir mais todas as escolhas que seus pais faziam por você. É o início da sua independência antes da idade adulta. Porém há lugar mais tranquilo para você falar do seu desejo, até para que você possa analizar do que se tratam as suas dúvidas e ver o que é isso que você quer tanto saber. Agora, certamente receber dezenas de respostas pode te deixar mais confusa ou fazer a sua cabeça sem te fazer questionar o que realmente está te incomodando. Quem sabe você possa buscar saber do que se trata uma análise pessoal, que justamente irá tratar sobre o desejo e o que você pode e quer fazer com a vida. Talvez você encontre um psicanalista com quem você possa conversar sobre suas dúvidas.
Nem 8 e nem 80! Ter uma preocupação em relação pode ser saudável,porém quando passa a ser algo constante e perturbador não é bom em idade alguma! Converse com seus pais sobre a possibilidade de fazer um processo de psicoterapia para te ajudar lidar com toda essa ansiedade.
Olá, antes de tudo é preciso entender que nenhum medo surge sem razões e que este medo é como um alerta do seu corpo sobre possíveis riscos em sua vida. Se há razões reais para este medo ou se é um exagero é uma resposta muito relativa, ou seja, podem ter razões, mas aos olhos dos outros, não ser algo tão sério. Precisaríamos entender as fontes desses medos e ajudá-la a superá-los.
O futuro só existe após a realização do presente. Viver o presente de modo completo e deixar o futuro para o amanhã é a melhor forma de aliviar está angústia.

Infelizmente, muitas vezes, vivemos idealizando a concretização das nossas ambições influenciados por modelos de vida que vemos nas redes sociais, ou nos comparando aos outros, mas pense, cada ser humano é único e o ideal para si pode não ser aquele que você vê nas telas ou no outro.

Experimente perceber o agora e viver ele de forma plena, o futuro seja lá como for terá valido a pena.
Oi! O futuro realmente preocupa a todos e sei que na sua idade ainda mais, afinal, existem infinidades de instituições e familiares colocando pressão para voce se decidir no que fazer futuramente, nao é?! Mas tenha calma e tranquilidade para pensar nesse assunto, leve em consideração que voce precisa amar e sentir prazer com o que vai estudar e se profissionalizar. Se imagine nas mais variadas profissioes...se imagine em cada uma delas... investigue sobre como é o trabalho... feche seus olhos e se imagine trabalhando em cada uma delas... sinta seu coracao e seu corpo..eles irão te ajudar a fazer a melhor escolha para voce... Se por acaso, voce perceber que essa dúvida está tornando seu dia a dia mais dificil e impossibilitando de fazer suas atividades rotineiras, entao o que acha de procurar nós, especialistas, para te ajudar a passar por isso?! Fique em paz e pode contar comigo!!
Olá!
Seria bem legal se você conversasse com seus pais sobre as suas preocupações. Quem sabe eles possam levar você a um psicólogo para que você possa entender o que está acontecendo e porque existe esta preocupação.
Um abraço!
Ao que tudo indica são sintomas mais corriqueiros de ansiedade, seria muito importante buscar um adulto para dividir estas dificuldades, como também buscar ajuda de um psicólogo. Entenda que quanto antes buscar ajuda, mais precocemente poderá viver com qualidade de vida, apesar de tudo que te provoca ansiedade.
Olá!

Sugiro que antes de “terminar a escola” você busque uma orientação profissional e caso seu colégio não ofereça este serviço, procure um profissional de Psicologia especializado nesta área.

Neste percurso serão explicitadas as profissões mais condizentes com suas aptidões, habilidades e recursos.

Tem um ditado que diz: “o futuro a Deus pertence!”, então confie. Quando o momento chegar você poderá tomar uma decisão sobre o que você “quer fazer da vida”, que necessariamente não precisa ser a “correta” ou a definitiva.

Optar por um determinado curso e alterar esta decisão quando damos conta de não termos escolhido a opção que melhor nos atenderia não é incomum.

Neste momento, concentre-se nos estudos das disciplinas do ano escolar no qual você se encontra, sem esquecer de privilegiar atividade física, alimentação nutritiva regular e suficiente, aproveitar a companhia de sua família e amigos e permaneça aberta para doar e receber afeto.

Abraços.
Psicóloga Carmen Bitarães
Olá! A fase da adolescência é bem desafiadora e é bem comum as emoções como medo e ansiedade aparecerem numa intensidade alta. Acredito que seja importante você avaliar se essas emoções estão atrapalhando a ponto de interferir na sua rotina de estudo e demais afazeres. Se a resposta for sim é importante buscar ajuda de um Psicólogo. A ansiedade faz com que tenhamos dificuldade em viver o momento presente e isso acarreta em sintomas emocionais e físicos também. No processo psicoterapêutico você terá acesso a algumas técnicas que vão te ajudar a lidar melhor com seus pensamentos e emoções. Além disso, terá oportunidade de desenvolver o autoconhecimento para compreender o que busca para o futuro e assim traçar metas para concretizar seus objetivos. O apoio de pessoas de sua confiança também é importante nesse momento. Busque conversar sobre o que sente com familiares e amigos e tenho certeza que se sentirá melhor.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Graciela Josué

Graciela Josué

Pediatra

Fortaleza

Veridiana Rolim Soares de Abreu

Veridiana Rolim Soares de Abreu

Pediatra

São Paulo

Fabiana Botelho

Fabiana Botelho

Pediatra

São Paulo

Juliana Sousa

Juliana Sousa

Pediatra

Barueri

Patrícia B. Prato Capela

Patrícia B. Prato Capela

Pediatra

São José do Rio Preto

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 13 perguntas sobre Doenças do adolescente
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.