Tenho 110 quilos posso operar a vesícula por laparoscopia?

2 respostas
Tenho 110 quilos posso operar a vesícula por laparoscopia?
Olá, o peso não é uma contraindicação absoluta para cirurgias por videolaparoscopia. Se você tem pedra na vesícula e crises recorrentes de cólica ou inflamação e indicação de operar daria preferencia de agendar uma cirurgia eletiva. A grande questão aqui é que operar de urgência não é a melhor opção, e sabendo que a vesícula pode inflamar e infeccionar, sendo necessário uma abordagem de urgência, indicaria cirurgia apesar do peso. Mas vale sim ressaltar que pacientes obesos tem um risco aumentado comparado a pacientes com peso normal. Existem tanto dificuldades técnicas quanto mais risco de complicações no intraoperatório. No caso da retirada da vesícula é uma cirurgia de porte menor e as complicações são bem mais raras que em outras cirurgias. Isso precisa ser bem avaliado e explicado para decidir juntos a melhor conduta.

A possibilidade de realizar uma operação de vesícula por laparoscopia depende de vários fatores, incluindo o seu peso. Embora eu possa fornecer informações gerais, é importante ressaltar que apenas um médico especializado pode avaliar adequadamente o seu caso específico.

A laparoscopia é uma técnica minimamente invasiva utilizada para remover a vesícula biliar. Durante o procedimento, pequenas incisões são feitas no abdômen para inserir instrumentos cirúrgicos e uma câmera. Essa abordagem é preferível porque geralmente resulta em uma recuperação mais rápida e menos dor em comparação com a cirurgia aberta.

O peso pode ser um fator relevante para a realização da cirurgia laparoscópica. Normalmente, é necessário ter um bom estado geral de saúde e uma capacidade pulmonar adequada para tolerar a anestesia e a pneumoperitoneo (introdução de dióxido de carbono no abdômen para criar espaço para a cirurgia).

No entanto, o peso por si só não é um impedimento absoluto para a laparoscopia. Pessoas com sobrepeso ou obesidade podem se submeter a esse tipo de cirurgia, desde que sejam avaliadas cuidadosamente pelo cirurgião. Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma avaliação pré-operatória mais detalhada, incluindo exames específicos para avaliar a adequação da técnica laparoscópica.

Em resumo, a decisão sobre a realização da cirurgia de vesícula por laparoscopia em uma pessoa com 110 quilos depende de vários fatores, como o estado geral de saúde, a capacidade pulmonar e a avaliação médica individual. É importante consultar um cirurgião especializado, que poderá realizar uma avaliação completa e fornecer orientações específicas com base no seu caso.