Tenha um filho de 6 anos,e ele troca o M por B. Isso é normal?

13 respostas
Tenha um filho de 6 anos,e ele troca o M por B. Isso é normal?
Não, nessa idade já não são esperadas trocas fonêmicas. Procure uma fonoaudióloga para avaliação

Olá, como já foi orientado , com 6 anos a criança já deve ter adquirido todos os sons da fala. Qualquer alteração, não é normal. Procure fazer uma avaliação fonoaudiológica e toda vez que ele falar errado, fale a palavra correta para seu filho saber o que é certo. Abs
Olá. Com 6 anos de idade é esperado que a criança já tenha adquirido todos os fonemas e não faça mais trocas.
Importante procurar uma fonoaudióloga para avaliar e orientar na conduta terapêutica.
Olá, bom dia!
Assim como as outras colegas comentaram, não é esperado que uma criança apresente estes processos fonológicos aos 6 anos de idade. De acordo com pesquisas na área, cada troca tem seu tempo para que seja superada. Por exemplo, o fonema /b/ inicia aproximadamente 3 anos e meio, assim como o fonema /m/ os dois são bilabiais e o que os diferencia é que um é oral e outro é nasal.
A melhor forma para que seu filho seja tratado, é realizando uma avaliação fonoaudiólogica com um profissional especializado, no caso o Fonoaudiólogo e este oriente melhor sobre a conduta terapêutica.
Abraços!
Oi, com seis anos o esperado é que a criança já consiga falar a maioria dos fonemas. Alguns autores compreende que pode ocorrer omição ou troca do fonema R no final de sílaba e/ou em grupos consonantais (ex: porta e prato) nessa idade todos os outros fonemas já devem ter sido adiquirido. Isso é importante porque aos seis anos, normalmemte, ocorre o processo de alfabetização e nessa idade os fonemas devem estar adiquirido para que a alfabetização ocorra da melhor forma possível, pois algumas trocas orais podem ser reproduzidas na escrita.
não. nesta idade todos os fonemas já devem estar adquiridos podendo atrapalhar o processo de alfabetização
uma criança com 6 aanos já deve ter todo o inventario fonetico adequado,ou seja fala deve estar completa e adequada,sugiro uma avaliação para possivelmente adequar este fonema.
Olá! com 6 anos a criança já possuiria capacidade de falar todos os sons corretamente. Sugiro que procure avaliação fonoaudiológica.
Olá,Ccom 6 anos a acriança ja deveria ter adquirido todos os fonemas na fala. indico procurar um fonoaudiólogo, para uma avaliação da fala bem como orientações sobre as dificuldades do seu filho. o quanto antes, pois essa troca poderá ser adquirida também na escrita no inicio da fase escolar.
Não é normal porque nessa idade já é esperado que a criança pronuncie todos os sons da fala adequadamente. Porém, esta é uma troca possível já que para os dois sons é necessária a movimentação dos lábios. Um fonoaudiólogo pode fazer uma avaliação e reajustar o que é necessário para a pronúncia correta.
Nesta idade a criança não deve mais ter trocas na fala, busque um profissional para avaliá-lo.
Procure um especialista na área de fonoaudiologia para que após avaliação, receberá orientação e se necessário, tratamento, são dois fonemas bilabiais produzidos em zonas de articulação próximas.
Com 6 anos de idade é esperado que a criança já tenha adquirido todos os fonemas e não faça mais trocas.