Tenha um filho de 6 anos,e ele troca o M por B. Isso é normal?

13 respostas
Tenha um filho de 6 anos,e ele troca o M por B. Isso é normal?
Não, nessa idade já não são esperadas trocas fonêmicas. Procure uma fonoaudióloga para avaliação

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, como já foi orientado , com 6 anos a criança já deve ter adquirido todos os sons da fala. Qualquer alteração, não é normal. Procure fazer uma avaliação fonoaudiológica e toda vez que ele falar errado, fale a palavra correta para seu filho saber o que é certo. Abs
Olá. Com 6 anos de idade é esperado que a criança já tenha adquirido todos os fonemas e não faça mais trocas.
Importante procurar uma fonoaudióloga para avaliar e orientar na conduta terapêutica.
Olá, bom dia!
Assim como as outras colegas comentaram, não é esperado que uma criança apresente estes processos fonológicos aos 6 anos de idade. De acordo com pesquisas na área, cada troca tem seu tempo para que seja superada. Por exemplo, o fonema /b/ inicia aproximadamente 3 anos e meio, assim como o fonema /m/ os dois são bilabiais e o que os diferencia é que um é oral e outro é nasal.
A melhor forma para que seu filho seja tratado, é realizando uma avaliação fonoaudiólogica com um profissional especializado, no caso o Fonoaudiólogo e este oriente melhor sobre a conduta terapêutica.
Abraços!
Oi, com seis anos o esperado é que a criança já consiga falar a maioria dos fonemas. Alguns autores compreende que pode ocorrer omição ou troca do fonema R no final de sílaba e/ou em grupos consonantais (ex: porta e prato) nessa idade todos os outros fonemas já devem ter sido adiquirido. Isso é importante porque aos seis anos, normalmemte, ocorre o processo de alfabetização e nessa idade os fonemas devem estar adiquirido para que a alfabetização ocorra da melhor forma possível, pois algumas trocas orais podem ser reproduzidas na escrita.
não. nesta idade todos os fonemas já devem estar adquiridos podendo atrapalhar o processo de alfabetização
uma criança com 6 aanos já deve ter todo o inventario fonetico adequado,ou seja fala deve estar completa e adequada,sugiro uma avaliação para possivelmente adequar este fonema.
Olá! com 6 anos a criança já possuiria capacidade de falar todos os sons corretamente. Sugiro que procure avaliação fonoaudiológica.
Olá,Ccom 6 anos a acriança ja deveria ter adquirido todos os fonemas na fala. indico procurar um fonoaudiólogo, para uma avaliação da fala bem como orientações sobre as dificuldades do seu filho. o quanto antes, pois essa troca poderá ser adquirida também na escrita no inicio da fase escolar.
Não é normal porque nessa idade já é esperado que a criança pronuncie todos os sons da fala adequadamente. Porém, esta é uma troca possível já que para os dois sons é necessária a movimentação dos lábios. Um fonoaudiólogo pode fazer uma avaliação e reajustar o que é necessário para a pronúncia correta.
Nesta idade a criança não deve mais ter trocas na fala, busque um profissional para avaliá-lo.
Procure um especialista na área de fonoaudiologia para que após avaliação, receberá orientação e se necessário, tratamento, são dois fonemas bilabiais produzidos em zonas de articulação próximas.
Com 6 anos de idade é esperado que a criança já tenha adquirido todos os fonemas e não faça mais trocas.

Especialistas

Rakel Gerke

Rakel Gerke

Fonoaudiólogo

Vila Velha

Marília Andreani Paes Leme Giffoni

Marília Andreani Paes Leme Giffoni

Fonoaudiólogo

Campinas

Caroline Gil De Oliveira

Caroline Gil De Oliveira

Fonoaudiólogo

Curitiba

Anna Beatriz Nalin

Anna Beatriz Nalin

Fonoaudiólogo

Campinas

Ana Julia Leite Xavier

Ana Julia Leite Xavier

Fonoaudiólogo

Aracaju

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 57 perguntas sobre Alteração da fala
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.