Tendo sofrido, desde a adolescência, de ovários policísticos, mas que desapareceram ao longo dos anos

3 respostas
Tendo sofrido, desde a adolescência, de ovários policísticos, mas que desapareceram ao longo dos anos com a toma da pílula, substituída há 3 anos pelo anel vaginal, poderei ter mais dificuldade para engravidar?
Olá. A síndrome do ovário policistico é uma sindrome endocrino-metabólica de caráter genético. Não tem cura mas sim controle. Isso é conseguido a partir de atividades físicas regulares, controle e perda de peso e dieta pobre em gordura e carboidrato.
Essa síndrome cursa com irregularidade menstrual, acne, excesso de pêlos, oleosidade excessiva da pele, aumento dos hormônios androgênicos, cistos nos ovários, obesidade, diabetes, alteração do colesterol, aumento das doenças cardiovasculares.
O anticoncepcional apenas controla os sintomas de acne, excesso de pêlos, oleosidade de pele, irregularidade menstrual e cistos nos ovários. Assim que você parar o anticoncepcional os sintomas voltarão.
Atenção deve ser dada ao diagnóstico precipitado de ovário policístico que é dado durante a adolescência, principalmente nos primeiros 2 anos depois da primeira menstruação. Esse diagnóstico pode estar errado.
Nem todas as mulheres com ovário policístico terão dificuldade para engravidar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Como fertileuta te asseguro que quanto ao SOP você engravidará. Porém terá que avaliar a saúde reprodutiva do casal e sua SOP deverá estar controlada.
Alem da bela explicação do colega Dr Heitor sabemos que o tratamento deve incluir medicações para a resistência à insulina como a metformina e anti-androgênios como a espironolactona além do contraceptivo com ciproterona. Se bem conduzida não apresentará infertilidade quando tentar engravidar. Pode ser necessário o uso de indutor da ovulação como o clomifeno em alguns casos. O importante é procurar ajuda médica e não ficar meses sem menstruar, sem medicação.

Especialistas

Floriza Macieira

Floriza Macieira

Ginecologista

Nova Iguaçu

Bruna Cristina Ribeiro Andrade

Bruna Cristina Ribeiro Andrade

Ginecologista

São Paulo

Desiree Barreto Bezerra Melo

Desiree Barreto Bezerra Melo

Ginecologista

São Paulo

Paula Deckers

Paula Deckers

Ginecologista

São Paulo

Nicolle Muller

Nicolle Muller

Nutricionista

Cabo Frio

Thais Cunha Biagioli Mira

Thais Cunha Biagioli Mira

Ginecologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 596 perguntas sobre Síndrome do ovário policístico - SOP
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.