Tendo em vista que em muitos casos a fase aguda do HIV não dá sintomas específicos e muitos nem sent

1 respostas
Tendo em vista que em muitos casos a fase aguda do HIV não dá sintomas específicos e muitos nem sentem, todavia, é possível que esses sintomas só apareçam após 3 ou 5 meses da relação sexual desprotegida, ou somente aparecem de 2 a 4 semanas como vejo muitos falarem?
É verdade que muitos casos de infecção aguda pelo HIV não apresentam sintomas específicos, e algumas pessoas podem não perceber qualquer sintoma nessa fase inicial. Quando os sintomas ocorrem, eles geralmente aparecem de 2 a 4 semanas após a exposição ao vírus e podem incluir febre, fadiga, dor de garganta, erupções cutâneas e inchaço dos gânglios linfáticos. Essa fase é conhecida como síndrome retroviral aguda.

No entanto, se uma pessoa não apresenta sintomas na fase aguda, é improvável que eles apareçam somente após 3 a 5 meses da exposição. A maioria das pessoas que apresentam sintomas relacionados ao HIV os experimenta durante essa janela inicial de 2 a 4 semanas. Após esse período, o vírus entra em uma fase assintomática, que pode durar anos, antes que os sintomas associados à imunossupressão se desenvolvam.

Se você está preocupado com uma possível exposição ao HIV, é importante continuar realizando os testes conforme recomendado. Mesmo na ausência de sintomas, os testes de HIV são a forma mais confiável de confirmar seu status sorológico.

Se desejar discutir mais detalhes ou realizar novos exames, estou à disposição para agendar uma consulta e oferecer orientação personalizada.