Temos um problema desses na nossa casa, faz muito tempo. Gostaríamos de saber de que modo podemos tratar

6 respostas
Temos um problema desses na nossa casa, faz muito tempo. Gostaríamos de saber de que modo podemos tratar ou ter contato com outras pessoas que têm o mesmo problema?
A terapia cognitiva comportamental é uma linha de trabalho psicológico a qual promove a diminuição dos sintomas. Procure um tratamento psicoterapeutico individual especializado em conjunto com trabalho de grupo terapeutico e familiar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O TOC necessita ser tratado com medicamentos, geralmente antidepressivos de última geração prescritos por um psiquiatra e com psicoterapia. A psicoterapia, especialmente a cognitiva comportamental, visa a detectar e ajudar o paciente a administrar as situações onde a ansiedade é aumentada, tendo em vista que o comportamento obsessivo compulsivo tem como "função" o rebaixamento da ansiedade. Resumindo, o tratamento é medicamento aliado à psicoterapia.
O diagnóstico, o tratamento e o seguimento de pacientes com transtorno bipolar deve ser feito por profissionais com especialização na área da saúde mental. Nos locais como os CAPS (rede pública) há convívio dos pacientes com diversos diagnósticos visando a readaptação social. Ter um diagnóstico de certeza, e uma conduta terapêutica definida por um psiquiatra pode ser um bom começo!
Atenciosamente,
Dra. Karina Barradas.
O especialista médico p/ tal problema é o Psiquiatra.
Olá!
O diagnóstico de THB (Transtorno do Humor Bipolar -Humor usado como "nível afetivo") pode ser feito pelo psicólogo e pelo médico psiquiatra. Não se usa mais o termo "psicose maníaco depressivo". Infelizmente ainda há uma discussão entre os profissionais de quem pode fechar este diagnóstico. O tratamento deve ser feito pelo psicoterapeuta e pelo psiquiatra que acompanha a dosagem e o medicamento ministrado. Esta é a recomendação atual de tratamento. Sabe-se que não adianta fazer somente com um dos especialistas. Os dois ao mesmo tempo. Eu não atendo pessoas com diagnóstico de THB sem que esteja acompanhada por um psiquiatra.
É importante que a pessoa seja acompanhada por psiquiatra e psicólogo(a). O CAPS é um ótimo recurso disponibilizado pela saúde pública e que pode trazer mais informações, especialmente para compreender qual o quadro do paciente e determinar a melhor tratativa.

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Rúben Hugo R. de Sousa

Rúben Hugo R. de Sousa

Psicólogo

Fortaleza

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.