Tem uma semana que estou fazendo uso do antietanol , mais parei de tomar ele quarta feira agora se i

2 respostas
Tem uma semana que estou fazendo uso do antietanol , mais parei de tomar ele quarta feira agora se ingerir bebida alcoólica vou passar mal?
O princípio ativo do antietanol é o dissulfiran, uma substância que bloqueia metabolização do do álcool no fígado inibindo a oxidação do acetaldeído, cujo acúmulo é capaz de causar náuseas e vômitos, entre outros sintomas desagradáveis, quando é feita ingestão de álcool. É um medicamento que deve ser usado com cuidado e por tempo não muito prolongado em associação com outros medicamentos e outras medidas usadas em um tratamento de longo prazo para o alcoolismo. A ação pode perdurar por até 72 horas. No entanto, se o medicamento está sendo usado como objetivo de tratar o dependência de álcool não é uma boa ideia voltar a fazer uso de álcool mesmo após passar o efeito da medicação. O ideal é que isso seja discutido com o médico que lhe prescreveu a medicação para ver quais são os próximos passos a serem seguidos no tratamento. A dependência de álcool é um transtorno grave que pode levar a graves consequências sendo fator contribuinte para inúmeras doenças além das alterações que causa no comportamento e nas emoções. Se o álcool já vinha causando problemas em sua vida a retomada do uso certamente continuará a lhe trazer problemas cada vez mais graves, sendo aconselhável que dê continuidade ao tratamento.

Um dos preceitos da Medicina como um todo, não apenas da Psiquiatria, é que o primeiro mandamento é não prejudicar o(a) paciente. Se você está em uso de Antietanol* (dissulfiram), é porque provavelmente deve ter tido um diagnóstico de transtorno de uso de álcool e, em função disto, usar álcool é prejudicial, independente de estar em uso do dissulfiram. Assim, orientar você sobre quando poderia beber sem ter o efeito do remédio poderia prejudicar sua saúde e, por este motivo, não me sinto autorizado a dar esta informação. Pense bem em não prejudicar seu tratamento, pois se o dissulfiram tiver sido prescrito para problemas com uso de bebida, certamente é porque o álcool já deve ter trazido prejuízos significativos para a vida da pessoa. Para quaisquer dúvidas, entretanto, que queira esclarecer, certamente seu médico poderá dar orientações específicas para seu caso particular.