Tem TDAH e comecei a tomar bupropiona 150mg há duas semanas. Senti o efeito logo no primeiro dia e m
2
respostas
Tem TDAH e comecei a tomar bupropiona 150mg há duas semanas. Senti o efeito logo no primeiro dia e melhorou 100% (compulsão alimentar, falta de ânimo, procrastinação). Agora na segunda semana parece que teve uma queda no efeito do remédio. Eu até faço as coisas, mas com um certo esforço, não estou tão equilibrada com os doces...). Isso é normal?
A bupropiona, apesar de poder melhorar, em alguns casos, os sintomas do transtorno de déficit de atenção-hiperatividade (TDAH), não é a medicação de primeira escolha para este tratamento. Usa-se apenas se outros tratamentos, mais indicados, não tiverem funcionado ou se houver alguma contra-indicação para outros tratamentos. Por outro lado, compulsão alimentar e falta de ânimo não são sintomas de TDAH e, inclusive, se houver um diagnóstico específico de transtorno de compulsão alimentar (nem sempre que as pessoas se queixam de "compulsão" o diagnóstico é este), também a bupropiona não é o tratamento aprovado. Ela pode diminuir o apetite (para controle de apetite, seu uso é aprovado em associação com a naltrexona, mas não isoladamente), mas o transtorno de alimentação compulsiva não se caracteriza por um aumento geral do apetite. Procrastinação é um comportamento comum no TDAH, mas pode ter outras causas (por exemplo, depressão, que explicaria também a falta de ânimo e o aumento do apetite e mesmo a procura por doces, principalmente, se estiver associada a sintomas de ansiedade). Assim, como pode ver, não há como responder se esta perda do efeito seria normal, caso o tratamento seja de TDAH. Se o tratamento for para depressão, o efeito inicial pode ter sido até efeito-placebo e, mesmo que a bupropiona seja um tratamento adequado para seu caso e a dose seja suficiente (geralmente, são usadas doses mais altas, a não ser que esteja associada a outra medicação), é possível que ainda não tenha tido efeito suficiente. Entretanto, é importante deixar claro que parece haver, aí, ou um diagnóstico errado (ou incompleto) ou um tratamento fora dos padrões habituais. Converse com seu psiquiatra, talvez ele consiga esclarecer você sobre os diagnósticos e as escolhas de tratamento.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. A Bupropiona pode deixar a pessoa mais acelerada e motivada que o normal na primeira semana, mas acaba ocorrendo um maior equilíbrio do efeito nas demais semanas. Pode ser o seu caso, então ainda provavelmente houve um bom efeito em relação à antes de tomar, mas um pouco menor que na primeira semana. De qualquer forma, ainda está numa dose baixa, e a medicação ainda possui espaço para ajustes. Abraço
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.