Tem dias que acordo de madrugada assustada, coração acelerado, dor no peito , com medo de acontecer

35 respostas
Tem dias que acordo de madrugada assustada, coração acelerado, dor no peito , com medo de acontecer algo comigo. Oque poderá ser?
 Camila Souza
Psicólogo
Novo Hamburgo
Olá,
Os sintomas mencionados podem ser associados a diversas questões médicas ou psicológicas. É importante uma avaliação médica para descartar possíveis problemas cardíacos ou outras questões similares. Alguns medicamentos também podem causar sintomas como coração acelerado e dor no peito, caso você faça uso de algum medicamento especifico deve procurar seu médico e discutir com ele os sintomas. O medo de acontecer algo com você vem da ansiedade gerada pelos sintomas físicos (dor no peito e coração acelerado) que você não consegue compreender de onde vem. Os sintomas podem estar denunciando um quadro de ansiedade com ataque de pânico. Como profissional da psicologia, eu diria para você buscar um médico e fazer alguns exames clínicos (se já não tiver feito), algumas vezes só de saber que nossa saúde física esta bem os sintomas regridem. Agora se ainda assim os sintomas permanecerem é importante você buscar auxilio psicológico para que você possa ter uma vida com mais qualidade.
Espero ter lhe ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O conjunto de sintomas que você descreve pode indicar um princípio de quadro ansioso, mas antes de mais nada você precisa procurar seu médico para descartar qualquer questão fisiológica, onde você poderá ter um diagnóstico mais preciso, inclusive se você necessita de algum médico especialista, medicação ou acompanhamento psicológico.
Procure ajuda!
Boa sorte!
Abs.
 Thiago Vaitsman Bastos
Psicanalista, Psicólogo
Brasília
Outra coisa a ser considerado são seus sonhos. Se seus sintomas não forem de origem orgânica, uma investigação da sua produção onírica poderá produzir explicações e, consequentemente, melhorias de seu quadro psíquico.
Sugiro que procure primeiramente um médico para uma melhor avaliação.
Se descartadas questões orgânicas, esses sintomas também são muito comuns nas crises de ansiedade e nesse caso, um psicólogo seria o profissional mais indicado. Assim como é possível que se confunda uma crise de ansiedade com um ataque cardíaco, o contrário também pode acontecer.
Se a questão médica for descartada e os sintomas persistirem, meu viés direciona para pesquisar teus sonhos (muitas pessoas referem dificuldade para lembrar, mas leve um caderno e lápis para anotar imediatamente ao acordar). Com as sessões e as imagens registradas, a busca pela causa fica mais próxima e o sintoma tende a desaparecer.
Costumo buscar associar a mensagem do sonho com aspectos a serem desenvolvidos. Assim como se o inconsciente estivesse orientando o caminho a seguir, mas a recusa do consciente/racional, limitado por padrões sociais, tradições, história individual entre outras fazem com que o medo de enfrentar “este destino desconhecido” simulem um estado de pânico com todos os sintomas possíveis.
Espero ter ajudado.
 Maria Rosa Santos Skrzypnik
Psicólogo, Psicanalista
Curitiba
Olá. Pode ser que você esteja apresentando transtorno de ansiedade (TAG), porém é importante você observar a quanto tempo isso vem acontecendo e com que frequência sente os sintomas. Procure um cardiologista para realizar exames que possam descartar hipóteses de problemas cardíacos e um psicólogo ou psicanalista. Abraço!
 Claudia Tamara Bittner Copano
Psicólogo, Psicanalista
Curitiba
Olá, minha sugestão é que você procure um (a) psicanalista para que possa falar livremente sobre como você se sente com relação a isso. é importante ter o teu lugar, e entender o porquê desses sintomas. Pois, é algo muito particular. E será falando que pode te levar a descobrir.
Espero ter ajudado!
Olá Muitas podem ser as causas desses sintomas que vc descreve e vao desde apneia, arritmia, transtorno de ansiedade, entre outros. Para saber o porque vc está tendo esses sintomas é importante vc procurar um médico da sua confiança que primeiro a examinará e verificará se há algum problema físico. Não havendo, aí então é hora de vc procurar um psicólogo com quem vc possa conversar sobre suas ansiedades e medos, alguém que possa te escutar e te acolher.
Espero ter podido te ajudar.
Você descreve um quadro ansioso. Terapia EMDR é um ótimo tratamento.
 Flávia Camargo
Psicólogo
Bento Gonçalves
Como os colegas mencionaram retirando as possíveis causas orgânicas, seria interessante a busca de uma ajuda psicológica. Estes sintomas são bem característicos da ansiedade, e é possível viver sem ela.
No meu insta gram tenho vários videos e materiais que esclarecem sobre isso, pode dar uma olhada, o endereço é flaviacamargo.psi
Estou a disposição
Ola, pelo que você informou, é necessário procurar um especialista, pode ser um psicologo, para poder dar uma avaliada e te ajudar a buscar o melhor caminho.
Dra. Olga Santos Anacleto de Oliveira
Psicólogo, Terapeuta complementar
Caruaru
Olá, sou de Recife, mas o momento atuo com a telemedicina.
Um psicólogo poderá esclarecer a origem de seus sintomas e orientá-lo os passos a seguir. Te convido a marcar uma consulta.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Micheli Mendes Alfieri
Psicólogo, Psicanalista
Guarulhos
Olá, seria interessante passar por uma avaliação de um médico clínico afim de descartar se esses sintomas são físicos, mas pode sim estar relacionado a uma crise de ansiedade, fazendo necessário o acompanhamento psicológico e se o profissional achar necessário podendo até encaminhar para um psiquiatra afim de ter um controle melhor dos sintomas, buscando uma qualidade de vida
 Rute Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Além da indicação de averiguar questões físicas com um médico, parece importante levar em consideração como tem sido teus dias, quais tuas inquietações. Apesar de características ligadas à estresse e ansiedade, um conjunto de fatores precisa ser averiguado para se fechar um diagnóstico.
 Liliane Tragante
Psicólogo
São Paulo
Os sintomas mencionados podem corresponder a questões fisicas, psiquiatricas ou psicologicas. Necessário avaliação e tratamento para confirmação ou descarte de possiveis hipóteses diagnosticas.
 Najma Alencar
Psicólogo
Belo Horizonte
Esse estado de alerta constante que te causa insonia está associado a transtornos de ansiedade. Não é grave, e tem tratamento, um psicologo pode te ajudar! para que você consiga dormir em paz novamente.
 Cleide Marchiotti
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Ola! Pela sua pequena descrição do caso, sugiro que você procure por um profissional médico, para descartar ou não qualquer possibilidade física. Visto isso e não for nada com sua saúde física, sugiro que procure por um profissional da psicanálise/psicologia para entender o que está se passando, pois sugere uma ansiedade em demasia que evolui para um pânico, e sim, pode e geralmente acontece a noite durante o sono.
Dra. Rosana Mazzon
Psicólogo
São Paulo
Olá! Então ... parece ser uma quadro de ansiedade. Tente marcar uma sessão de psicoterapia para entender o que esta realmente acontecendo com você, quais são seu pensamentos, seus medos, quais são suas angustias. Grande Abraço.
 Ana Célia Mayrink
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá. Você descreve sistomas ligados a ansiedade, mas falta dados para dizer com certeza. Procure um profissional de Psicológia ou Psiquiatria para ter certeza, para se conhecer também. Quanto mais você se conhece, mas estratégias você mesmo cria para enfrentar o que te faz mal.
 Paulo Joau
Psicólogo
Salvador
Seu quadro pode estar relacionado a uma gama de possibilidades. Sugiro, inicialmente, buscar um médico clínico geral. Ele irá solicitar uma série de exames e poderá analisar se essas questões que lhe afetam estão ligadas à fisiologia do seu corpo ou não. Caso seja descartada essa hipótese, aí sim, poderemos investigar outras questões ligadas à sua ansiedade, preocupações ou um quadro agudo de estresse. Abraço
Dra. Emy Lay Soares Loiola
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Os sintomas de ansiedade podem ser aparecer de diferentes maneiras em cada indivíduo, esse é um sintoma no qual alguns pacientes que tem ansiedade se queixam, dessa forma seria interessante encontrar um espaço de fala para falar sobre seus sintomas, emoções e enfrentamento dessa ansiedade, a psicoterapia pode lhe auxiliar infinitamente, desde que você se permita perceber o que é importante cuidar em você! Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
 Letícia de Paulo
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá!
Para uma resposta precisa é necessário aprofundar no caso. Procure um profissional da psicologia, ele(a) irá ajudá-lo(a). Um abraço. Fico à disposição!
 Ricardo Alexandre Ribeiro
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá! É importante consultar um médico cardiologista para a realização de um check-up que irá avaliar as questões fisiológicas do corpo. Após esta avaliação, seria interessante iniciar um processo de autoconhecimento com um psicólogo que poderá lhe ajudar a lidar com um possível quadro de ansiedade que também compõe esta lista de sintomas que você descreve. Um abraço.
Obviamente pela internet não há como fazer um diagnóstico preciso, porém ao que parece, os sintomas específicos citados estão relacionados a transtorno de ansiedade. Neste caso, um tratamento precoce com psicoterapia é o mais adequado para que você consiga viver de uma maneira mais autônoma. Sou Psicóloga que atua com foco em Ansiedade e falo muito sobre o assunto nas redes sociais. Fique à vontade para passar por lá para tirar todas as suas dúvidas. Estou à disposição para qualquer esclarecimento.
 Andreia Torres
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Pelo seu curto relato, recomendo buscar um atendimento médico para descartar qualquer problema físico. Após exames e se forem descartados, procure um psicólogo. Podem ser sintomas de ansiedade, mas terá que fazer uma avaliação para entender melhor.
 Bacellar Cazão
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Ansiedade e/ou depressão, melhor se consultar com um psicólogo e um psiquiatra.
 Leandro Cavalin
Psicólogo, Psicanalista
Ribeirão Preto
Olá! Estas sensações, pensamentos e sentimentos são muito comuns em quadros de ansiedade elevada. É interessante primeiramente buscar por atendimento médico para saber se está tudo bem com sua saúde física. Conflitos psíquicos e situações que nos causam angústia em nosso cotidiano podem desencadear ansiedade intensa acompanhada ou não de sintomas físicos (como, por exemplo, taquicardia, tremores no corpo, falta de ar). Se estiver tudo bem com sua saúde física, procure por atendimento psicoterápico para cuidar da mente. Um abraço!
 Marcos Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Goiânia
Esses sintomas podem ser sinais de ansiedade ou de um transtorno de ansiedade. A ansiedade é um sentimento normal de preocupação ou medo, mas quando se torna excessiva e interfere na vida diária, pode ser um sinal de transtorno de ansiedade. Se você está tendo esses sintomas com frequência, é importante procurar ajuda médica para avaliar seu quadro e tratar adequadamente.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Sem uma avaliação mais detalhada, penso que o que é possível dizer é que possa ser ansiedade. Se estiver te trazendo sofrimento ou tiver interessada em entender melhor, minha orientação é fazer consulta com psicólogo. Abraço.
Olá!
Esses sintomas que você descreve — acordar de madrugada assustada, com o coração acelerado, dor no peito e medo de que algo ruim aconteça — podem estar relacionados a crises de ansiedade ou ataques de pânico. Embora essas sensações possam ser assustadoras, elas são mais comuns do que se imagina e podem acontecer por várias razões, incluindo estresse e preocupações.

É importante observar se há algum padrão ou evento específico que desencadeie esses episódios e buscar apoio profissional.
Acordar de madrugada com coração acelerado, dor no peito e sensação de medo pode estar relacionado a episódios de ansiedade noturna ou ataques de pânico. Esses episódios podem ser desencadeados por fatores emocionais, como preocupações acumuladas, estresse ou até experiências subconscientes processadas durante o sono. Embora esses sintomas possam ser intensos, é importante lembrar que eles geralmente não indicam um problema físico grave, mas uma resposta exagerada do sistema nervoso.

A psicoterapia pode ser muito útil nesse caso, pois permite investigar as causas subjacentes dessas manifestações. Um terapeuta pode ajudar você a compreender possíveis gatilhos emocionais ou padrões de pensamento que estão contribuindo para essa sensação. Além disso, a terapia oferece suporte para lidar com o medo de que algo ruim aconteça, promovendo maior equilíbrio emocional e segurança. Caso os sintomas persistam, também é importante consultar um médico para descartar causas físicas.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

O que você está descrevendo — acordar de madrugada com o coração acelerado, dor no peito e medo intenso — pode ser um sinal de ataque de pânico noturno ou uma resposta de ansiedade que acontece durante o sono. Esses episódios podem ser muito assustadores, pois surgem de forma inesperada e podem ser acompanhados por sensações físicas intensas, como a aceleração dos batimentos cardíacos e o aperto no peito.

Ataques de pânico noturnos são causados por uma ativação repentina do sistema de "luta ou fuga" do corpo, mesmo sem um perigo real. Durante o sono, isso pode ocorrer devido ao estresse acumulado, ansiedade geral ou, em alguns casos, por distúrbios do sono. Esses episódios não são fisicamente perigosos, mas podem causar muito desconforto emocional.

Outra possibilidade, embora menos comum, é que a dor no peito e a sensação de medo possam estar relacionadas a questões físicas, como refluxo ácido ou alterações na respiração durante o sono, como apneia do sono. Essas condições podem gerar sintomas que são percebidos como alarmantes, levando a uma reação ansiosa.

Se esses episódios forem recorrentes, é importante buscar uma avaliação médica inicial para descartar condições físicas, como problemas cardíacos ou respiratórios. Embora os exames normalmente indiquem que não há problemas graves, essa etapa traz tranquilidade e ajuda a direcionar o foco para o tratamento emocional.

Se os episódios forem relacionados à ansiedade ou ao pânico, o acompanhamento com um psicólogo pode ser muito eficaz. Abordagens como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) ajudam a identificar os gatilhos que podem estar por trás desses episódios e a desenvolver estratégias para lidar com eles de forma mais tranquila. Em casos mais intensos, um psiquiatra pode avaliar a necessidade de medicamentos para ajudar a estabilizar os sintomas.

Enquanto busca ajuda, algumas práticas podem aliviar a sensação durante os episódios. Tente focar na respiração lenta e profunda, inspirando pelo nariz por 4 segundos, segurando o ar por 2 segundos e expirando lentamente pela boca por 6 segundos. Isso ajuda a regular o sistema nervoso e a desacelerar o ritmo cardíaco.

Você não está sozinha, e existem formas eficazes de lidar com essas sensações e recuperar noites mais tranquilas. Se precisar de mais orientações ou quiser explorar outras formas de lidar com isso, estarei aqui para ajudar!
Olá!

O que você está descrevendo pode ser uma experiência relacionada à ansiedade noturna, que muitas vezes se manifesta através de sintomas físicos intensos, como coração acelerado e dor no peito. Esses episódios podem ser assustadores, especialmente quando ocorrem de forma inesperada durante a noite.

Na psicoterapia cognitivo-comportamental, buscamos entender os pensamentos e emoções que podem estar contribuindo para esses sintomas. É comum que preocupações subjacentes ou estresse acumulado se manifestem dessa forma. Trabalhamos com técnicas que ajudam a regular a respiração e a acalmar a mente, o que pode ser bastante eficaz para aliviar esses sintomas.

O benefício de buscar apoio psicológico está em poder explorar essas experiências em um ambiente seguro, desenvolvendo estratégias para lidar com elas de modo mais tranquilo. A psicoterapia oferece ferramentas valiosas para promover seu bem-estar emocional.

Estou disponível para ajudar você nesse caminho. Para mais informações, acesse meu perfil no Doctoralia ou o site HumanaMente Falando.

Fico à disposição, fique bem!

Com afeto,
Leonir Troscki - CRP12/12755.
Pela sua descrição, parece que você está enfrentando episódios de ansiedade e pânico. Recomendo que procure ajuda psicológica. Um profissional poderá compreender melhor o que está acontecendo com você, além de iniciar o tratamento adequado. Você não precisa passar por isso sozinha, busque ajuda. Caso deseje, estou à disposição!
Os sintomas descritos podem indicar uma crise de pânico, um transtorno de ansiedade que se caracteriza por ataques repentinos e intensos.

Especialistas

Daiane Cristina da Silva Rodrigues

Daiane Cristina da Silva Rodrigues

Terapeuta complementar

Patos de Minas

Andre Luiz Farias Manoel da Costa

Andre Luiz Farias Manoel da Costa

Psicólogo

São Paulo

Júlia Guimarães Lopes

Júlia Guimarães Lopes

Homeopata

Belo Horizonte

Nazira Scaffi

Nazira Scaffi

Homeopata, Ginecologista

Campo Grande

Fernando  Bomtempo

Fernando Bomtempo

Psicanalista

Goiânia

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 67 perguntas sobre Síndrome do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.