Tem como verificar tdah através de um exame de imagem ou é totalmente clinico? Sei de estudos que dizem

8 respostas
Tem como verificar tdah através de um exame de imagem ou é totalmente clinico? Sei de estudos que dizem que ACUMBENS , HIPOCAMPO E AMIGDALA CEREBRAL em pessoas com TDAH possuem tamanho menores dessas três partes do cerebro. consta no site do ABDA. Realmente é uma descoberta?
Não existe exames fisicos; no entanto, em minha experiência clínica algumas pessoas diagnosticadas com TDAH, ao colocarem afeto em suas atividades, ou seja, quando descobrem que gostam da atividade, conseguem se concentrar. Tenho observado que o afeto está intimamente relacionado com a capacidade de concentração!
Procure se relacionar afetivamente com as atividades; aí pode estar escondido o segredo para você conseguir se concentrar melhor!
Um grande abraço,
Léa

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!

Por enquanto, só estudos. Não existe nenhum exame físico específico que informe o diagnóstico. Mesmo com tantos estudos em neuropsicologia ainda lidamos com muitas perguntas nesse vasto "mundo" que é a mente/cérebro.
Abs
Olá,
Infelizmente ainda não temos nenhum exame de imagem ou de outro tipo que faça o diagnóstico do TDAH. O ideal é que este seja feito por uma equipe multidisciplinar. Com neurologista, neuropsicologo e psicopedagogo. Estes profissionais apesar de não utilizarem nenhum exame de imagem; através de testes (desenvolvidos especialmente para estes diagnósticos) e observação clínica podem realizar o diagnóstico.
Você pode realizar um psicodiagnóstico é ter atendimento multidisciplinar com Bons resultados na continuidade do tratamento.
O diagnóstico do TDAH ainda é totalmente clínico.
Algumas pesquisas têm estudo alguns aspectos fisiológicos do transtorno, e uma das descobertas seria um possível atraso na maturação do cérebro, ligado as áreas responsáveis pelo controle da impulsividade e recompensas - as quais você listou. Apesar das teorias e descobertas, ainda não existe nenhum exame laboratorial para diagnóstico, sendo necessário uma avaliação clínica com o psiquiatra e/ou psicólogo.
Espero ter ajudado!
Caso tenha ficada alguma dúvida, posso ajudar!
As regiões do cérebro responsáveis pelas variações de humor, ansiedade e hiperatividade podem ser influenciadas por vários fatores, incluindo aspectos ambientais, comportamentais e uso de substancias. Grande parte dos pacientes alcançam considerável estabilidade mediante tratamento com diversos tipos de terapia (psicanalítica a qual utilizo),e portanto, cada caso deve ser avaliado em sua singularidade. O cérebro é um órgão muito plástico, podendo determinadas regiões diminuídas pela falta de estímulos específicos serem modificadas via plasticidade neuronal, através de estímulos com exercícios e terapia adequada. Nos casos mais graves, há necessidade inicial de controle dos níveis de neurotransmissores com medicação adequada.
O diagnóstico de TDAH é clínico, ainda não dá para fazer exames de laboratório, pois essas hipóteses ainda não foram confirmadas estão em estudos.
Olá! Embora existam essas evidências em relação ao tamanho de certas regiões cerebrais e o transtorno, isso é mais entendido como uma evidência do que um ponto irrefutável para o diagnóstico, pois inclusive, muitas pessoas tem essas regiões menores do que a população em geral e acabam não tendo o transtorno. Inclusive há pessoas com os tamanhos considerados normais dos lobos cerebrais e que possuem o transtorno. Assim, esse é um transtorno cujo diagnóstico é essencialmente clínico.

Caso tenha mais dúvidas, fico às sua disposição.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 437 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.