Tem como sabermos o ano e tempo que começou a doença de alzheimer? existe algum exame?

3 respostas
Tem como sabermos o ano e tempo que começou a doença de alzheimer? existe algum exame?
Caro internauta, exatamente com precisão de dia, mês e ano, não. Não é possível porque a doença não tem um marco temporal definido. A doença de Alzheimer evoluiu lentamente e o inicio clínico muitas vezes é quase imperceptível.
Então...Declara-se o inicio da doença a partir de um momento ou ano no qual familiares e paciente começaram a perceber alterações de memoria e/ou linguagem e/ou comportamento. isso é feito com uma estimativa de forma retrospectiva.
Existem exames de imagem, como a Ressonância Magnética que podem mostrar o volume dos hipocampos e isto tentar fazer uma relação com o estágio da doença, se leve moderado ou grave.
Resumo da ópera: Não tem exame e nem teste que dê a data exata do inicio da doença, assim é possível estimar junto do seu médico com uma boa coleta de história e exame de imagem.
Atenciosamente

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não há como saber exatamente quando iniciou a doença de Alzheimer. A RNM de crânio, a perfusão cerebral (outro exame), a avaliação neuropsicógica e o exame clínico, feito pela neurologista, podem fazer o diagnóstico inicial, e assim favorecer o início mais rápido do tratamento.
Sendo a Doença de Alzheimer uma doença crônica e evolutiva é impossível estabelecer esta relação temporal de início de doença com precisão. Além disso, sabe-se que muitos pacientes podem apresentar alguns sintomas da doença de Alzheirmer,como o esquecimento de fatos recentes, porém estes ficam limitados e nunca chegam a interferir na capacidade de realização das atividades de vida diária do paciente. Esse quadro é denominado de Transtorno Cognitivo Leve, é deverá ser acompanhado pelo geriatra, em caso de pacientes acima dos 60 anos, para avaliar se evoluirá para um quadro de Doença de Alzheimer propriamente dito ou se manterá apenas como um defícit cognitivo sem maiores repercussões para o paciente.

Especialistas

Camilla Monti Oliveira

Camilla Monti Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Viviane Alessandra Vieira

Viviane Alessandra Vieira

Geriatra

Araras

Rafael Paterno Castello

Rafael Paterno Castello

Neurologista

São Paulo

Alessandra Andrade Negreiros

Alessandra Andrade Negreiros

Psicólogo

Manaus

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 195 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.