Tem alguma fruta que pode ser ingerida em caso de intoletancia a frutose e lactose

5 respostas
Tem alguma fruta que pode ser ingerida em caso de intoletancia a frutose e lactose
Toda fruta tem frutose, no entanto algumas têm teores mais baixos, como o limão e o pêssego em calda diet. O importante é consultar um nutricionista para avaliar o seu grau de intolerância, e qual fruta pode ser prescrita por refeição, dadas as características de absorção e biodisponibilidade. Intolerância à lactose se limita ao leite e derivados, não estando associada a nenhuma fruta.

O açucar presente em todas as frutas se chama: frutose e dependendo do nível que apresenta de intolerância e esta também está associada ao açucar do leite( lactose ) a sua dieta deverá ser elaborada adaptando a suas necessidades de energia e nutrientes com restrição( leve, moderada ou até mesmo mais severa nestes componentes informados ).
Todas as frutas possuem frutose (açúcar das frutas), porém algumas possuem em menor quantidade. Mas o que tem realmente importância é a questão do índice glicêmico dos alimentos. Alimentos com alto IG aumentam a glicose rapidamente na corrente sanguínea, promovendo maior liberação de insulina, o que pode gerar alguns problemas de saúde e ganho de peso. Assim, as frutas de baixo índice glicêmico são mais indicadas, por ex: maçã e pera com casca, morango, melão, kiwi, uva, abacate, laranja com bagaço, pêssego. O que também ajuda a reduzir o IG das frutas é o seu consumo junto com fibras, como frutas com casca, farelo de aveia, linhaça, chia, etc.
Quanto à lactose, é o açúcar presente no leite e derivados. Hoje temos várias opções para substituir, como leite de amêndoas e leite de coco.
Todas as frutas possuem frutose (açúcar da fruta), em menor e maior quantidade, dependendo da fruta.
Como tudo é muito individual, depende do organismo de cada pessoa é preciso avaliar seu caso e ver se é possível algum tipo de fruta.
Com relação a lactose, ela está presente no leite, portanto, não tem relação com as frutas. Hoje, no mercado, existem vários produtos que não contém lactose.
Sim, conforme a tolerância do paciente. As frutas com menor teor são: limão e morango. Você pode fazer um sorvete com morango triturado + leite vegetal.
Lembre-se de tratar o intestino para diminuir sinais e sintomas. Além disso, existem duas intolerâncias À FRUTOSE: inata e adquirida. A inata é quando você nasce sem a enzima que é capaz de quebrar a frutose; a adquirida é com a dieta ocidental (essa é possível reverter dentro de um acompanhamento). Boa sorte!