Tem algum outro exame que substitua a amniocentese?

3 respostas
Tem algum outro exame que substitua a amniocentese?
Tanto a biópsia do vilo corial como a amniocentese são realizadas para fins de diagnóstico genético pré-natal em situações específicas já que eles não são totalmente inócuos e por isso são conhecidos como "testes invasivos". A amostragem percutânea de sangue umbilical obtido do feto só é feita após 18 semanas de gestação e está associada a uma taxa de abortamento bem maior do que a da amniocentese (2%). O único exame que poderia substituir a amniocentese seria o diagnóstico genético pré-implantação no embrião que for obtido através de uma FIV. Nesse teste realizado numa fase embrionária muito inicial uma única célula é retirada do embrião (blastômero) que poderá ter seu DNA analisado em relação a inúmeras mutações específicas, assim como para detectar rearranjos cromossômicos ou trissomias para os quaisl o embrião supostamente estiver em risco.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Para diagnóstico de cromossomopatias fetais, ainda em período intra-uterino, existe a biópsia de vilo corial, cordocentese e amniocentese, que são exames invasivos cada um indicado numa fase específica da gestação.
Existe um exame oferecido durante o pré-natal conhecido como NIPT. Esse é um exame simples, nao invasivo, que pode ser colhido em sangue periférico materno, a partir da nona semana de gestacao. Esse exame rastreia somente as coromossomopatias mais freqüentes ( trissomia do 13, 18, 21 e as ligada ao X e ao Y), porém capaz de detectar 99% dessas síndromes. Uma limitação seria as gestações multiplas.
Vale lembrar que o NIPT ou Cell fere DNA, é um exame de “rastreamento” e não um exame “Diagnóstico”. A partir do NIPT pôde-se diminuir o número de candidatos a serem submetidos a um procedimento invasivo (amniocentese, biópsia de vilo corial e cordocentese) mas somente o exame invasivo é que permite um estudo genético pormenorizado do feto através do cariotipo, Microarray e/ou exoma.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 37 perguntas sobre Amniocentese genética
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.