Teho um calculo de 5mm que saio do rim e vem descendo pelo ureter ja fazem 10 dias esta parado sobre

3 respostas
Teho um calculo de 5mm que saio do rim e vem descendo pelo ureter ja fazem 10 dias esta parado sobre o sacro nao sinto maiores dores .
Será que elimino ele logo pela localização ?
Será que daqui pra frente nao sentirei maiores dores?
O problema em si não é o cálculo propriamente mas a obstrução do trato urinário. Você pode sim ter dores enquanto não eliminar este cálculo. O ideal seria uma avaliação completa com o Urologista para definirmos qual a melhor conduta no seu caso. Um abraço e á disposição.

Temos que ver se este cálculo,de 5mm, já em topografia de sacro, já não provocou dilatação dos rins,do ureter acima do seu local,se há infecção urinária,e vc ainda pode ter dor sim ,caso continue o processo de eliminação.Ha medicamentos que facilitam esse processo,mas o tamanho está no limite, normalmente acima de 6mm somente com procedimentos pelo ureter p retirá-lo.Procurar o especialista, Urologista,o nefrologista pode ajudá-lo depois para estudar o perfil metabólico da sua urina,ver quanto se elimina de cálcio, ácido úrico, citrato,etc,para ajudar a prevenir novas formações cálculosas,assim como orientação de Nutricionista,com grande ingestão de líquidos (30ml por kg de peso seu)
Faça isso,vai ficar bem!Boa sorte!
Entendo sua preocupação com esse cálculo renal. Vamos conversar sobre sua situação.

Um cálculo de 5mm é considerado pequeno e tem boas chances de ser eliminado naturalmente. O fato de já ter descido do rim para o ureter é um bom sinal. No entanto, a localização sobre o sacro não garante uma eliminação imediata ou indolor.

Você pergunta se vai eliminar logo e se não sentirá mais dores. A verdade é que cada organismo reage de forma diferente. Alguns eliminam rapidamente, outros podem levar mais tempo. As dores também variam de pessoa para pessoa.

É importante ficar atento a sinais de complicações. O cálculo parado por 10 dias pode ter causado dilatação do rim ou do ureter acima dele. Também há risco de infecção urinária. Por isso, mesmo sem dor intensa, é fundamental procurar um urologista.

O médico poderá avaliar se há necessidade de intervenção. Existem medicamentos que podem ajudar na eliminação do cálculo. Mas lembre-se: 5mm está no limite do que consideramos passível de eliminação espontânea. Acima de 6mm, geralmente são necessários procedimentos para retirada.

Após resolver este episódio, é importante investigar as causas. Um nefrologista pode ajudar a estudar o perfil metabólico da sua urina, verificando a eliminação de substâncias como cálcio, ácido úrico e citrato. Isso ajuda a prevenir novas formações.

A orientação de um nutricionista também é valiosa. Uma dieta adequada e grande ingestão de líquidos (cerca de 30ml por kg do seu peso) são essenciais na prevenção.

Se quiser discutir mais detalhes ou tirar dúvidas adicionais, uma teleconsulta pode ser muito útil. Plataformas como a Doctoralia oferecem acesso a especialistas altamente recomendados. Eu mesmo posso te orientar melhor numa consulta online, se desejar.

Lembre-se: a telemedicina permite acesso rápido e conveniente a segundas opiniões médicas. É uma ótima opção para casos como o seu, onde o acompanhamento é importante.

Cuide-se bem e não hesite em buscar ajuda profissional. Com o tratamento adequado, você ficará bem. Boa sorte na sua jornada de saúde!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900