Tdah pode ser classificado como transtorno cognitivo?

9 respostas
Tdah pode ser classificado como transtorno cognitivo?
Pelo a nova versão do DSM-V o TDAH é considerado um transtorno do desenvolvimento. As patologias classificados como transtornos cognitivos geralmente estão associadas à quadros clínicos prévios, ou seja, primários como ocorre na demência tipo alzheimer, demência vascular (causada por avc), entre outras demências originárias de quadros clínicos já existentes e apresentam como consequências déficits cognitivos múltiplos (principalmente de memória). Um abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O TDAH é uma síndrome heterogênica, de etiologia multifatorial, dependente de fatores genéticos-familiares,adversidades biológicas e psicossociais caracterizada pela presença de um desempenho inapropriado nos mecanismos que regulam a atenção, a reflexibilidade e a atividade motora, que fazem parte dos processos cognitivos envolvidos.
Realizando uma avaliação neuropsicológica e com o diagnostico preciso fará um bom acompanhamento com Psiquiatras e Neurologistas.
At.,
Mônica Araujo - Neuropsicóloga
O TDAH é caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Os problemas cognitivos associados ao TDAH tem sido objeto de estudos nos últimos anos. Os Déficits cognitivos, são alterações na maneira como o indivíduo processa a informação. Envolve principalmente funções mentais como memória, linguagem, raciocínio lógico e abstrato, atenção, percepção, capacidades executivas e capacidades visuo espacial. Acho importante ficar claro que, respondendo a pergunta, o Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade causa déficits cognitivos na medida que ocasiona um funcionamento executivo insatisfatório e uma memória de trabalho deficiente.
Minha experiência com crianças encaminhadas com "pré-diagnósticos" da escola com TDAH, após tratamento com psicodiagnóstico interventivo, mostraram que as crianças apresentavam problemas afetivos-emocionais, ao qual apresentei em Congressos.
Sim. Está relacionado com as alterações das funções cognitivas: Atenção, Memória, Funções Executivas, que envolvem planejamento, organização, auto-monitoramento, atividade motora e aspectos afetivo- emocionais.
Não. O TDAH é um transtorno neurobiológico de causa genética cujo as principais características são desatenção, inquietude e impulsividade. Como esse transtorno envolve o lobo frontal, as funções executivas são diretamente afetadas (talvez por isso você tenha essa dúvida quanto as funções cognitivas). O sujeito tem culdade de planejamento, de atenção (logo ele fica com dificuldade para lembrar), é distraí do, se irrita com facilidade. ...esses sintomas comprometem muito as áreas da vida. Um bom tratamento ajuda muito.
Transtorno neurobiologico com prejuízos cognitivos quando não tratados adequadamente.
Olá!
Não, não pode ser considerado um transtorno cognitivo e sim do neurodesenvolvimento. Uma pessoa com TDAH não tem déficit cognitivo. Os déficits que possam existir são consequências da falta de atenção e desorganização interna e externa mas não de uma deficiência da cognição.
De acordo com o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders o TDAH é hoje classificado como um transtorno do Neurodesenvolvimento.

Especialistas

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Solange Heckler

Solange Heckler

Psicólogo

Carlos Barbosa

Thais Hernandes Kiesel

Thais Hernandes Kiesel

Psicólogo

Taboão Da Serra

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.