TDAH atrapalha no rendimento escolar e na vida pessoal??
9
respostas
TDAH atrapalha no rendimento escolar e na vida pessoal??
Sim, com certeza. O TDAH pode interferir no rendimento escolar, na comunicação, nas relações interpessoais, na auto estima e, se não tratado, no rendimento do indivíduo adulto no trabalho.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Apesar da doença afetar o desempenho escolar, existe várias opções psicoterapêuticas para auxiliar a pessoa a lidar com os sintomas e minimizar os efeitos negativos no desempenho escolar e na vida pessoal.
Sim pode atrapalhar pois a principal característica é a falta de atenção e foco. No entanto é possivel fazer um tratamento psicoterápico e uma parceria com a escola que, usando algumas estrategias podem ajudar o aluno.
Sim, pode dificultar muito a vida escolar ou social, uma vez que é mais trabalhoso manter o foco nas atividades, prejudicando assim o rendimento. É importante passar por uma avaliação de um neuropsicologista ou neurologista e nos casos de um baixo rendimento escolar, um acompanhamento com um psicopedagogo, alem da psicoterapia para auxiliar com a auto estima rebaixada, muito comum nestes casos..
Olá! O TDAH, por alterar a capacidade de manter atenção em determinados estímulos, pode atrapalhar bastante a vida escolar e pessoal, dificultando lembrar detalhes, conversas, fazer contas, lembrar de compromissos e de textos que leu. Além disso, também pode incluir sintomas de agitação e/ou impulsividade, prejudicando na tomada de decisões, planejamento, entre outras. O ideal é buscar um(a) neurologista para tratamento medicamentoso e um psicólogo a fim de realizar avaliação psicológica e identificar o que está preservado e o que está comprometido em relação às funções cerebrais. Por fim, fazer terapia juntamente com o tratamento médico auxilia bastante no combate aos sintomas e melhora na qualidade de vida.
TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade atrapalha o desempenho escolar e a vida cotidiana de pessoas que tem TDAH, tanto criança quanto adulto porque não conseguem se concentrar desta maneira, tem dificuldade de reter informação e consequentemente, mais déficit de aprendizagem. Além, do déficit associado as funções executivas para faz com que pacientes com TDAH não consigam se organizar de forma adequada, tenham dificuldade em se planejar, pouca flexibilidade mental e baixo controle inibitório. Para que se tenha um tratamento adequado tanto farmacológico quanto conduta terapêutica sugere consulta psiquiátrica, psicológica, neuropsicológica para uma avaliação neurocognitiva, avaliação fonoaudiológica.
Oi, depende do grau do TDAH, tem pessoas que isso atrapalha muito outras não. Mas para aqueles que precisam tem terapias focadas em TDAH que ajuda muito a diminuir a impulsividade, a desatenção e a desorganização. Existe habilitação cognitiva para ajudar também.
Com acompanhamento adequado é possível conviver de forma integrada. Um bom profissional, além de cuidar da pessoa, pode orientar a escola nas questões pedagógicas referentes às especifidades do TDAH.
Sim, interfere na vida pessoal, profissional, educacional e nos relacionamentos. Fatores como: déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade e comorbidades: ansiedade e depressão podem acompanhar o quadro clínico. Necessário uma avaliação médica e psicológica para dar início ao tratamento
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Minha filha tem 9 anos e disse q gosta de fica sozinha as vezes isso é normal? E tb já teve uma crise qundo a colega n quis falar com ela ela se arranhou isso é normal?
- Eu tenho um diagnóstico de TDAH, porém, agora estão suspeitando de TAB, e pode ser que tenha mais se um transtorno associado, logo, as medicações podem não surtir o efeito que se espera, por não poder misturar estabilizadores com psicoestimulantes, O que devo fazer?
- Para os especialistas em psiquiatria tem como dá o diagnóstico na primeira consulta? Tenho suspeita de ter TDAH.
- Minha filha é deficiente intelectual desde o nascimento teve um a hipóxia falta de oxigenação no cérebro, se desenvolveu com atraso cognitivo em relação as outras crianças, hoje tem 22 anos é bem funcional estuda de forma online e independente, mas percebi que ela assiste duas series e sempre repete…
- Tenho 38 anos e fui diagnosticada com TDAH há 2 meses. Iniciei Fluoxetina e Atentah há 2 meses. O Atentah comecei tomando quarenta.mg e passei a tomar oitenta.mg faz umas 3 semanas. Fluoxetina eu tomo quarenta.mg por dia Ontem e hj ando sentindo uma tristeza imensa e uma agonia mto forte no peito. Chorei…
- Oi tô tomando ritalina e tô com muita dor de dente e dor de cabeça posso tomar dipirona
- Tenho TDAH. Eu posso um dia conseguir parar de tomar a medicação?
- Meu filho tem 3anos é está apresentando agressividade no colégio,que bater quando tomando os brinquedos da criança,o que devo faze?
- É verdade que pessoas com ansiedade tem hiperfoco?
- É normal querer ser muitas coisas e sentir que não é nada? Me sinto sufocada,mudo de opinião mt rápido,tento mudar meu jeito pra de alguma forma sentir que sou algo,de que pelo menos sou uma pessoa bacana,mas sinto que não sou nada,e isso me frusta todos os dias,eu tento fazer múltiplas coisas diferentes,mas…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.