Suponho que por não possuir mais a glândula tireóide , também não tenho as glandulas paratireóides

3 respostas
Suponho que por não possuir mais a glândula tireóide , também não tenho as glandulas paratireóides , correto ? A reposição hormonal com o remédio syntroid é suficiente para suprir a falta dessas glândulas tb (paratiróides)?
As paratireóides são pequenas glândulas localizadas próximo à tireoide e que são responsáveis pelo controle do cálcio no sangue. Quando é retirada a tireóide cirurgicamente costuma-se manter as paratireóides nos seus locais normalmente. São incomuns os casos em que as paratireóides são retiradas inadvertidamente junto com a tireóide. Para avaliar se as paratireóides estão funcionando normalmente existem exames laboratoriais específicos para esse objetivo, como a dosagem de cálcio e o hormonio PTH. Se for diagnosticado o hipoparatireoidismo (perda de função das paratireóides) costuma-se repor o cálcio e talvez em conjunto a Vitamina D. O Syntroid (Levotiroxina) repõe somente o hormônio da tireóide, quando no hipotireoidismo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Quando a tireoidectomia (retirada da glândula tireóide) é realizada, as paratireóides costumam ser preservadas na cirurgia. Portanto, a reposição com o Synthroid (levotiroxina) é para suprir a falta do hormônio tireoideano. A falta do hormônio liberado pelas paratireóides, no caso, o PTH, acarretaria hipocalcemia (cálcio baixo no sangue), mas como eu disse, as paratireóides costumam permanecer funcionantes após a cirurgia.
Ter sido submetida à tireoidectomia não significa que as paratireoides foram retiradas. Na verdade, busca-se preservá-las em todo procedimento cirúrgico na região cervical.
Fazer avaliação periódica do cálcio e PTH está indicado em indivíduos que se submeteram à tireoidectomia pois alteração da função das glândulas paratireoides pode ocorrer com o passar dos anos.

Especialistas

Alana Rocha Puppim

Alana Rocha Puppim

Endocrinologista, Médico de emergência, Médico clínico geral

Vila Velha

Thalissa Milani Favreto

Thalissa Milani Favreto

Endocrinologista

Cascavel

Laura Berton Eidt

Laura Berton Eidt

Endocrinologista, Internista

Porto Alegre

Mayra Zanon Casagrande

Mayra Zanon Casagrande

Endocrinologista, Internista

São Paulo

Jairo Maropo de Alencar

Jairo Maropo de Alencar

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 92 perguntas sobre Distúrbios das glândulas paratireóides
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.