Soube que quem já retirou a vesícula faz parte do grupo de risco para câncer de pâncreas. A que se
3
respostas
Soube que quem já retirou a vesícula faz parte do grupo de risco para câncer de pâncreas. A que se deve? Existem estatísticas que comprovam a informação?
Existem fatores de risco para câncer de pâncreas e o principal é tabagismo. Outros são, etilismo e pancreatite crônica e cirurgias para úlcera ou retirada da vesícula. No entanto esse tumor tem surgimento eminentemente esporádico. Isto é, acomete aleatoriamente a populacao. Diferente por exemplo do câncer de pulmão que na maioria das vezes tem como causa o cigarro. Os estudos relativos aos fatores de risco são feitos com base em populações muito grandes e a questão dos fatores de risco são achados estatísticos. A imensa maioria de quem retirou a vesícula não terá esse câncer bem como a maioria de quem tem não retirou a vesícula no passado.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Não existe correlação entre o câncer de pâncreas e o fato de ter retirado a vesícula. Como existe muita gente que retirou a vesícula, jogaram essa observação no estudo. O principal e único fator do câncer de pâncreas é genético ou hereditário.
Apesar do risco estatístico existir de acordo com estudos populacionais, nós médicos não costumamos vincular a retirada da vesícula ao risco de câncer de pâncreas. Os principais riscos já foram mencionados e incluem tabagismo, etilismo, pancreatite crônica, algumas síndromes hereditárias e história familiar de câncer de pâncreas.
Os riscos de não se retirar a vesícula quando há indicação são maiores do que os de não retirar. Por exemplo, aumenta-se o risco de complicações associadas à presença de cálculos na vesícula e também o risco de câncer de vesícula.
Os riscos de não se retirar a vesícula quando há indicação são maiores do que os de não retirar. Por exemplo, aumenta-se o risco de complicações associadas à presença de cálculos na vesícula e também o risco de câncer de vesícula.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- A minha esposa foi operada ao pâncreas, ha 3 semanas é normal ter náuseas e vomitos?
- Nó dia 5 de Maio fui retirado o baço é metade do pâncreas ,qual é a dieta quê devo fazer ? Obrigada
- Quem n tem vesícula, e normal ter fezes flutuantes?
- Bom dia!! biópsia de lesão de corpo do pâncreas, ausência de neoplasia na amostra, coleções de neutrofilicas, fragmento de tecido conjuntivo com neovascularização ( tecido de granulação), fragmentos destacado de epitélio colunar sem atípica nuclear, não se observam células neoplásicas, características…
- Meu CA 19-9 deu 66. Devo procurar um oncologista? Estou sem saber o que fazer….
- Fiz a cirurgia no pâncreas já tem 3 meses e ainda sinto dor isso é normal?
- Quais exames de imagens/sangue/fezes, que avaliam o intestino delgado? Exames que possa ver todo o Intestino delgado, para diagnóstico de patologias no mesmo?
- É normal uma bolsa de dreno hepático cheirar tão mal?
- Olá! Anos pós bariatrica, com Esteatose Hepatica, isso pode aumentar o Ca19-9?
- Boa tarde,minha tia retirou a , cabeça do pâncreas e agora n tá conseguindo parar o vômito ,o q fazer ?!
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 109 perguntas sobre Câncer de pâncreas
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.