Sou viciado em Tramadol, tomo 4 caps de 50mg por dia, sempre que tento parar me dá depressão, todos

9 respostas
Sou viciado em Tramadol, tomo 4 caps de 50mg por dia, sempre que tento parar me dá depressão, todos os médicos que vou pedem pra parar de imediato e me dão antidepressivos. Porém, sempre volto a tomar. Qual a maneira correta de parar? Não seria diminuindo e trocando por outro opióide?
Bom, deixemos o médico decidir as coisas médicas. Caso não esteja gostando do profissional, não desista de buscar até que encontre um que lhe dê argumentos motivadores. Não deixe de considerar como parte central do seu tratamento uma psicoterapia. A abordagem cognitivo comportamental tem bons resultados nestas demandas

olá! Acredito que posso contribuir nessa sua questão. Não sobre a droga em si, ou sobre quantidade certa para parar de usa-la. Isso deixamos para os médicos. Mas num trabalho com psicólogo, você poderia começar a se questionar sobre o que vem de você que iniciou e alimentou este vicio e que acontece antes mesmo da dependência química em si. Quando você começou a utilizar a medicação? que tipo de sintoma você sentia para que precisasse começar o uso do medicamento? que momento de vida você estava? será que este sintoma teve alguma função neste momento? seguindo um questionamento analítico, você pode se surpreender o quanto seu vício e conseguir parar o uso do medicamento, pode estar ligado à sua história de vida. Te sugiro a leitura de uma breve entrevista com o psicanalista Oswaldo Ferreira Leite Netto, "O vicio, em cinco questões", encontrado na internet. Ele abordará com propriedade e talvez te ajude muito sobre a decisão de procurar um analista para falar sobre seu vício. Abraço!
Olá, infelizmente a dependência por opióides pode ocorrer mesmo quando o remédio é originalmente prescrito por um médico. Assim como com outras dependências, não existe um jeito fácil de se curar. Trocar um opióide por outro não vai lhe ajudar e somente irá prolongar o seu sofrimento. O mais correto é trocar essa medicação por uma de outra classe e que não cause dependência, pode ser um antidepressivo ou antpsicótico. Mas converse com o seu médico, pergunte o plano de tratamento que ele pensou para você e, tenho certeza, que assim você ficará mais confiante no tratamento.
Um grande abraço!
Olá. Seria interessante a você passar por um psicólogo para lidar com sua angústias, ansiedades e dor que fazem com que você utilize um forte remédio analgésico opio de para suportar. Entendo quais dores tão profundas você carrega em sua vida e fortalecendo o seu eu, tudo será mais fácil e lentamente, junto a um médico, poderá fazer o desmame do Tramal e lidar com essa depressão de forma mais segura, já que ela parece mascarada pelo remédio.
Procure um bom médico e um bom psicólogo. Espero ter ajudado.
É importante iniciar uma trabalho a partir do sintoma inicial que originou a medicação e a consequente dependência. Procure um psicanalista na sua região para que você possa iniciar uma análise e ir de encontro ao que se encontra mais além da superfície dos sintomas permitindo através dessa experiência um novo posicionamento em relação aos mesmos e a dependência pela medicação.
Olá!
bem, acho válido que você procure um médico que te ajude a diminuir, gradativamente, a dose que você usa, diariamente. É importante que você diminua, aos poucos, o uso desse medicamento e, talvez, exatamente por estar tentando parar abruptamente, não esteja conseguindo... Porém, não esqueça que é importante também, paralelamente, que você esteja em tratamento psicológico. Afinal, trabalhar em conjunto - você, seu médico e seu psicólogo - pode ajudar a diminuir a sua dependência ao tramadol.

Boa sorte.

Simone Vitale
Fora o médico, seria interessante fazer um trabalho de fortalecimento de si mesmo olhando sua história, sentindo e re-significando partes inacabadas pra que você começasse a sentir confiança em si mesmo pra ir desmamando do remédio que sempre volta a tomar.
Além de procurar um psiquiatra para a correta diminuição do medicamento, sugeriria também o trabalho com um psicólogo para o trabalho com os efeitos adversos que a redução pode acarretar.
Consulte um psiquiatra.