Sou viciada em rivotril, ou seja, não consigo ficar sem. Já tentei fazer a retirada, porem sinto muitos

5 respostas
Sou viciada em rivotril, ou seja, não consigo ficar sem. Já tentei fazer a retirada, porem sinto muitos efeitos confusos. Tomo o medicamento a 5 anos e nunca fui a um psiquiatra. Gostaria de saber se há alguma solução para o meu caso?
Todo e qualquer remédio controlado e outros que surtem efitos colaterais de grande porte, é melhor procurar um psiquiatra de sua confiança para que faça um estudo de caso com você. Ele saberá como proceder. Caso não tenha esse profissional para dar-lhes suporte, procure um que seja graduado no que faz. Seria de bom tamanho um acompanhamento psicológico junto ao trabalho do psiquiatra. Não ache de se automedicar é perigoso, e que com esse tipo de medicamento não realiza-se este procedimento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, existe, procure um médico de sua confiança para que lhe instrua sobre a retirada do remédio se for o caso, e para que faça uma nova avaliação sobre os motivos que a levaram a começar usá-lo. Possivelmente um acompanhamento psicoterápico também lhe seja indicada para trabalhar as causas emocionais.
O tratamento com rivotril precisa ser acompanhado pelo médico sempre, seu uso indiscriminado vem aumentando cada dia mais.
- A dependência química pode se assemelhar ao gerado por drogas como álcool e cocaína em menor escala.
_ Na dependência psicológica, o uso prolongado pode tornar a pessoa dependente da substância para responder a determinados estímulos. A retirada inadequada do medicamento pode causar até mesmo síndrome da abstinência.
Desejo sucesso.
Inicialmente identifique qual ou quais motivos levaram ao consumo do Rivotril, para que você teve esta necessidade.
As vezes ao entender os motivos que nos levam a uma atitude pode ser a solução para nossas dificuldades.
Quanto aos colegas, concordo, procure um profissional que possa trabalhar com você este "desmame", isto é, ajudá-la a ter o controle e decisões de sua própria vida em suas mãos.
Olá, o uso contínuo de medicação sem acompanhamento médico não é aconselhável. Com a ajuda de um psiquiatra e um psicólogo é possível sim diminuir o uso contínuo da medicação se for necessário. O psiquiatra irá buscar formas seguras de retirar o uso do medicamento se for necessário ou trocar a medicação , mas é através da psicoterapia que irá te ajudar a diminuir o uso da medicação aos poucos , entendendo um pouco mais sobre você mesma, e o que te levou a usar este tipo de medicação. É através da ajuda de dois profissionais que esta situação pode ser resolvida.
Você deve procurar um Psiquiatra para orientar você na retirada gradativa do Rivotril.
O Rivotril causa dependência física e psicológica e não deve ser tomado por longos períodos. Também aconselho que voê procure um psicólogo, pois a psicoterapia vai ajudar você a lidar com a ansiedade e reduzir sua dependência do medicamento.
Procure ajuda profissional, o apoio do médico Psiquiatra e do Psicólogo é fundamental para sua recuperação.

Especialistas

Thalia Gabriela Cichaczewski

Thalia Gabriela Cichaczewski

Psicólogo

Novo Progresso

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.