Sou usuário de Rivotril há algumas semanas, e tenho lido muito a respeito da medicação na internet,

3 respostas
Sou usuário de Rivotril há algumas semanas, e tenho lido muito a respeito da medicação na internet, o que percebo é um consenso de que se trata de um droga muito forte, altamente viciante e ineficiente num tratamento continuo. O que explica uma droga tão insegura ser a mais vendida do Brasil?
Caro internauta, o que explica o fato de ser um medicamento com tantas desvantagens ser o mais vendido, são vários fatores combinados: Preço baixo, alto poder viciante, costume médico (pois por muito tempo era o medicamento que tinha) e além disso tem o fato de que ele realmente funciona por algum período de tempo e para várias situações e também tem algumas poucas indicações formais de uso contínuo, como para transtorno de comportamento de sono REM. Também some a isso tudo que o medicamento tem um efeito muito rápido, o que agrada muito os pacientes, em oposição a medicamentos que tratam as causas mas demoram a agir.
Talvez uma segunda opinião sobre o seu caso e também avaliar a possibilidade de outros medicamentos.
Atenciosamente
WillianRezende com br

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Como o colega acima respondeu a sua pergunta, vou comentar as impressões que você teve pesquisando sobre o assunto.

1 "droga muito forte": uma medicação ser "forte ou fraca" depende muito da sensibilidade individual e dose utilizada. Algumas pessoas se sentem dopadas com 0,5mg de clonazepam (rivotril) e outras tomam 6mg e dizem que "não faz efeito nenhum".

2 "altamente viciante": a dependência química e psicológica provocada rivotril e demais medicações relacionadas (benzodiazepíncos) ocorre após uso contínuo por alguns meses. Se a medicação for utilizada por curtos períodos de tempo, o risco de dependência é muito baixo. Cerca de 9% das pessoas que iniciam uso de benzodiazepínicos irá se tornar dependente, classificando estas medicações menos viciantes do que cocaína, heroína, cigarro, álcool, e tão viciantes quando a maconha.

3 "ineficiente num tratamento contínuo": realmente há poucas situações em que é indicado uso contínuo de rivotril.
O grande erro, segundo o meu ponto de vista, é atribuir a ele um papel curativo nos transtornos ansiosos. A base do tratamento não pode ser o ansiolítico. Tem que ser o antidepressivo ( que é quem trata os transtornos de ansiedade), a psicoterapia e s psicoeducação.
Ele não é melhor nem pior que os demais ansiolíticos. É muito barato e vastamente usado no mundo todo. Vejo um exagero com relação aos seus efeitos colaterais. Se, de fato, todos os prescritores (inclusive eu) estivessem errados, o uso já o teria descartado. Sabe o ditado: "é possível enganar poucos por muito tempo ou muitos por pouco tempo?
Se, de fato, fosse tão ruim, será que seria o ansiolítico mais prescrito do mundo por mais de 30 anos?
(Foi lançado antes, e passou a ser usado como ansiolítico depois, nos anos 80)

Converse com o seu prescritor. Confie nele,
E, se não confiar por qualquer motivo, troque até achar um em que confie.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1655 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.