Sou uma pessoa que perde a atenção muito facil,perco a atenção no meio de uma conversa,isso me prejudicou

8 respostas
Sou uma pessoa que perde a atenção muito facil,perco a atenção no meio de uma conversa,isso me prejudicou na prova. Me esqueço de coisas com muita facilidade, algo que me prejudica , também sou muito ansiosa.Mas nao sou impulsiva e hiperativa.Tenho medo de ir ao medico e ser apenas falta de atenção. devo ir?
Um neurologista poderá fazer o correto diagnóstico e tratamento. Muitas vezes, a ansiedade intensa pode ser confundida com hiperatividade mental e dispersão .
Contudo, vários sintomas são considerados para estabelecer-se o diagnóstico.
Faça uma consulta e ouça o que o profissional tem a considerar. De qualquer forma, é sempre melhor acompanhar e tratar o que te prejudica, a ficar na dúvida e negação, com as limitações na vida cotidiana.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O aconselhável é realizar avaliações para identificar exatamente o que se passa com você. Independente do diagnóstico (desatenção, hiperatividade, ansiedade), a atenção pode ser treinada com exercícios e técnicas específicas. Analisar quando e onde você sente mais ansiedade também auxilia no desempenho em tarefas, desde que se usem recursos adequados. Um acompanhamento psicológico é uma grande ferramenta para o quadro que você descreve, mas pode ser bem complementada por medicamentos prescritos por um psiquiatra, dependendo da intensidade dos sintomas. De qualquer forma, o primeiro passo é visitar um profissional para avaliar o que pode estar acontecendo e já iniciar a intervenção terapêutica.
Olá, o melhor a fazer é passar por uma avaliação psiquiátrica e psicológica, já que você se percebe como uma pessoa ansiosa. Ademais, como o ansioso está sempre pensando no momento seguinte, tem muita dificuldade para concentrar-se no que está fazendo.
Diante do que você trouxe, acredito que seja importante pensar em dois pontos:

Com relação a perda de atenção, muitas são as causas e um médico especialista poderá realizar exames que facilitaram o diagnóstico a nível neuro fisiológico (ou seja, investigar se há origem física para essé sintoma).

Por outro lado, a própria ansiedade que você relatou pode estar gerando essa perda de foco e capacidade de concentração. A ansiedade é marcada exatamente pela dificuldade de estar no momento presente o que pode prejudicas a atenção nas tarefas cotidianas, além de outros prejuízos para saúde emocional. Neste caso, seria importante ter um profissional psicólogo não só para fazer a avaliação mas também para acompanhar seu processo de viver melhor com a ansiedade.

Não tenha medo de procurar especialistas que possam te ajudar nesse momento. Assim como de ouvir mais de uma opinião caso o medico ou o psicólogo que você vá não te de uma resposta satisfatória.
Espero ter ajudado!
Abraço!
Olá, não precisa ter medo de ir ao médico e, como você diz, se for só "problema de atenção", existem formas de minimizá-los. Abraços.
Olá!
É importante ir a um especialista. Tanto pode ser um psiquiatra como um psicólogo. Só assim poderá ter um diagnóstico mais preciso. Não tenha medo.
Boa sorte
Entendo seu receio, mas pense que realizando essa avaliação você saberá exatamente o que está acontecendo e encontrará maneiras de lidar com essas dificuldades.

Não deixe de buscar orientações, tenho certeza que tudo se ajeitará.

Espero ter contribuído de alguma forma, um grande abraço.
Olá, pelo seu relato, o não ir ao médico e continuar com o desconforto vai te manter ou aumentar sua ansiedade e se está incomodando vale a pena se consultar e avaliar o que pode ser feito para você melhorar.
Espero ter ajudado, forte abraço.

Especialistas

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Solange Heckler

Solange Heckler

Psicólogo

Carlos Barbosa

Thais Hernandes Kiesel

Thais Hernandes Kiesel

Psicólogo

Taboão Da Serra

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.