Sou um adulto de 30 anos diagnosticado com Síndrome de Aspeguer e TDAH, e iniciei meu acompanhamento

29 respostas
Sou um adulto e diagnosticado com Síndrome de Aspeguer e TDAH, e iniciei meu acompanhamento a 5 meses.
Como de esperado ainda não encontrei um profissional que a abordagem seja adequada a minhas características e necessidades.
Gostaria de saber se é possível encontrar o seguinte tratamento:
- Foco na aplicação da TCC;
- Utilização de estratégias digitais de engajamento e acompanhamento da terapia;
- Preferência por mindfulness, exercícios e alimentação do que farmácia terapia;
- Integração da comunicação com psiquiatra;
Olá querido, sou psicóloga Cognitivo Comportamental (TCC), atendo na cidade de Sorocaba, podemos utilizar as ferramentas que você mencionou sim, tenho conhecimento de Mindfulness também, sempre trabalhando em conjunto com você e com o seu psiquiatra.
Caso tenha interesse, entre em contato comigo para agendar uma consulta. Um abraço!

Boa noite. O tratamento transdisciplinar é algo que, alem de possível, é muito recomendado para qualquer paciente que é acompanhado por outros profissionais da saúde. Quando à psicoterapia cognitivo comportamental, ela pode ter a adição de várias técnicas que vão de acordo com a demanda do paciente, isso inclusive pode ser conversado em terapia. Caso tenhas dúvidas, me coloco à disposição.
Olá Estou em São Carlos-SP. Para mim suas necessidades são comuns a outros clientes que tenho. Fico a disposição. Abraços
Sou uma psicanalista com experiência em atendimento de pessoas com Asperger. Entendi que voce mesmo fez seu diagnóstico, talvez com o acompanhamento de um neurologista, psiquiatra? Não sei ao certo, e já determinou como será seu tratamento, e quais a ferramentas que o profissional poderá lançar mão para te atender. Espero que voce atinja os objetivos almejados, mas se precisar de alguém para sustentar as questões que fogem do seu controle, e das técnicas, afinal a vida é cheia de imprevistos e mistérios, conte comigo! Sua inteligência dá conta de quase tudo, me coloco á sua disposição para tudo aquilo que ela não dá conta!
Olá .
Sou psicólogo cognitivo comportamental e certificado em Mindfulness.
Acredito que independente da abordagem do profissional, você precisa se sentir á vontade e ter empatia de ambas as partes para desenvolverem sua demanda.
Me coloco a disposição.
Boa tarde!!! A Constelação Familiar Sistêmica poderá ajudar bastante a entender estes sintomas e comportamentos. Desde já me coloco à disposição.
Olá!!! que bom que você percebe quais são as suas necessidades. Conte comigo. Para que um tratamento psicológico tenha um efeito positivo, de desenvolvimento emocional é aspecto mais importante será o vínculo estabelecido entre o profissional e o paciente. As técnicas e ferramentas serão coadjuvantes deste processo.
Olá, trabalho com a TCC - Terapia Cognitiva Comportamental, que tem muitos protocolos para o tratamento de TDH, sou praticante e estudiosa de meditação e autocompaixão e estou a disposição caso queira uma consulta. Olhar para o problema já é uma maneira de querer resolve-los.
Verifique esse seu diagnóstico, pois ele costuma ser feito por uma equipe multidisciplinar (neuropsicólogo, psiquiatra/neurologista....). Ter o diagnóstico correto é de extrema importância. Tudo que disse sobre o tratamento está incluso na terapia cognitivo comportamental, mas procure alguém com experiência em Autismo, pois o tratamento costuma ter maior ênfase em técnicas da terapia comportamental. Obrigado espero que dê tudo certo.
O acompanhamento psicológico é um aliado importante para quem busca autoconhecimento e lidar com os seus conflitos. Independente do diagnóstico são suas características como indivíduo, personalidade e dificuldades que serão trabalhadas. O TDAH e a questão de ser Asperger são elementos que serão incluídos numa psicoterapia. A empatia e o vínculo desenvolvido num atendimento psicológico, talvez sejam a chave para um tratamento de sucesso. Boa sorte!
Sou psicóloga TCC e Neuropsicóloga e especialista no tratamentode TDAH, para obter um melhor resultado no tratamento é fundamental que seja na abrodagem de TCC, pois ajudará a criar estratégias para facilitar o seu dia a dia. A maior dificuldade do TDAH está na Atenção Sustentada, Funções Executivas (memória de trabalho e estratégias...), Variabilidade no tempo de reação (controle inibitório) e na velocidade de processamento da informação, dependo o caso em outras funções também, portanto o recomendado é seguir uma linha de tratamento, que inclui, médico neurologista ou neuropsiquiatra (já que se trata de transtorno do neurodesenvolvimento),o uso de medicação dependendo a gravidade é fundamental, mas para ter certeza da real necessidade seria recomendado uma Avaliação Neuropsicológica, pois ela vai avaliar quais as áreas de maior deficit e que precisam ser trabalhadas, facilita para o médico e para para o terapeuta, fico a disposição para maiores informações.
Olá, além dos acompanhamentos que você já está buscando, recomendo que pesquise sobre neurofeedback, acho que pode ajuda-lo bastante.
Olá, percebo seu engajamento com seu tratamento, entretanto, o pilar para o sucesso da sua terapia é preciso estabelecer uma boa relação com seu terapeuta e juntos encontrarem as melhores tecnicas para sua terapia. Por experiência com autistas penso que o importante na psicoterapia com autistas é minimizar seu sofrimento e ajuda lo nas dificuldades afetivas, cognitivas e
de socialização frequentes no TEA.
Espero ter ajudado.
Olá!
No processo terapêutico é importante você se identificar com o profissional e saber qual a formação que ele tem.
Sim, sou Psicóloga Psicodinâmica, com embasamento no TCC, tenho experiência nessa área.
Porém, verifique o quanto de expectativa tem colocado sobre os ombros dos Psicologos que já procurou, faça Psicoterapia, a melhora vira gradativamente.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Olá! Parece que você já apresenta aspectos interessantes. Conhece a Terapia EMDR?
Olá, parece que voce andou pesquisando sobre tratamentos, isso é muito bom. É importante pois conhecimento é um dos primeiros pilares da TCC. O mindfullness é uma terapia de terceira onda, posterior a cognitivo comportamental. A TCC se utiliza de técnicas de mindfullness no tratamento. A medicação é opção do paciente. A alimentação pode ser acompanhada de um nutricionista, mas não existem evidencias científicas suficientes que digam que ela altere as condições que você citou. Para o TDAH a reabilitação neuropsicológica ajuda muito (melhora atencional, técnicas para lidar com a procrastinação, etc. Com relação ao Asperger o principal trabalho é no treino de habilidades sociais e uma abordagem como a AC também pode ajudar além da TCC. Agora é importante junto com o terapeuta escolher o melhor tratamento para voce porque uma terapia é feita a dois. A TCC vai trabalhar com as suas metas, entretanto algumas técnicas sao necessárias para cada quadro. Na TCC o tratamento é passo a passo, existem protocolos e técnicas baseadas em evidencias científicas que dão resultado mas nem sempre o resultado que voce espera ou a tecnica que voce deseja pode ser usada já no inicio do seu tratamento, mas o importante é tratar isso durante suas sessões. Muitas vezes o psicologo esquece de dizer o porque que determinada estratégia está sendo utilizada naquele momento. A relaçao terapeutica deve ser transparente e clara. Enfim, nem sempre voce vai encontrar o terapeuta que vc goste de primeira. Vá buscando. Abraço
Olá!
Os psicólogos que utilizam a TCC estão preparados para todas as qualificações que mencionaste. A questão é encontrares alguém com essas qualificações com quem você estabeleça um vínculo de confiança.
Sucesso nessa busca!
Olá !! Então a tcc ajudaria no seu diagnóstico. Primeiramente uma avaliação para entender o que há de problema , excessos ou faltas e depois definíramos um plano de intervenções para cada ponto a ser trabalhado.
A melhor ferramenta é sempre aquela que se ajustar sua individualidade e aos objetivos terapêuticos. Procure um profissional da Psicologia que se identifique e que tenha conhecimento atualizado. Este possivelmente te auxiliará entender qual dor emocional o quadro de TDAH e Aspeger pode trazer para você. Assim você já estará dando seu primeiro passo para buscar recursos, soluções, formas de controle e maneiras de aliviar o que sente, pensa e faz! No momento atual tem muitos profissionais atendendo online e você poderá testar com mais praticidade.
Olá! Sim, esta é uma possível condução de tratamento psicológico, sugiro buscar por um psicólogo clínico da abordagem cognitivo-comportamental e que tenha também especialização em neuropsicologia. Este profissional será capaz de estabelecer junto à você e seu médico uma estratégia de tratamento.
Pelo que você escreveu, já sabe o que quer e o que precisa, desejo sucesso na escolha de um profissional que atenda as suas expectativas e principalmente que lhe ajude no tratamento.
Olá! Essas abordagens que vc mencionou são eficazes no tratamento do TDAH e do Asperguer, junto com o acompanhamento psiquiátrico e neuropsicologico que também deveria ser acrescentado, sendo necessário um tratamento interdisciplinar.
A psicologia é uma ciência relativamente nova (aproximadamente três séculos) mas com um conjunto teórico-prático bastante estabelecido. Importante entender quem trata quem. Procure um profissional de saúde mental competente.
Eu sou psicóloga com abordagem cognitivo-comportamental e utilizo também técnicas como mindfulness e treinamento de habilidades, principalmente no tratamento do TDAH.

De forma simplificada, a pessoa com TDAH tem a via doparminérgica mesolímbica normal (ele sente as emoções , diferente do psicótico que tem déficit de dopamina nessa região), mas déficit na via dopaminérgica mesocortical.

Uma pessoa com níveis normais de dopamina na mesocortical consegue fazer os planejamentos (é o local que o indivíduo consegue racionalizar) e estabelecer as suas metas e objetivos, dimensionando quanto de esforço e tempo será despendido nessa tarefa (por exemplo, quero estudar para uma prova e preciso ler um livro. A pessoa vai conseguir estabelecer quanto tempo ela vai levar para ler aquele livro, mesmo que não goste dele).

A pessoa com TDAH, em razão do seu déficit de dopamina na região, ela superestima a tarefa e acaba ficando mobilizada e, dessa forma, acaba procrastinando, mesmo com tarefas que pareçam simples.

Por sorte, essa dopamina pode aumentar a partir do fortalecimento dessas vias com psicoterapia (preferência TCC), meditação mindfulness, exercícios, alimentação específica, higiene do sono, treino de habilidades cognitivas (alguns tem dificuldade com o controle fino das mãos) e outros aspectos de acordo com o caso.

A interação com o psiquiatra é importante, todavia, dependendo do grau do TDAH e das comorbidades não há necessidade de remédio de forma diária, caso haja o treinamento das funções executivas. Isso deve ser avaliado conforme a clínica do paciente.

Caso tenha interesse em tirar alguma dúvida, pode entrar em contato.

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá!
É compreensível que você esteja em busca de um tratamento que atenda às suas características e necessidades específicas. Encontrar um profissional que esteja alinhado com sua abordagem desejada pode levar algum tempo, mas é importante não desistir da busca.

Ao procurar um profissional para o tratamento da Síndrome de Asperger e TDAH, é recomendável buscar psicólogos que tenham experiência e conhecimento nessas áreas. Você pode explicitar suas preferências durante a busca, mencionando que tem interesse em uma abordagem focada na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e que valoriza estratégias digitais de engajamento e acompanhamento da terapia.

Além disso, mencionar sua preferência por práticas como mindfulness, exercícios e alimentação em vez de farmacoterapia é importante para que o profissional entenda suas preferências em relação ao tratamento. É igualmente relevante mencionar sua intenção de integrar a comunicação com um psiquiatra, o que pode contribuir para um tratamento mais abrangente e efetivo.

Comunicar suas necessidades e preferências abertamente para os profissionais que você consulta pode ajudar a encontrar um terapeuta que esteja disposto a adaptar o tratamento às suas especificidades. Lembre-se de que o relacionamento terapêutico é uma parceria, e encontrar um profissional que seja uma boa combinação para você pode fazer toda a diferença no progresso e nos resultados do tratamento.

Deixo de presente a reflexão... Apaixone-se pelo caminho!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
É admirável a sua procura por um profissional que tenha os critérios comentados, porém, dentro da psicologia, temos algo que se chama pedido implícito e explícito, não necessariamente aquilo que buscamos é aquilo que temos em mente. Recomendo procurar um profissional que te deixe confortável e passe confiança, tente passar mais tempo com o mesmo terapeuta, adaptação ao processo pode ser demorada e trocar de profissional com frequência não te ajudará
Boa noite! Espero que encontre o profissional capacitado para lhe auxiliar. Recomendo também a busca de um profissional para trabalhar o autoconhecimento. Um abraço!
Olá!
Indico que você dê uma olhada no grupo de pesquisa multidisciplinar sobre autismo da UFMG, o perfil no insta é @praia.ufmg.
Eles têm desenvolvido importantes métodos e maneiras mais atuais de intervenção.