Sou tio e cuidador de um adolescente de 15 anos, quando ele tinha 1 ano seu pai morreu assassin4ado,

16 respostas
Sou tio e cuidador de um adolescente de 15 anos, quando ele tinha 1 ano seu pai morreu assassin4ado, e sua mãe abandonou ele, os dois envolvidos com drogas, desde cedo até os 8,9,10 anos ele tinha um comportamento psicopático, não sentia remorso roubava batia nos colegas de escola, mas durante adolescência ele mudou totalmente, sem motivo nenhum, ele é o oposto do q era, oque poderia ser?
Bom dia! Veja, seu sobrinho passou por grandes eventos traumáticos em sua vida, assassinato do pai, abandono da mãe, perdeu seu espelho familiar, ele poderia estar expressando toda sua raiva, de forma errônea, mas foi o caminho que ele achou. Imagino o sofrimento interno dele, mas pelo que você relata ele mudou. Que bom que ele tem você para cuidar dele! Sugira que ele faça terapia, vai ajudar, ele vai conseguir se expressar, se autoconhecer,será ótimo para ele. Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 190

Olá! Qual sua preocupação com ele no momento? Medo de que retornem os comportamentos anteriores? A adolescência é uma fase de muitas mudanças e o início de um processo de reconhecimento da propria identidade no mundo. Muitas crianças tem mudanças substanciais de comportamento após a puberdade, o que pode confundir muito o cuidador responsável, mas é absolutamente comum.
Seu sobrinho vivenciou experiências de perda e abandono graves, que provavelmente levantaram uma série de emoções ainda muito difíceis de serem administradas por uma criança tão pequena. O comportamento agressivo que se sucedeu pode ser fruto dessa experiência de dor, expressa aí como raiva e tristeza. Como cuidador, acho importantíssima essa sua busca de compreender melhor seu sobrinho. Pode ser fundamental a busca de apoio psicológico para ele (pois existem eventos traumáticos nesta história) e também para você, que entendo que também está encarando grandes desafios nesta fase. Avalie a possibilidade de buscar terapia para ambos. Abraço!
Olá! O seu sobrinho está em fase de desenvolvimento. Comportamentos que iniciaram na infância podem estar relacionados à sua história de vida, mas precisaria de uma avaliação para uma compreensão maior e correta. A mudança na trajetória da vida é viável, principalmente se ele recebeu afeto, atenção, orientação e acolhimento. A estrutura psíquica é móvel e os sentimentos anteriores podem ter se dissipado dando a ele o entendimento do que é positivo para si e para os outros. Quanto você diz sem motivo nenhum o quer dizer exatamente? Que ele não tem motivos para essa mudança? É importante pensar sobre os aspectos internos dele, desejos, objetivos, e uma vez que isso muda, o comportamento segue a mesma direção. Espero que ele continue assim, amadurecendo e prosperando. Um abraço
Olá! Os comportamentos citados anteriormente por você podem ser resultado da situação que ele vivenciou, em conjunto do período da adolescência, que causa muitas mudanças. A mudança positiva pode ter ocorrido por já ter conseguido lidar com a situação que passou, mas não é possível afirmar nada somente por aqui. Acredito que seja importante que você e ele tenham acesso à terapia.
Olá! Algumas crianças podem vivenciar o que chamamos de Transtorno de Conduta no período da infância, e isso se deve a uma combinação de fatores biológicos, ambientais, genéticos e psicológicos. E não quer dizer que irá persistir após a adolescência e vida adulta. Porém, é um sinal de alerta para sempre se avaliar o comportamento e personalidade dessa pessoa, trabalhar as questões vivenciadas, porque um trauma pode sempre afetar o psíquico e o comportamento mesmo que anos depois de experimentados.
Olá! Segundo seu relato sua sobrinha passou por situações doloras, quando criança por ainda não ter um amadurecimento emocional devido a idade, pode ter tido esses comportamentos problemáticos como uma forma de lidar com as emoções. O seu cuidado pode ter auxiliado ela a lidar e talvez superar seus traumas. Como os colegas pontuaram acima a adolescência é uma etapa de muitas mudanças e formação da identidade. Que bom que ela está melhor! No entanto, é aconselhavél buscar orientação profissional para ter uma visão melhor do que está se passando com ela. Qual dúvida estou à disposição.
Oi, como vai? Que bom que ele pode conter com um tio, que pode assumir o lugar de cuidador e se interessa por saber como ele está. É importante saber como a escola o percebe, se tem amigos, quais colegas são próximos, se há interesse nos estudos, quais sonhos ele tem, o que pensa em fazer após ensino médio... Enfim, escutar, saber o que pensa, quais ideais, dão um norte para saber o que ele tem pensado. Estabelecer diálogos dentro do interesse dele, para entendê-lo é uma boa medida para saber "onde ele se situa", reunindo algumas informações e construindo com ele a buscar ajuda de um psicólogo, é muito importante para propor um futuro de vida melhor, dentro do que ele já viveu quando pequeno.
Crianças não tem os mesmos recursos psicológicos para lidar com algumas situações e emoções que um adolescente, da mesma forma que um adolescente não tem recursos para lidar como um adulto. Ele provavelmente só aprendeu uma nova forma de lidar com a vida. O suporte familiar e social fazem muita diferença.
Coisas boas passaram a acontecer para ele. De alguma forma, no amadurecimento ele evoluiu psiquicamente e fez sua opção pelos caminhos da saúde e cuidado.
A psicoterapia pode ajuda-lo na perspectiva a nível de prevenção e entendimento .
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Que bonita sua história de vida. Sugiro você entrar em processo psicoterapêutico para poder entrar em contato com ela de modo mais profundo que te propicie encontrar suas próprias respostas.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico online para adulto - R$ 150
Olá, com esses pequenos relatos seria inviável dar uma resposta concreta sobre o que se trata, mas alguns pontos devem ser levado em consideração, a história de vida e a fase de vida que o mesmo se encontra a adolescência é uma fase de mudanças, descobertas, momento onde o adolescente nem sempre sabe lidar bem com o que vem enfrentado, seria indicado buscar por auxílio profissional, para ele ter um acompanhamento especializado, adequar esses comportamentos e modificar se necessário, se possível seria interessante buscar um acompanhamento para você também como meio de orientação para esse momento, espero ter ajudado!
Olá, muito interessante essa história! Foi muito sofrimento que ele passou e de uma forma ou outra ele mudou e você foi testemunha disso. Que ele continue assim! Pode ser que no futuro essas lembranças ruins possam voltar e ele necessite ressignificá-las. Caso perceba isso e veja a necessidade, procure acompanhamento para ele e talvez até para você se precisar de ajuda. Estou a disposição. Fiquem bem!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
Penso que a melhor pessoa para responder a sua pergunta é o seu sobrinho. Talvez você apenas não esteja ciente de partes da vida dele que se relacionam com essa mudança de comportamento. O contexto, as pessoas a nossa volta e o próprio processo de amadurecimento emocional podem nos levar a uma nova percepção e comportamentos. Abraço.
Olá, tudo bem? Muitas vezes a raiva é vista e considerada um sentimento ruim, mas talvez essa foi a forma como seu sobrinho conseguiu lidar na infância com toda a história de sofrimento dele. Já na adolescência, estando mais tranquilo conseguiu ressignificar suas dores e consegue de forma mais estruturada emocionalmente dar nome aos sentimentos expressando-os de forma mais assertiva sem a necessidade da agressividade. Espero ter ajudado, um abraço!
A mudança repentina de comportamento do seu sobrinho pode ser um mecanismo de defesa (estratégia do inconsciente dele para lidar com o trauma e conflito interno), ou seja, ele pode estar reprimindo comportamentos e emoções da infância, por isso é recomendável sim a terapia para ajudá-lo nessa busca da sua identidade e superar os traumas passados. É importante também considerar a influência de um ambiente famílias estruturado, se ele tem isso, pode ser isso que contribuiu para sua melhora!!
Olá, tudo bem? Mudanças significativas no comportamento de um adolescente, como as observadas em seu sobrinho, podem ser influenciadas por vários fatores. A adolescência é uma fase de grande desenvolvimento neurológico e emocional. Durante esse período, o cérebro passa por importantes mudanças, especialmente no córtex pré-frontal, responsável pelo controle de impulsos e pela tomada de decisões. Além disso, a presença de figuras estáveis e seguras, como você, pode ter fornecido o suporte emocional necessário para essa transformação.

Na infância, ele passou por grandes eventos traumáticos, como a perda do pai de forma violenta e o abandono pela mãe, ambos envolvidos com drogas. Esses eventos podem levar a uma série de emoções difíceis de lidar, o que explica o comportamento psicopático relatado nos primeiros anos de vida. O desenvolvimento da empatia e da moralidade é crítico na adolescência, permitindo que ele compreenda melhor as consequências de suas ações e se torne mais sensível aos sentimentos dos outros. Se houve alguma intervenção psicológica, mesmo que informal, isso pode ter contribuído para o ajuste comportamental.

Atualmente, a principal preocupação dele pode estar relacionada à busca por identidade e pertencimento, comuns nessa fase da vida. Ele pode estar tentando entender seu lugar no mundo, lidando com as lembranças do passado e construindo novas relações e valores. Continuar observando seu comportamento e, se necessário, buscar o apoio de um profissional da psicologia é importante para garantir que ele continue se desenvolvendo de maneira saudável.
Espero ter ajudado, um abraço!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!