Sou professora de Sala de Recursos. Gostaria de saber se o aluno com Transtorno Hipercinético é público
7
respostas
Sou professora de Sala de Recursos. Gostaria de saber se o aluno com Transtorno Hipercinético é público da Sala de Recursos?
Pessoas com esse tipo de transtorno estão aptas para participar de qualquer atividade proposta, desde que sejam estimuladas adequadamente. É interessante saber do aluno quais são as atividades que mais lhe chamam a atenção, coisas que gosta de fazer. Ressalto que o TDAH necessita de cuidado mais especial e o profissional deve estar disponível.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim a sala de recursos será muito importante, pois, além de ser um momento de socialização, estimula a criatividade, organização, também pode ser uma forma do profissional da sala de recursos aproveitar da aproximação e do vínculo com o aluno para identificar suas habilidades e preferências, utilizando das mesmas para auxiliar em seu processo de aprendizagem juntamente com a equipe multidisciplinar.
Muitas vezes a demanda de sala de recursos é tão grande que temos estas dúvidas, pois o aluno com TDAH muitas vezes não apresenta déficit cognitivo. Todavia você poderá promover um ambiente de rotina, organização, otimização do tempo nas atividades, jogos para trabalhar atenção e concentração e desta forma prepará-lo para uma melhor adaptação para sala de aula.
Vendo alguns materiais de minha autoria no meu site que poderão ajudar. Caso tenha interesse em conhecer este é o link www.psicopedagogiabrasil.com.br. Boa sorte.
Vendo alguns materiais de minha autoria no meu site que poderão ajudar. Caso tenha interesse em conhecer este é o link www.psicopedagogiabrasil.com.br. Boa sorte.
A sala de recursos multifuncionais, conforme prevê a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é uma das maneiras de se efetivar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas. Esse mesmo marco legal define como público-alvo do AEE os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Tecnicamente, do ponto de vista clínico, o TDAH, (nova nomenclatura do Transtorno Hipercinético na CID-11), não se enquadra em nenhum desses casos. No entanto, a política educacional referida, além de frisar que não tem viés clinico, mas educacional, não veda a utilização da sala de recursos por outros alunos com necessidades de ensino diferenciadas. De qualquer modo, tanto para os primeiros quanto para os últimos, é necessário construir um Plano de Desenvolvimento Individual no qual vão ser listadas as estratégias de ensino diferenciado/adaptado dentro e fora da sala de recursos.
Espaços de atividades são indicações terapêuticas, bem como espaços abertos, jogos em equipe. Sendo muito importante o monitoramento do especialista orientando integração e limites positivos e incentivadores para aprendizagem e formas de agir no meio.
Havendo um planejamento de rotina, organização , recursos lúdicos, orientações de práticas educativas,com objetivos , sem duvidas a sala de recursos se tornará mais um estímulo de autorregulação, reforço positivo para esse aluno. A família e a escola são primordiais para a construção de um desenvolvimento saudável .
O TDAH , conhecido como transtorno hipercinético, não se enquadra no público alvo de sala de recursos , porém pode se beneficiar dos recursos utilizados no caso de estar apresentando déficit de aprendizagem em decorrência da falta de foco , mas é muito importante , ser cuidado por especialistas psicólogos , neuros .
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Minha filha tem 9 anos e disse q gosta de fica sozinha as vezes isso é normal? E tb já teve uma crise qundo a colega n quis falar com ela ela se arranhou isso é normal?
- Eu tenho um diagnóstico de TDAH, porém, agora estão suspeitando de TAB, e pode ser que tenha mais se um transtorno associado, logo, as medicações podem não surtir o efeito que se espera, por não poder misturar estabilizadores com psicoestimulantes, O que devo fazer?
- Para os especialistas em psiquiatria tem como dá o diagnóstico na primeira consulta? Tenho suspeita de ter TDAH.
- Minha filha é deficiente intelectual desde o nascimento teve um a hipóxia falta de oxigenação no cérebro, se desenvolveu com atraso cognitivo em relação as outras crianças, hoje tem 22 anos é bem funcional estuda de forma online e independente, mas percebi que ela assiste duas series e sempre repete…
- Tenho 38 anos e fui diagnosticada com TDAH há 2 meses. Iniciei Fluoxetina e Atentah há 2 meses. O Atentah comecei tomando quarenta.mg e passei a tomar oitenta.mg faz umas 3 semanas. Fluoxetina eu tomo quarenta.mg por dia Ontem e hj ando sentindo uma tristeza imensa e uma agonia mto forte no peito. Chorei…
- Oi tô tomando ritalina e tô com muita dor de dente e dor de cabeça posso tomar dipirona
- Tenho TDAH. Eu posso um dia conseguir parar de tomar a medicação?
- Meu filho tem 3anos é está apresentando agressividade no colégio,que bater quando tomando os brinquedos da criança,o que devo faze?
- É verdade que pessoas com ansiedade tem hiperfoco?
- É normal querer ser muitas coisas e sentir que não é nada? Me sinto sufocada,mudo de opinião mt rápido,tento mudar meu jeito pra de alguma forma sentir que sou algo,de que pelo menos sou uma pessoa bacana,mas sinto que não sou nada,e isso me frusta todos os dias,eu tento fazer múltiplas coisas diferentes,mas…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.