Sou professora de Sala de Recursos. Gostaria de saber se o aluno com Transtorno Hipercinético é público

7 respostas
Sou professora de Sala de Recursos. Gostaria de saber se o aluno com Transtorno Hipercinético é público da Sala de Recursos?
Pessoas com esse tipo de transtorno estão aptas para participar de qualquer atividade proposta, desde que sejam estimuladas adequadamente. É interessante saber do aluno quais são as atividades que mais lhe chamam a atenção, coisas que gosta de fazer. Ressalto que o TDAH necessita de cuidado mais especial e o profissional deve estar disponível.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim a sala de recursos será muito importante, pois, além de ser um momento de socialização, estimula a criatividade, organização, também pode ser uma forma do profissional da sala de recursos aproveitar da aproximação e do vínculo com o aluno para identificar suas habilidades e preferências, utilizando das mesmas para auxiliar em seu processo de aprendizagem juntamente com a equipe multidisciplinar.
 Simaia Sampaio
Psicólogo, Psicopedagogo
Salvador
Muitas vezes a demanda de sala de recursos é tão grande que temos estas dúvidas, pois o aluno com TDAH muitas vezes não apresenta déficit cognitivo. Todavia você poderá promover um ambiente de rotina, organização, otimização do tempo nas atividades, jogos para trabalhar atenção e concentração e desta forma prepará-lo para uma melhor adaptação para sala de aula.
Vendo alguns materiais de minha autoria no meu site que poderão ajudar. Caso tenha interesse em conhecer este é o link www.psicopedagogiabrasil.com.br. Boa sorte.
 Evandro Batista
Psicólogo
Itabira
A sala de recursos multifuncionais, conforme prevê a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é uma das maneiras de se efetivar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas. Esse mesmo marco legal define como público-alvo do AEE os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Tecnicamente, do ponto de vista clínico, o TDAH, (nova nomenclatura do Transtorno Hipercinético na CID-11), não se enquadra em nenhum desses casos. No entanto, a política educacional referida, além de frisar que não tem viés clinico, mas educacional, não veda a utilização da sala de recursos por outros alunos com necessidades de ensino diferenciadas. De qualquer modo, tanto para os primeiros quanto para os últimos, é necessário construir um Plano de Desenvolvimento Individual no qual vão ser listadas as estratégias de ensino diferenciado/adaptado dentro e fora da sala de recursos.
Espaços de atividades são indicações terapêuticas, bem como espaços abertos, jogos em equipe. Sendo muito importante o monitoramento do especialista orientando integração e limites positivos e incentivadores para aprendizagem e formas de agir no meio.
 Ariane Pereira
Psicólogo
Rio de Janeiro
Havendo um planejamento de rotina, organização , recursos lúdicos, orientações de práticas educativas,com objetivos , sem duvidas a sala de recursos se tornará mais um estímulo de autorregulação, reforço positivo para esse aluno. A família e a escola são primordiais para a construção de um desenvolvimento saudável .
 Angela Maria da Silva
Psicanalista, Psicólogo
Guarulhos
O TDAH , conhecido como transtorno hipercinético, não se enquadra no público alvo de sala de recursos , porém pode se beneficiar dos recursos utilizados no caso de estar apresentando déficit de aprendizagem em decorrência da falta de foco , mas é muito importante , ser cuidado por especialistas psicólogos , neuros .

Especialistas

Simone Mendonça Pereira

Simone Mendonça Pereira

Psicólogo

Rio de Janeiro

Heloísa Lorenzoni

Heloísa Lorenzoni

Psicólogo

Araraquara

Carla Vitória Ferreira

Carla Vitória Ferreira

Fisioterapeuta

Itajubá

Aline Mendes Peralta

Aline Mendes Peralta

Nutricionista

Santo André

Maria Eduarda Vivan

Maria Eduarda Vivan

Nutricionista

Florianópolis

Neilane de S Bonfim

Neilane de S Bonfim

Psicólogo

Campo Formoso

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 448 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.