Sou professora de alfabetização. Uma aluna terminou ano escolar/2013 lendo e escrevendo palavras simples,
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Sou professora de alfabetização. Uma aluna terminou ano escolar/2013 lendo e escrevendo palavras simples, frases curtas. Esse ano, em abril, começou a apresentar queda na leitura e escrita. Agora, em agosto, não consegue mais ler ou escrever palavras simples. O que pode estar acontecendo?
Um psicopedagogo poderá em um primeiro momento auxilar na descoberta das possíveis causas.
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Pode estar acontecendo muitas coisas. Inicie buscando uma avaliação com psicopedagogo. Este profissional vai avaliar, e encaminhar para uma avaliação neurológica ou psicológica, caso necessite. Ou, vai trabalhar com as questões de aprendizado da criança, que é a queixa principal no momento.
Olá,
Conforme os outros colegas já destacaram, neste caso específico, a avaliação psicopedagógica parece ser a mais indicada.
O psicopedagogo investigará e analisará as causas das dificuldades de aprendizagem levando em conta:
1. A dimensão Biológica : avalia se o desenvolvimento é típico para a faixa etária e escolar esperados. Fase de trabalho multidisciplinar, em conjunto com neurologista, fonoaudiólogo , psiquiatra , entre outros);
2. A dimensão Cognitiva: avalia se aspectos como atenção, memória e inteligência estão adequados. Pode solicitar encaminhamento para neuropsicólogos.
3. A dimensão Emocional: analisa os aspectos vinculares do paciente no contexto da aprendizagem.
4. A dimensão Pedagógica: avalia se há adequação metodológica ao estilo de aprendizagem do paciente.
5. A dimensão Social: analisa a construção da aprendizagem no âmbito familiar e social do paciente.
Conforme os outros colegas já destacaram, neste caso específico, a avaliação psicopedagógica parece ser a mais indicada.
O psicopedagogo investigará e analisará as causas das dificuldades de aprendizagem levando em conta:
1. A dimensão Biológica : avalia se o desenvolvimento é típico para a faixa etária e escolar esperados. Fase de trabalho multidisciplinar, em conjunto com neurologista, fonoaudiólogo , psiquiatra , entre outros);
2. A dimensão Cognitiva: avalia se aspectos como atenção, memória e inteligência estão adequados. Pode solicitar encaminhamento para neuropsicólogos.
3. A dimensão Emocional: analisa os aspectos vinculares do paciente no contexto da aprendizagem.
4. A dimensão Pedagógica: avalia se há adequação metodológica ao estilo de aprendizagem do paciente.
5. A dimensão Social: analisa a construção da aprendizagem no âmbito familiar e social do paciente.
Completando as respostas das colegas. Antes de tudo, é preciso conversar com os pais da aluna, para que a sra possa estar entendendo melhor a dificuldade apresentada pela aluna em sala de aula e expor isso aos pais. Sugiro uma avaliação com um psicopedagogo. Caso, seja necessário terapia, na avaliação, o profissional irá encaminhar. O importante é procurar saber o motivo que levou a aluna a parar de ler e escrever. Pode estar relacionada aos conflitos internos dela, desde uma dinâmica familiar desestruturada até problemas cognitivos. Não dá para lhe dar um parecer sem avaliar a criança. Espero ter ajudado. Boa sorte!!!!
Forte Abraço!!!
Forte Abraço!!!
Conforme já apontado anteriormente o transtorno de aprendizagem pode ser multifatorial. Deve-se considerar o contexto escolar e familiar. A idade da criança e possíveis situações estressoras devem ser levadas em consideração. Procure a ajuda de um psicólogo e/ou psicopedagogo para a realização de uma avaliação mais completa.
Problemas na aprendizagem são multifatoriais. Devem ser avaliadas por um psicopedagogo que analisará não apenas o aluno, mas a escola e seu processo curricular, o ambiente familiar e sua inserção nele, o contexto sócioeconomico e cultural, mudanças na vida da criança, patologias, dentre outros aspectos. Poderá, se pertinente, encaminhar para avaliação de outros profissionais.
Diversas questões, desde afetivas a práticas de ensino que precisam ser revistas e adequadas a uma nova realidade, podem estar causando esse momento na criança. A orientação é buscar a família e encaminhar para uma avaliação com psicopedagogo e/ou psicólogo. Importante: não aceitar diagnóstico que em pouco tempo e sem análise profunda, enseje a necessidade de uso de medicações ou que rotulem a criança.
É difícil dizer o que pode estar acontecendo, uma vez que informações "soltas" dificultam a precisão de uma resposta sobre a sua aluna. Sugiro o encaminhamento para um Neuropsicólogo, uma vez que este profissional fará uma avaliação completa da aluna, tendo em vista que podemos ter dois pontos a serem observados: Transtorno de Aprendizagem como fator primário e algo a nível psicológico (ansiedade, por ex.) como fator secundário, ou podemos estar diante de algo psicológico (ansiedade, por ex.) e termos uma DIFICULDADE de aprendizagem como fator secundário. Não foi mencionado idade ou série da aluna, então, dependendo do nível escolar ler e escrever poucas, simples e curtas palavras e frases não é um bom "sinal", é importante ligar o "pisca alerta". O encaminhamento poderá ser feito a um Psicólogo, que também fica responsável pelo encaminhamento ao Neuropsicólogo. Profissional, Escola e Família devem estar juntos para ajudar a aluna.
a meu ver esta criança necessita ser avaliada por um médico ou mais especificamente, por um neurologista. Pois me parece que não seja um problema de aprendizagem e sim alguma disfunção cerebral que está dificultando a aprendizagem. Caso o neurologista conclua que não há nenhuma anormalidade, aí sim a mãe deve ser orientada e encaminhá-la ao psicopedagogo e a um psicólogo infantil.
Olá. Sugiro o encaminhamento para um especialista Neuropsicólogo. O profissional irá fazer a avaliação, onde provavelmente irá realizar a aplicação de alguns testes para entender se trata-se de uma dificuldade de aprendizagem ou emocional, pontual.
Sugiro um psicodiagnóstico com psicólogo e psicopedagogo. Somente essa avaliação mais entrevistas com os pais poderão esclarecer o que acontece!!
Olá. Durante o processo escolar e de desenvolvimento, muitos fatores podem interferir no desempenho da criança. Como especialista em pediatria, posso te dizer que, em alguns casos fatores familiares podem interferir diretamente no desempenho da criança; e, às vezes, essa pode ser a única forma da criança conseguir expor algo que está se passando com a família, e a Escola acaba sendo o primeiro lugar onde isso se mostra. Antes de se fazer uma investigação clínica, seria interessante, conversar com os pais para entender melhor a dinâmica familiar (se estão passando por algum conflito, por exemplo). Caso a sua escola conte com psicólogo, este, poderia mediar esta conversa, de modo que possa apresentar as respostas emitidas pela criança neste curto período de tempo. Entendendo melhor o que pode estar se passando com a família, outros encaminhamentos podem ser feitos, no a posteriori, e, sendo o caso, avaliação do psicólogo pode ser fundamental para se saber se há ou não necessidade de encaminhamento para um outro especialista (neurologista infantil, por exemplo). Antes de tentarmos colocar a criança dentro de qualquer “caixa”, seja pelo aparecimento de um sintoma, seja pelo comportamento, vale lembrar, que isto também pode trazer outros efeitos negativos a ela, então, devemos ter muito cuidado com diagnósticos prévios. Neste sentido, sugiro também que compartilhe este ponto com a Escola, para que estejam cientes, afinal, a instituição também é responsável pelo cuidado da criança do mesmo modo que os pais, ainda que, de um outro lugar.
Bom dia, é interessante consultar uma psicopedagoga para individuar as dificuldades de aprendizado e depois consultar um psicologo ou neuropsicologo a depender do que se relava do diagnostico da psicopedagoga. Em caso como esse precisa ter muito cuidado porque a criança pode estar passando por problemas emocionais, traumas ou abusos de qualquer tipo, não necessariamente sexual. Voçe que é professora converse com os pais eles vão te dar o caminho/ou não, por onde precisa intervir ou encaminhar. Espero ter ajudado, Bom trabalho professora.
E necessária uma avaliação multidisciplinar. As causas podem ser inúmeras. Desde uma questão emocional até questões orgânicas e/ou neurológicas mais sérias. Uma vez que ela já havia adquirido a habilidade e parece ter perdido.
Ele deve buscar por avaliação neuropsicologia e neurológica.
Ele deve buscar por avaliação neuropsicologia e neurológica.
Olá! Talvez algum trauma pode estar se manifestando. Traumas não tratados interferem também na cognição e memória. É muito comum que a Terapia EMDR beneficie pacientes nestes casos.
A avaliação psicológica e/ou psicopedagógica é a mais indicada. Se optar pela psicológica o profissional irá avaliar e se necessário indicará um trabalho multidisciplinar, já a psicopedagógica poderá investigar e analisar as causas das dificuldades que podem ser: Psicológica, Biológica ou Neurológica e os profissionais da fonoaudiologia, psiquiatria, pedagógica podem ser um bom suporte para a investigação.
Algumas dificuldades de aprendizagem esta ligada também à ansiedade que a criança, jovem e adulto tem devido as pressões do cotidiano e as respostas que acredita ter que dar para a sociedade (família, colegas, profissionais, etc).
Algumas dificuldades de aprendizagem esta ligada também à ansiedade que a criança, jovem e adulto tem devido as pressões do cotidiano e as respostas que acredita ter que dar para a sociedade (família, colegas, profissionais, etc).
Olá. Por se tratar de uma menor de idade, o melhor a se fazer é ter uma conversa com os pais. Várias coisas podem estar acontecendo com ela não sabemos e não podemos ficar deduzindo. Talvez um encaminhamento para um psicólogo seja uma possibilidade para uma avaliação. Atenciosamente.
Olá! Como os colegas ressaltaram, para que a criança possa receber ajuda, necessário conversar com a família e levantar se há algo mais que a família percebe desta condição ou mudanças da criança em casa. E junto com a família e talvez médico da criança, qual definir qual profissional buscar!
Boa tarde!!
Eu sugiro uma avaliação multidisciplinar para avaliar as causas desta regressão do aluno. Um trabalho de Constelação familiar também seria bem interessante. Um abraço.
Eu sugiro uma avaliação multidisciplinar para avaliar as causas desta regressão do aluno. Um trabalho de Constelação familiar também seria bem interessante. Um abraço.
Olá. É bom encontrar professor(a) como você. A preocupação com o desenvolvimento do aluno deve fazer parte desta nobre atividade. Em minha experiência com este tipo de situação, o que mais encontrei como justificativa para o problema foi relacionamento familiar. Muitos casos assim são reflexos da dinâmica familiar. Portanto, acredito que a primeira providência é entender como está a relação desta criança com a família. A partir daí, contar com a colaboração de ouros profissionais especializados.
Continue assim, atenta aos seu 'pequenos'!
Continue assim, atenta aos seu 'pequenos'!
É difícil dizer exatamente o que está acontecendo com a aluna sem mais informações. No entanto, algumas possíveis causas para a queda na leitura e escrita podem incluir: distração, falta de motivação, problemas de saúde, problemas de aprendizagem, problemas de atenção, problemas emocionais ou problemas de linguagem. Se possível, é importante conversar com a aluna e seus pais para entender melhor o que está acontecendo. Além disso, é importante avaliar a aluna para identificar possíveis problemas de aprendizagem ou de linguagem. Se necessário, é importante buscar ajuda profissional para ajudar a aluna a melhorar suas habilidades de leitura e escrita.
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