Sou praticante de meias maratonas e recentemente fiz um exame que apontou meu nível de vitamina B12
3
respostas
Sou praticante de meias maratonas e recentemente fiz um exame que apontou meu nível de vitamina B12 em 315 pg/mL. Li em algumas fontes que, para atletas de endurance, o ideal seria manter esse índice acima de 400 pg/mL para melhor desempenho e prevenção de deficiências. Nesse sentido, gostaria de saber se seria recomendável a suplementação para atingir esse valor ideal, mesmo estando dentro do intervalo de referência laboratorial. Ou se existe algum risco ou contraindicação em suplementar nesses casos, mesmo com níveis tecnicamente normais?
Obrigado!!
Obrigado!!
Cerca de 40% dos brasileiros tem deficiência de vitamina B12, mesmo se alimentando de forma equilibrada, e o principal motivo é a alimentação deficiente oferecida aos animais que serão abatidos; mas o uso de alguns medicamentos e bebidas alcoólicas também pode diminuir a absorção de B12.
Não há um consenso global sobre os níveis de vitamina B12, mas por ser praticante de endurance, talvez seja interessante manter seus níveis mais altos, entre 600 pg/mL e 800pg/mL. Uma avaliação clínica é fundamental para identificar possíveis sinais de sintomas relacionados a deficiência de B12 e outros nutrientes para determinar o nível ideal para você.
Não há um consenso global sobre os níveis de vitamina B12, mas por ser praticante de endurance, talvez seja interessante manter seus níveis mais altos, entre 600 pg/mL e 800pg/mL. Uma avaliação clínica é fundamental para identificar possíveis sinais de sintomas relacionados a deficiência de B12 e outros nutrientes para determinar o nível ideal para você.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Embora o valor de 315 pg/mL esteja dentro da faixa de referência laboratorial, estudos indicam que atletas de endurance podem se beneficiar de níveis mais elevados de vitamina B12, idealmente entre 400–700 pg/mL, para otimizar o desempenho e prevenir deficiências. A suplementação pode ser considerada segura e benéfica nesses casos, desde que orientada por um nutrólogo, que avaliará a necessidade individual e monitorará os níveis para evitar excessos.
Por ser atleta de endurance, os valores de exames "normais" não se aplicam necessariamente a sua condição. Não só a B12 deve ser mais alta mas também outras vitaminas e micronutreintes. Procure um especialista nessa área.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Estou tomando vitamina B12 5000mc (citoneurim comprimidos) 1 x ao dia, já faz 45 dias, fiz exame e o resultado deu 1.519,12 o que devo fazer?
- Vitamina b12 alta o que fazer pra abaixar fiz exame e deu 1.300
- Minha vitb12 está em superior a 2000 pg/mlnao posso tomar dozemast né mesmo..comecei a tomar e tô mal até c diarreia..e o médico passou..putaq pariu..agora tô é maus6fraca..parar né. Já tomei 6 sublingual..porq fiz um bloqueio de coluna há 15 dias..
- Boa tarde. A carbamazepina pode diminuir os niveis de vitamina B12
- Tenho alguns sintomas de formigamento generalizado, gosto metálico na boca, por vezes ao fazer desporto alguma fraqueza, será défice de alguma vitamina / mineral? Exame: Vit B12 488pg/ml Vit D 36 Ng/ml Ferritina 336 Ng/ml Homocisteína 12 mcmol/l Hemoglobina 14 g/dl Plaquetas : 123 Magnésio…
- Ola! Minha mãe tem 81 anos, está tendo alunacoes, isso pode ser deficiência de b12?
- Boa tarde minha vitamina B12 está em2000 pg/ml meu médico pediu outro exame p ser feito de hoje a um mês devo procurar outro médico
- Quais os sinais que posso estar com deficiência de vitamina B12 ?
- Quando e como a vitamina B12 pode ser suplementada?
- Por que os Veganos e vegetarianos sofrem mais com a Deficiência De Vitamina B 12 ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 169 perguntas sobre Deficiência De Vitamina B 12
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.