Sou portadora de doença de crohn e estou querendo engravidar. Gostaria de saber se existe algum remédio

3 respostas
Sou portadora de doença de crohn e estou querendo engravidar. Gostaria de saber se existe algum remédio que posso usar durante a gravidez?
Os medicamentos utilizados no tratamento das doenças inflamatórias intestinais, em sua maior parte, podem ser usados com segurança na gravidez, sem oferecerem riscos ao feto. A atividade da doença oferece risco, portanto, para engravidar a doença deve estar em remissão. Consulte seu coloproctologista ou gastroenterologista e ele irá informá-la se haverá necessidade de fazer alguma modificação em seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O mais importante ao engravidar é estar com a doença em remissão (sem atividade da doença). Alguns remédios devem ser evitados na gravidez tais como ciprofloxacino e corticóide (prednisona, por ex). A terapia biologica (anti TNF), tais como adalimumab (humira), infliximab (remicade) podem ser usados na gestacao, mas normalmente sao suspensos no terceiro trimestre (desde que a paciente esteja clinicamente bem) pois os anticorpos anti TNF podem passar a placenta e o recém nascido entao correria riscos ao ser vacinado com vacinas de agentes vivos atenuados (por ex para tuberculose, a BCG). O melhor é consultar seu médico - entre no site da ABCD www.abcd.org.br - procure um especialista na sua região para maiores informacoes) e para seguimento clinico.
O comportamento da doença é imprevisível. A necessidade dos medicamentos depende de caso a caso. Alguns podem ser usados, em outros utilizamos o benefício da dúvida e mantemos ou suspendemos na medida em que seja necessário. Por exemplo: se a paciente está em remissão e evolui com crises de descompensação da doença, todos os medicamentos que o binômio mãe-criança puderem receber devem ser usados, pois nenhum risco pelo uso da medicação supera o risco de uma doença descompensada. Se você considera planejar uma gestação, não esqueça de atualizar sua carteira de vacinações, nem de usar, previamente à concepção, suplementação de ácido fólico.

Especialistas

Gustavo Scapini

Gustavo Scapini

Cirurgião geral

São Paulo

Fabio Freitas

Fabio Freitas

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

Imperatriz

JOAO FRANCISCO DE SOUZA

JOAO FRANCISCO DE SOUZA

Cirurgião geral, Médico clínico geral

Mafra

Diego Baldissera

Diego Baldissera

Cirurgião geral, Endoscopista

Lajeado

Carolina Fischer Cunha

Carolina Fischer Cunha

Gastroenterologista, Médico clínico geral

São Leopoldo

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 421 perguntas sobre Doença de Crohn
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.