Sou portadora de doença de crohn e estou querendo engravidar. Gostaria de saber se existe algum remédio
3
respostas
Sou portadora de doença de crohn e estou querendo engravidar. Gostaria de saber se existe algum remédio que posso usar durante a gravidez?
Os medicamentos utilizados no tratamento das doenças inflamatórias intestinais, em sua maior parte, podem ser usados com segurança na gravidez, sem oferecerem riscos ao feto. A atividade da doença oferece risco, portanto, para engravidar a doença deve estar em remissão. Consulte seu coloproctologista ou gastroenterologista e ele irá informá-la se haverá necessidade de fazer alguma modificação em seu tratamento.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O mais importante ao engravidar é estar com a doença em remissão (sem atividade da doença). Alguns remédios devem ser evitados na gravidez tais como ciprofloxacino e corticóide (prednisona, por ex). A terapia biologica (anti TNF), tais como adalimumab (humira), infliximab (remicade) podem ser usados na gestacao, mas normalmente sao suspensos no terceiro trimestre (desde que a paciente esteja clinicamente bem) pois os anticorpos anti TNF podem passar a placenta e o recém nascido entao correria riscos ao ser vacinado com vacinas de agentes vivos atenuados (por ex para tuberculose, a BCG). O melhor é consultar seu médico - entre no site da ABCD www.abcd.org.br - procure um especialista na sua região para maiores informacoes) e para seguimento clinico.
O comportamento da doença é imprevisível. A necessidade dos medicamentos depende de caso a caso. Alguns podem ser usados, em outros utilizamos o benefício da dúvida e mantemos ou suspendemos na medida em que seja necessário. Por exemplo: se a paciente está em remissão e evolui com crises de descompensação da doença, todos os medicamentos que o binômio mãe-criança puderem receber devem ser usados, pois nenhum risco pelo uso da medicação supera o risco de uma doença descompensada. Se você considera planejar uma gestação, não esqueça de atualizar sua carteira de vacinações, nem de usar, previamente à concepção, suplementação de ácido fólico.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Minha mãe esta com diarreia a mas de 2 meses a colonoscopia deu colite crônica inativa,sera q pd ser isso q esta causando a diarreia ou pd ser outro orgao do corpo q esta doente?
- Fiz uma colonoscopia e o resultado foi "Mucosa colônica de padrão habitual, com discreto infiltrado linfocitário na lâmina própria." O que pode ser ? Constando que tenho dores constantes na barriga.
- Doença de cronh pode causar divertículos? Uma pessoa pode sofrer de doença diverticular e doença de cronh ao mesmo tempo?
- A retocolite é uma doença genética? Minha avô faleceu com cancer no intestino, porém não sei se ela tinha a doença. Gostaria de saber também se a possibilidade de cura ou só consigo mante-la estavel com remédio,
- Olá, meu pai teve doença de crhon. Minha chance de ter a doença é alta? Ou tem baixa relação?
- Fiz uma colonoscopia,e foi detectado doença intestinal inflamatória, foi feita a biópsia e no resultado da biópsia deu Retite leve, tem cura ou somente tratamento
- Eu tenho doença de crohn, sei que tem alimentos que fazem mais mal pra inflamação, como salame, presunto etc, mas eu preciso evitar de comer para sempre, ou apenas comer moderadamente? (1x ao mes) por exemplo
- Tenho colite e retire ulcerativa , posso fazer uso da chia ,pra melhorar meu intestino preso
- Olá, Tenho diagnóstico de crohn há dois meses, faço uso de 4000mg de mesalazina por dia a mais de um mês e nada do sangramento diminuir. Em quanto tempo vejo melhora? Ela pode não estar dando certo pra mim?
- Existe possibilidade de ter doença de crohn sem ter diarreia como um dos sintomas?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 425 perguntas sobre Doença de Crohn
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.