sou portadora de crohn e fazo o uso de humira a uns 4 anos, e agora estou querendo engravidar, meu medico

3 respostas
sou portadora de crohn e fazo o uso de humira a uns 4 anos, e agora estou querendo engravidar, meu medico me disse que e possivel continuar o uso do medicamento durante a gravidez e so parar nos ultimos 3 messes, mas que o bebe nao poderia ser vacinado durante 3 meses.isso procede? grta
Esta conduta pode ser tomada entretanto se suspendido no terceiro trimestre de gestação, não há necessidade de aguardar para a vacinação da criança.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá bom dia. O Adamilumabe (Humira) pode ser mantido até a 22-24 semanas de gestação, desde que você esteja bem, ou seja, sem sintomas e com exames normais. Ou seja, manteria nos dois primeiros trimestres de gravidez e suspenderia, nestas condições, o Humira no terceiro trimestre. Fazendo desta forma, seu filho (a) pode ser vacinado normalmente, sem riscos. Se por acaso você receber doses do Humira no terceiro trimeste, a medicação pode ser encontrada no recém nascido, e o ideal é esperar pelo menos 3 a 6 meses para vacinar seu filho, com as vacinas de virus vivo atenuado (a mais preocupante é a BCG para tuberculose). Mas, como te disse, se suspender o remedio na semana 22-24 não há risco para o seu filho.
Costumamos suspender os biológicos no terceiro trimestre para aquelas pacientes com controle adequado da inflamação (remissão clínica e endoscópica). Caso se mantenha com algum grau de atividade preferimos não retirar e aguardar entre 3-6 meses para vacinar seu filho com vacinas de vírus vivo atenuado.

Especialistas

Lucas Zaiden Cardoso de Lima

Lucas Zaiden Cardoso de Lima

Coloproctologista

Goiânia

Edmar Silva de Araújo Júnior

Edmar Silva de Araújo Júnior

Gastroenterologista

Uberlândia

Larissa Martins Peluso

Larissa Martins Peluso

Coloproctologista

Brasília

André Lanza Rizzo

André Lanza Rizzo

Cirurgião geral

Matão

Thais Tomé de Souza

Thais Tomé de Souza

Gastroenterologista

Rio de Janeiro

Thaís Carminati Scarton Ramos

Thaís Carminati Scarton Ramos

Gastroenterologista, Médico clínico geral

Linhares

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 425 perguntas sobre Doença de Crohn
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.