Sou mulher, 33 anos, casada há 10 anos, tenho um filho. E gostaria de entender porque me apaixono co

16 respostas
Sou mulher, 33 anos, casada há 10 anos, tenho um filho. E gostaria de entender porque me apaixono com frequência, por homens mais velhos e que sejam professores. Em 2018 tive um caso com um professor na faculdade. Achei que tinha superado, meu esposo me perdoou e permanecemos juntos. Agora na metade do ano de 2022, me apaixonei pelo professor do meu filho. Não tive nenhum tipo de envolvimento desta vez, senão algumas conversas que logo demos por encerradas, devido ambos já terem passado situações semelhantes no passado e reconhecer o quanto foi doloroso para todos os envolvidos. Porém,não estou sabendo lidar com isso.
Olá, bom dia!

Importante sua questão, e que, a luz de um processo terapêutico pode ser melhor compreendida. Cotidianamente, no consultório, nos debruçamos a trabalhar de modo a compreender fenômenos emocionais, como apaixonamentos que nos arrebatam, ou mesmo crises diversas, que chamamos de ansiedade, pânico, entre outras. Tais situações mobilizam nosso corpo e nossos pensamentos. Se você tem estranhado que, novamente, uma situação de apaixonamento se repete frente um certo padrão (homens mais velhos, professores) vale a pena escapar de uma visão moral que geralmente nos faz não pensar, mas desconsiderar a pergunta que, positivamente, você já faz: se não sei lidar com isso, como aprender a lidar? Nesta linha de raciocínio, ficaria o convite... estar atenta a escutar essa repetição com profundidade e condição de aprendizagem para saber lidar com você, alcançando assim uma vida mais funcional e autêntica. Alguns podcast e vídeos podem ajudá-la a pensar, entendendo o modo como a cultura também nos fornece ferramentas para pensarmos nosso modo de funcionamento emocional. Caso você queira conversar mais, estou disponível. Um abraço, Adriele

Boa tarde, tudo isso que relatou é muito vago, não sei como é a sua relação com seu marido.
No entanto te aconselho um ou uma psicoterapeuta, será o melhor caminho para entender o que tem acontecido.
olá, qualquer comportamento ou sentimento que gere angústia deve ser levado a sério. Busque um acompanhamento psicológico em sua cidade, presencial, ou on line, aqui mesmo pelo doctorália.com você conseguirá resolver essa questão com ajuda profissional.
Algo não está bem resolvido dentro de você. Pode ser uma questão sua consigo mesma, com seu marido ou com outras pessoas. Essas respostas só são encontradas quando você discute a fundo com um Psicólogo, é muito difícil responder sem compreender sua história e todos os fatores envolvidos.
Olá querida, como vai?
Apenas através do seu relato não é possível identificamos o motivo desse comportamento, mas um acompanhamento com uma Psi poderá te ajudar a entender. As raízes de muitas de nossas ações estão na nossa história de vida que combinada com o momento que estamos vivendo, podem influenciar nossos comportamentos.
Espero ter ajudado!
Olá! Espero que você esteja bem!
Se você não sabe lidar com essa questão é importante procurar ajuda para entender melhor sobre isso e em como lidar de maneira mais assertiva.
De toda forma, são muitas questões a serem consideradas, questões suas, questões do seu relacionamento, questões que envolvem um imaginário de amor ideal ou mesmo de uma admiração desses homens mais velhos e professores.
Olá! Basicamente, a monogamia não é uma coisa natural, porque nós não temos instinto, na verdade temos pulsão. A pulsão nada tem a ver com a razão e a moral. Nossos impulsos, a princípio são inconscientes, e não admitem controle em sua fonte, ou seja, não é pelo controle, se obrigando apenas a não fazer o que deseja que isso será resolvido. Como você lida com o que não pode controlar? O que não podemos controlar não quer dizer que não haja uma outra maneira de lidar. Alcançar a fidelidade como escolha e ficar bem não é tão fácil. Fidelidade não funciona como algo imposto por um padrão cultural e moral, onde o único lugar para o desejo é a transgressão. Como não existe uma natureza humana, fidelidade não é algo natural, nossos desejos inconscientes convivem muito bem em paradoxos e contradições. Já a imagem do professor ou do homem mais velho sim tem a ver com particularidades da sua história. Se quiser investigar em análise é só entrar em contato. Abraços
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 150
Voce fala em se apaixonar por uma pessoa mais velha . com sabedoria.Sao professores que lhe atraem . Para saber melhor o que acontece é preciso conhecer melhor a sua historia, e a historia de sua familia, da sua relação com seus pais .
Mas também me chama atenção a sua situação com seu marido . Penso que voce esta sofrendo e nao quer acabar com seu casamento . Um trabalho de psicanálise poderia te ajudar e, se for preciso , um trabalho de casal também. Há algo que voce busca nestas paixoes mas que voce nao encontrou em seu casamento. Esta sua tendencia ameaca a sua estabilidade conjugal. É preciso ter mais dados para saber o que ocorre
Uma coisas que pode te ajudar a entender melhor o que acontece é notar que o apaixonamento não é por uma pessoa específica, mas por essa figura que descreveu.

É claro que em certas ocasiões você encontra essa figura em algumas pessoas, mas seu interesse continua sendo mais pela figura do que pela pessoa em si. Tanto que os apaixonamentos são frequentes, mas sempre por quem representa essa figura para você.

Então, vale a pena pensar em como é a sua relação com essa figura.

E é possível se perguntar: como vê a si mesma em relação a essa figura? O que há de apaixonante nela para você?

Acredito que olhar para essa direção permita começar a entender melhor o que acontece.

Agora que tem esse novo ponto de vista, pense na possibilidade de ter um espaço para que possa falar sobre isso.

Minha indicação é que procure um psicanalista, mas diferentes profissionais da área psi vão poder te ajudar. Se oriente a partir do que se sentir mais confortável.
Oi querida, tudo bem?
Pois então, você já ouviu aquela máxima: "Freud explica"? Haha, pois é. Lembra muito uma questão edipiana, mas para obter uma real compreensão do seu caso é pré-requisito que estejas em análise. Caso desejes tornar isso consciente e compreender em profundidade fico a disposição. Abraço
Olá! Vejo que tem uma preferência, geralmente professores são figuras que denotam uma pessoa inteligente e que inspira confiança. Seria importante analisar por que busca esse tipo de relacionamento. Faça terapia, buscar autoconhecimento pode responder essas questões.
Olá! Você tem sérios problemas de autoestima, e, busca apoio emocional de forma fantasiosa, fazendo com que seus sentimentos sejam efêmeros. Busque por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental Racional Emotivo e Hipnoterapeuta.
Olá, acredito que uma boa análise te ajudaria ter essa resposta.
Você em análise vai conseguir no seu tempo descobrir coisas sobre você mesma e são vinculados a sua história. Falar mais sobre esse desejo em relação aos professores, tudo isso é muito pessoal e só você buscando ajuda para lidar com isso da melhor maneira e que ajude amenizar essa angústia.

Abraço
Olá! E como está a paixão pelo esposo? Qual seria a necessidade de ter um homem mais velho perto de si? O que eles significam para você? Esse tipo de questões, que são usadas em terapia, além de outras, ajudam você a se compreender e nortear suas atitudes. Fico à disposição!
Olá! Tudo bem? Espero lhe encontrar bem! Entendo que você esteja passando por uma situação complexa emocionalmente. A paixão frequente que você descreveu por homens mais velhos e professores, assim como a experiência que você mencionou, são sinais de que há questões emocionais mais profundas que seriam interessantes de serem exploradas e compreendidas para seu bem-estar.
Esses sentimentos podem estar enraizados em experiências passadas, talvez relacionadas a figuras de autoridade ou à busca por algo que sente estar faltando em sua vida atual. Não afirmo, traz luz ao tema para reflexão. E outros pontos poderiam ser levantados ao compreender melhor de modo individualizado sua história de vida. O fato de essas paixões se repetirem sugere que pode haver padrões emocionais e comportamentais que precisam ser trabalhados. Entretanto, outros fatores poderiam estar presentes que merecem atenção.
É fundamental reconhecer que lidar com essas emoções sozinha costuma ser muito difícil. Um sinal muito positivo é que você percebe a importância do tema e ao escrever aqui no doctoralia, entendo como um pedido inicial de ajuda e tomada de consciência. A terapia pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar você a entender as causas desses sentimentos, como lida com as emoções, escolhas, ganhos e perdas e também trabalhar questões do passado e aprender a gerenciar suas emoções de maneira mais saudável para lidar melhor com seu presente e fortalecer a qualidade de relacionamento.
Através da terapia, você terá um espaço seguro para explorar suas emoções, entender os gatilhos dessas paixões e desenvolver estratégias para fortalecer você mesma, seu relacionamento atual e organização interna de questões passadas. Isso permitirá que você não apenas lide com esses sentimentos, mas também desenvolva um crescimento pessoal significativo.
Havendo interesse em iniciar um tratamento que aborde essas questões de forma mais profunda e personalizada, de modo respeitoso e atencioso à você, me mande uma mensagem. Estou aqui para ajudar você a entender melhor suas emoções e encontrar formas de lidar com elas de maneira mais saudável.
Agende uma consulta para começar essa jornada de autoconhecimento e cura emocional. Estou à disposição para apoiá-la. Conte comigo! Aguardo seu contato! Sucesso naquilo que busca e até breve!
Abraços, Mestre Psicóloga Clínica Adriana de Araújo @psicologaadrianadearaujo
Olá!
Penso que seria importante buscar um psicólogo e trabalhar essas questões e entender porque sente atraida por esse perfil masculino e como lidar, cuidar da sua relação é importante.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!