Sou muito ativo na hora do sono. É como se o cérebro "trabalhasse e pensasse" a noite inteira. Sonhos

13 respostas
Sou muito ativo na hora do sono. É como se o cérebro "trabalhasse e pensasse" a noite inteira. Sonhos e mais sonhos ativos e isso sempre me deixa com dor de cabeça ao acordar, fora não me deixar descansar direito. Qual especialidade médica devo procurar: neuro, psiquiatra (ou qual) ?
Existem médicos neurologistas especialistas em sono que poderão fazer um mapeamento da qualidade do seu sono. Parece que seu cansaço é manter a consciência muito alerta enquanto dorme. Uma sugestão seria tentar ter uma rotina de sono que inclua técnicas de relaxamento (como meditação). Os sonhos poderão continuar intensos mas com a prática acredito que você consiga fazer com que seu organismo entre em um nível de relaxamento mais profundo.

Precisamos interpretar seus sonhos. Procure um bom psicanalista ou especialista junguiano, e não bloqueie esta atividade AUXILIAR (sonhos) do seu próprio corpo com remédios. Quando você começar a integrar a mensagem que seus sonhos tem para te passar, seu sono gradualmente ficará mais sereno. Torne-se sereno conhecendo-se: psicoterapia na veia. Um abraço!
Primeiramente procure um neurologista, existem exames específicos para avaliar o sono do paciente, você pode ter uma alteração com esta descrição que fez. Caso o médico ache necessário poderá te encaminhar para um psicólogo para ajudar a realmente "desligar" e assim poder descansar durante o sono.
Olá! De maneira bastante resumida e simplória, sonho é uma das maneiras de "expressão" do inconsciente. O conteúdo dos sonhos podem ser interpretados em psicoterapia e ajudar a elucidar e a pensar questões sobre sua vida, seu eu, sua maneira de se relacionar, etc. Todos nós sonhamos. Sonho, segundo a psicanálise, é o guardião do sono. Se seus sonhos estão dificultando ter um bom período de descanso (sono) então busque ajuda de um psicólogo/psicanalista, havendo necessidade esse profissional poderá fazer encaminhamento para outro especialista. Espero ter ajudado! Abraço!
Olá!

Você pode procurar um neuro e também conforme o diagnóstico que ele der, fazer terapia também.
Já experimentou fazer higiene do sono, antes de dormir?
Tomar uma ducha morna, ao deitar ouvir uma música suave, tentar relaxar, não pensar no que aconteceu no dia, imaginar situações que lhe tragam paz, enfim deitar mais livre dos acontecimentos diários.
Isso ajuda muito.
E claro, não deixe de procurar um médico para verificar o que de fato está acontecendo.

Abraços

Anelise Mira
Os sonhos na psicologia tem uma função, você pode tentar antes de ir para a medicalização descobrir qual a função que eles podem está desempenhando na sua vida. Tratar só uma pequena parte sem ver o todo pode fazer com o problema apenas seja redirecionada para outro âmbito da sua vida. Procure um psicólogo e/ou um neurologista que, caso haja necessidade, este estará te encaminhando para um outro profissional da saúde.
Seria interessante pensar na possibilidade de compreender o conteúdo destes sonhos, já que estes são produções do próprio inconsciente. Já reparou em algo que se repete ou algo sobre os seus sonhos lhe chama a atenção? Um psicanalista pode te ajudar. Abraço
A compreensão do que está sentindo, deve ser compreendida através de diferentes abordagens, o problema é sistêmico, uma variável acaba repercutindo em outras variáveis. Portanto deve investigar as duas áreas, neuro e psiquiatria. Sugiro iniciar pela psiquiatria e um acompanhamento psicoterapêutico sistematizado afim de analisar os resultados e a indicação de algum exame neurológico também pode contribuir.
Olá, como vai?
De fato, um sono sem qualidade influencia no funcionamento do seu organismo e psiquismo. Provavelmente não é apenas a dor de cabeça a consequência desse sono agitado. Pode ser que vc esteja mais irritado, ansioso, com alterações no apetite, que por sua vez, atrapalham sua tranquilidade na hora de dormir. Um acompanhamento terapêutico com psicólogo/psicanalista seria uma ótima escolha para vc iniciar uma investigação das causas dessa dificuldade, e os possíveis encaminhamentos à outros profissionais.
Cuide-se!
Abraço
Procure um neurologista e um psicanalista, para um diagnóstico preciso. O seu sono pode ter causas diversas, considero necessário uma avaliação multidisciplinar.
Ola, é importante entender que dentro de uma perspectiva o sonho é a proteção do sono. Quando o sonho se torna demasiadamente conturbado e com sensações físicas tende a ser difícil continuar em estado de relaxamento e rebaixamento da consciência. Outro ponto a se pensar nonconteúdo do sonho, se existem temáticas predominantes, emoções percebida. Parar e refletir pode trazer novos insights . É importante fazer uma avaliação com um especialista da área de qualidade do sono. Pode ajudar a adquirir comportamentos mais saudades e desfrutar de um sono tranquilo. As áreas não são excludente. Cabe um parecer medico, psicológico, qualidade do sono, etc.
Espero ter ajudado.
Abçs, Betânia Tassis
Olá. O sono interrompido ou com movimentos intensos e muita produção onírica (sonhos) podem ser entendidos dentro de um contexto clínico realizado pelo psicólogo e encaminhado ao neurologista e psiquiatra, caso necessário. A produção onírica (que parece ser sua queixa), é uma forma do inconsciente se comunicar com a consciência. Este se expressa de forma simbólica e precisa ser analisada a partir de conteúdos arquetípicos e da vida presente. O processo de análise em geral pode lhe ajudar a lidar com tensões e ansiedade que estejam ligadas à agitação noturna.
Olá, os sonhos são sinais do seu inconsciente, explicando de uma maneira bastante simplória. Analise seu momento atual de vida, esta trabalhando muito? Passando por um momento de angústia? Com certeza seus sonhos estão carregados de significado que precisam ser interpretados e, possivelmente farão sentido para você. No entanto, se esse sonho envolver vocalizações e/ou comportamentos complexos aconselho procurar um psiquiatra e psicólogo, pois pode ser um sintoma e não simplesmente um sonho perturbador. Abraço, Daniela.