Sou menina, tenho 17 anos, 1,55 de altura e 54kg. Estou dentro do meu IMC, mas possuo muita gordura

5 respostas
Sou menina, tenho 17 anos, 1,55 de altura e 54kg. Estou dentro do meu IMC, mas possuo muita gordura localizada. Diferente de mim, o meu irmão come muito, não costuma praticar exercícios e não engorda absolutamente nada. O meu pai também é magro, sempre foi muito magro e isso me faz ficar muito frustrada. Se o meu irmão é assim pela genética, não consigo entender o motivo de eu acumular gordura tão facilmente. Há uma razão para isso?
Olá, tudo bem? No período da adolescência é normal que o corpo feminino passe por mudanças bem diferentes do corpo masculino, principalmente devido as alterações hormonais que ocorrem nesse tempo. É esperado que o acúmulo de gordura seja maior mesmo. Você pode procurar um profissional para te auxiliar melhor, dar uma olhada em exames e na sua rotina alimentar e de exercícios se estiver preocupada com algo além!

A mulher passa por várias oscilações hormonais, no qual temos uma certa predominância a acumular mais tecido adiposo. É necessário um acompanhamento nutricional para avaliarmos como anda sua rotina alimentar, seus hábitos, questões emocionais, comportamentais...tudo isso está relacionado ao ganho de peso também.
Na adolescência temos um turbilhão de coisas acontecendo, emoções, ambientes, alimentos, sono, tempo de uso de tela, tudo isso pode influenciar na composição corporal, mas pra tudo tem um jeito e na maioria das vezes mudanças de hábitos podem ajudar muito. Cada pessoa é única também. Se puder ajudar em algo mais é só chamar
Por fatores hormonais as mulheres têm mais tendência a acumular gordura. Procure um nutricionista para poder te ajudar em relação a sua alimentação. Com uma ingestão de calorias adequada e prática regular de atividade física você vai conseguir atingir seus objetivos estéticos.
A genética desempenha um papel importante na forma como nosso corpo armazena gordura e metaboliza alimentos. Algumas pessoas têm uma predisposição genética para armazenar gordura em certas áreas do corpo e podem ter mais dificuldade em perder gordura em determinadas regiões.

No entanto, é essencial lembrar que a genética não é o único fator que influencia a composição corporal. Outros fatores, como estilo de vida, dieta, níveis de atividade física e metabolismo basal, também desempenham um papel significativo no peso e na distribuição de gordura no corpo.

Seu irmão pode ter uma taxa metabólica mais rápida ou hábitos alimentares diferentes, o que pode explicar por que ele não ganha peso facilmente, mesmo comendo mais. Por outro lado, seu corpo pode ser mais tolerante a armazenar gordura, e é normal que as pessoas tenham diferentes tipos de corpos e respostas ao alimento.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!