Sou jovem porém venho tendo muitos problemas de memória, a ponto de estar afetando minha vida pessoal

9 respostas
Sou jovem porém venho tendo muitos problemas de memória, a ponto de estar afetando minha vida pessoal e profissional. Qual médico devo procurar? Um psiquiatra, um neurologista ou devo ir a um clínico que, com base em minha história, me encaminhará? Obrigada
Olá! É importante que você procure um clínico, para que sejam realizados exames médico para ser descartado causas orgânicas. Após procure ajuda de um profissional da área de saúde mental, para verificar as causas emocionais. A disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Seria interessante um exame com neurologista para avaliar e examinar a parte física cerebral, constatar se há algum problema. Porém, não descarte problemas emocionais como ansiedade, depressão e estresse que também podem causar problemas de memória como sintomas de sofrimento psíquicos sem causar orgânicas. Abraço.
Olá, é importante que você procure um médico neurologista e conte a ele a sua queixa. Ele poderá solicitar exames complementares para avaliar melhor a sua condição clínica. Paralelamente, você também pode procurar um neuropsicólogo para avaliar o domínio cognitivo. Através de testes neuropsicológicos é possível mensurar como está a sua memória de curto prazo e de longo prazo e estabelecer treinos cognitivos para trabalhar os problemas apresentados. Eu atendo em Santos e estou à sua disposição. Abs
Vc tem procurar um neurologista e ver o que ele vai falar.
Procure um psiquiatra! O psiquiatra poderá fazer uma avaliação clínica completa, tentando entender como são os seus problemas de memória, como começaram, como têm evoluído, como tão interferindo em sua vida, etc. Assim como conversar sobre outros possíveis sintomas associados que podem direcionar o raciocínio clínico para alguma doença médica geral, neurológica ou psiquiátrica. Todo psiquiatra tem condições de fazer um exame físico neurológico simplificado que pode ou não identificar algo suspeito e se conveniente encaminhar prontamente para um neurologista. Exames complementares os três profissionais podem pedir e se julgarem necessário o farão. Mas o principal, é que em sua faixa etária (jovem), os principais problemas de memória advém de stress, privação de sono, quadros depressivos e/ou ansiosos em que predominam sintomas cognitivos. E levando em conta essas causas mais frequentes para sua faixa etária, o psiquiatra é o profissional mais habilitado a detectá-las e tratá-las.
Olá. O ideal é procurar um neurologista, que irá verificar demais sintomas e ver se continuará a ser atendido por ele, se lhe encaminhará a um psiquiatra ou neuropsicólogo para avaliação. As dificuldades de memória possuem várias causas, tanto transtornos, como os de humor, ansiedade, dificuldades com sono, estresse ou outras condições neurológicas.
Olá! Acredito que você precise de cuidados interdisciplinares. Com certeza a ida ao neurologista pode ser necessária, mas o acolhimento de sua história pode ser bastante interessante para o seu tratamento. São muitas as razões para que alguém tenha problemas de memória, especialmente quando eles se instalaram ao longo da sua vida.

Caso tenha mais dúvidas, fico a sua disposição.
Um neurologista seria fundamental, mas o acompanhamento psicológico em paralelo também pode te ajudar a entender algumas questões.
À disposição na Vila Mariana
Bom dia!

É sempre interessante você ter os exames em dia, antes de tudo. Pode ser um clínico geral, endocrinologista, nutrólogo.. Alguém que possa fazer uma requisição de exames de sangue completos que verifiquem se há alguma falta de vitamina ou alguma irregularidade, muitas vezes só a mudança alimentar e a inclusão de determinadas vitaminas já resolvem, se todos os exames estiverem perfeitos você pode pode consultar um neurologista para que avalie a parte neuronal e um psicólogo para a parte emocional, que pode sim afetar a memória.
Espero ajudar! ????

Especialistas

Andrey Lucas

Andrey Lucas

Geriatra, Médico clínico geral

Caruaru

Felipe Port Rodrigues

Felipe Port Rodrigues

Neurologista

Porto Alegre

Francisco Luis Cipriano Monteiro

Francisco Luis Cipriano Monteiro

Geriatra, Internista

São Luís

Daiene Santos Buglio

Daiene Santos Buglio

Geriatra

São José do Rio Preto

Nara Texeira Barbosa

Nara Texeira Barbosa

Neurologista

Joinville

Jorge Léo

Jorge Léo

Médico clínico geral, Médico de família

Uberlândia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 102 perguntas sobre Transtornos Da Memória
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.