Sou jovem e a minha primeira relação sexual com a namorada foi desastrosa, pois estava tão nervoso (

5 respostas
Sou jovem e a minha primeira relação sexual com a namorada foi desastrosa, pois estava tão nervoso (tremores) que na hora H não deu certo. Procurei um médico, que me explicou que a descarga de adrenalina prejudicou a ereção e me receitou propranolol para tomar somente no dia do segundo encontro. Mas fui ler a bula e um dos efeitos colaterais do medicamento seria justamente a disfunção erétil. E agora? Tomo ou não tomo?
Bom dia. Este é um dos "possíveis" efeitos colaterais da medicação mas ocorre em uma parcela muito pequena dos que utilizam o propranolol. É uma tentativa válida, sim. Mas se a ansiedade continuar atrapalhando, consulte um psiquiatra ou psicólogo para avaliar o caso. Atenciosamente,
Te convidamos para uma consulta: Consulta cardiologia - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Muito certamente não foi somente por causa dos tremores, mas a ansiedade em geral que lhe atrapalhou. Não se preocupe: isso é muito comum com parceiros novos ou, no seu caso, no inicio da atividade sexual. Com o tempo, a medida que você se sentir mais confortável com a parceira e com a atividade sexual, tudo melhora. E com a intimidade, melhora para ambos ao lingo do tempo. Quando ao propranolol: uma dose não vai causar impotência, mas com o fator psicológico sendo o mais importante não sabemos se é necessário ou se irá ajudar. Fique tranquilo- tudo vai dar certo no seu tempo.
Olá. Certamente você teve uma crise ansiosa durante a relação sexual, que vêm se repetindo todas as vezes que você se expões a uma situação sexual. Chamamos de "Temor de desempenho" muito comum em pacientes com Disfunção Erétil. O medicamento mais indicado seria um ansiolítico ou um inibidor de PDE5, utilizados como medidas paliativas até que você consiga realizar o tratamento mais adequado (Psicoterapia ou Terapia Sexual).
O problema é que o fracasso nesta primeira relação pode ter te levado a pensar que nunca dará certo, criando a crença de que vc não é capaz de ter uma vida sexual normal ou de que sexo é uma coisa ruim. Não aceite este pensamento. Isso que aconteceu com vc é super normal, uma grande parte das pessoas tem dificuldades na primeira relação,seja pela ansiedade, pela vontade de agradar, ou pelas próprias condições de segurança do local, exemplo, se pode chegar alguém e surpreender o casal. Use o propanolol sem medo, mas também trabalhe sua cabeça no sentido de racionalizar todos os motivos pelos quais não deu certo a primeira vez e lembre-se de que pode sempre tentar novamente... Se sua namorada gosta de você, ela saberá entender o que aconteceu e irá te ajudar a tentar de novo quando surgir a oportunidade. RElaxe! Vai dar certo...
O fato ocorrido contigo é muito mais frequente que imaginas. Estar nervoso, ansioso, estressado no momento que precede a relação sexual pode ocasionar a não obtenção da ereção e/ou a perda da ereção durante o ato sexual. O médico que consultastes foi correto na explicação do mecanismo que acaba gerando este probelma - descarga adrenérgica.

Entretanto não concordo com a terapia que foi indicada. O ideal neste caso uma abordagem objetiva através de sessões de terapia sexual. Acredito que, pelo fato descrito, há uma boa possibilidade de suplantar esta dificuldade com algumas sessões - de forma a não precisar ficar usando medicações (que sim, também podem ocasionar dificuldade de ereção - mesmo de forma não muito frequente).

Especialistas

Luciano Hugo Praun

Luciano Hugo Praun

Urologista

Blumenau

David Kulysz

David Kulysz

Urologista

Curitiba

José Gomes de Oliveira

José Gomes de Oliveira

Urologista

Lucas Do Rio Verde

Alexandre Kuszer

Alexandre Kuszer

Psicólogo

Rio de Janeiro

Fernando Bastos Duarte

Fernando Bastos Duarte

Urologista

Porto Alegre

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 478 perguntas sobre Disfunção erétil (impotência)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.